segunda-feira, julho 19, 2010

"LULA É UM FENÔMENO DIZ AÉCIO"

Aecio Neves Veja Entrevista
Fonte: Revista Veja

Aécio Neves deixou o governo de Minas Gerais, em abril, com uma aprovação de 92%. Naquele mês, o PSDB ainda sonhava com o nome dele para vice na chapa presidencial de José Serra. Aécio preferiu concorrer ao Senado por dois motivos: acha que isso dará mais votos a Serra em Minas e o ajudará a eleger como seu sucessor Antonio Anastasia (PSDB), seu ex-vice-governador.
Na primeira parte da entrevista exclusiva que concedeu a VEJA.com, o ex-governador de Minas Gerais rejeita a comparação entre sua situação e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: os dois têm alta aprovação e tentam eleger seus sucessores, Anastasia ao governo mineiro e Dilma Rousseff à presidência da República. “O Lula é um fenômeno. Não me coloco no mesmo patamar”, declara (3:40 min).
Tratando de sua sucessão, Aécio diz que a diferença entre seu candidato e o candidato da base governista de Lula, Hélio Costa, é a naturalidade.
“Antonio Anastasia é a renovação que a política brasileira precisa, pelo lado bom, da qualidade, sem fanfarronice”, afirma Aécio, que diz não ser “professor de política” de seu pupilo e ex-vice governador. “Você não pode transformar uma pessoa de uma hora para outra.”
Apesar de dizer que não “despreza as dificuldades da eleição” (2:19 min), Aécio afirma que a candidatura de Hélio Costa foi uma “imposição externa”. “Ele é candidato ao governo para atender ao interesse da campanha nacional da candidata apoiada pelo presidente da República [Dilma Rousseff], porque o PMDB condicionou o apoio do PT aqui para consolidar a aliança que dará alguns minutos a mais no tempo eleitoral da candidata”, afirma o ex-governador e agora candidato ao Senado (2:45 min).
Aécio sabe que uma derrota de Anastásia é uma derrota política sua. “Quem está na chuva é para se molhar. Nós estamos sujeitos a derrotas.”
PERSONAGENS CITADOS
1)      ANTONIO ANASTASIA (PSDB) – Foi secretário no primeiro governo Aécio Neves em Minas Gerais (2003-2006) e vice-governador na segunda gestão (2007-2010). Foi escolhido para ser o candidato ao governo.
2)      HÉLIO COSTA (PMDB) – Senador e ex-ministro das Comunicações do governo Lula, é o candidato da base governista ao governo de Minas. O PT tentou indicar Fernando Pimentel, mas abriu mão da vaga por conta da aliança nacional.
3)      FERNANDO PIMENTEL (PT)  – Candidato ao Senado por Minas e um dos políticos mais próximos de Dilma. Pleiteou a vaga ao governo, mas a aliança nacional com o PMDB foi mais forte.

0 comentários:

Postar um comentário