quarta-feira, junho 23, 2010

AÇÃO MOVIDA CONTRA MONTEZUMA SALES


CRATÉUS: DENTISTA ACUSADO DE DIFAMAÇÃO POR EXPOR FOTOS DE MENORES EM BLOG
Por: Márcio Dorneles
O blogueiro Francisco das Chagas Montezuma Sales, dentista, foi processado por exibir em seu site, na atualização de 3 de outubro de 2009, com o título “Prova cabal. O que vou dizer lá em casa”, supostas imagens de menores de idade e usar expressões difamatórias. A ação foi movida pela família de quatro adolescentes que teriam sido expostas de forma depreciativa.
O processo está na 2ª Vara de Justiça da comarca de Crateús sob análise do promotor Gustavo Henrique Cantenhedo Morgado. Tudo teria começado após uma festa no município de Tamboril. O vereador de Crateús, Paulo Teles, que acompanha o caso envolvendo familiares, afirmou que “ele expôs as fotos das meninas no blog, chamando de garotas de programas, e nós achamos por bem entrar com uma ação contra esse blogueiro, para ele respeitar as pessoas".
Procurado pelo portal Ceará Agora, Montezuma Sales, como é conhecido, se defendeu, afirmando que fez apenas “uma denúncia”. “(...) Essas fotos foram publicadas em um site anterior ao meu, e posteriormente eu fiz a denúncia, com o envolvimento de autoridades, numa farra com recursos públicos, usando estrutura pública, como a guarda municipal, com envolvimento de menores”. Montezuma também fez questão de dizer que ainda não foi comunicado oficialmente sobre o processo.
A redação tentou conversar com o promotor Gustavo Henrique Morgado, mas ele estava ausente da comarca no momento. O seu secretário informou que não se trata de um caso de pedofilia, mas de difamação. Não é a primeira vez que um blogueiro responde por processo no Ceará. Em 2009, o estudante Emílio Moreno foi condenado a pagar R$ 16,6 mil por suposto comentário de um leitor identificado com e-mail falso, no qual criticava a postura de um colégio de Fortaleza.

0 comentários:

Postar um comentário