segunda-feira, junho 21, 2010

ATO DO PT



Ato do PT reforça apoio a Pimentel

Encontro político, na manhã de hoje, marca posição do partido, que exige uma das vagas ao Senado na chapa de Cid Gomes.
Em meio aos últimos impasses entre os partidos da base aliada do governador Cid Gomes (PSB), o PT realiza hoje, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, um ato para reafirmar a candidatura do deputado federal José Pimentel (PT) ao Senado. A legenda pressiona para que Cid formalize apoio ao petista, uma vez que a coligação encabeçada pelo PSB poderá indicar dois candidatos ao Senado. Apenas o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) já conta com apoio incondicional de Cid. Já para o PT, o PSB impõe condições: ou lança Pimentel, ou mantém a vaga de vice-governo.


O ato pró-Pimentel cumpre resolução nacional do partido, já que a indicação dele é defendida pelo presidente Lula. Em nível estadual, a militância do PT homologou a candidatura de Pimentel, em maio, tornando o pré-candidato um consenso interno, pelo menos.


“Sob qualquer cenário político, o ex-ministro (da Previdência do governo Lula) será candidato ao Senado. Não há possibilidade, não está em pauta o Senado para nós (do PT)”, garantiu o articulador político da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT). Ele está coordenando o ato.


O bloco comandado pelo PSB ainda não fala de apoio a Pimentel. O fato resulta da própria indecisão de Cid, que deverá pedir ao PT que opte entre a indicação ao Senado e a manutenção da vaga de vice-governo. O arco de alianças que o governador compôs tem 14 legendas.


Em janeiro de 2009, o PT formalizou apoio à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) à outra vaga aberta no Senado Federal. A legenda esperava que o PMDB fizesse o mesmo quanto ao nome de Pimentel, o que acabou não ocorrendo. Eunício, que preside a sigla no âmbito estadual, diz que seguirá a indicação de Cid. Mas o governador não sabia, pelo menos até semana passada, se apoiaria formalmente Pimentel ou informalmente o senador Tasso Jereissati (PSDB), do qual era aliado histórico até poucos dias. Ideia em dúvida depois dos sinais de ruptura entre os Ferreira Gomes e Tasso.


Mais conversa




















A presidente estadual do PT, Luizianne Lins, vai se reunir com o bloco de 15 partidos liderado pelo PSB, para negociar cargos na coligação que tentará reeleger Cid Gomes (PSB) ao governo. Na última quarta-feira, 14 partidos mais o PSB de Cid, compuseram um “colegiado” cujo propósito seria encurralar as ambições petistas, exigindo que a legenda opte por uma das duas vagas na chapa.

“Não é pressão”, diz o vice-presidente do PT, José Guimarães. “O que noto é uma disposição dos partidos em dialogar. É legítimo”, afirmou, minimizando o conflito com o grupo.


“Não tenha dúvida” de que o principal objetivo do “colegiado” é sentar com PT e fazê-lo decidir por uma ou outra vaga, alega o deputado estadual Welington Landim (PSB), articulador de Cid e líder do bloco PSB-PT-PMDB na Assembleia.

0 comentários:

Postar um comentário