sábado, agosto 28, 2010

PESSOAS ESPECIAIS


Atividades para pessoas especiais


Crateús. Caminhadas pelas ruas da cidade, passeios, banhos de piscina, solenidade cívica, divulgações, exibição de cinema, mostra de trabalhos dos alunos fazem parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada pela Associação Pestalozzi de Crateús. O tema da Semana, que iniciou dia 21 e encerra hoje, é "Autogestão e autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver.

A Semana visa divulgar o trabalho da entidade e como meio de sensibilizar a população em favor da busca de garantia dos direitos da pessoa com deficiência, além da sua inserção efetiva no contexto social, educacional e político no Município.

A Escola Especial da Associação Pestalozzi, que também 17 anos de existência em Crateús, atende 140 pessoas. São deficientes físicos, visuais, auditivos, múltiplos que compõem os assistidos, cujo funcionamento ocorre pela manhã e tarde, em um espaço cedido pela Prefeitura. O quadro funcional é composto também por servidores públicos municipais, conforme acordo com o poder executivo e a Sociedade Pestalozzi.
Integração da família

Vários projetos e atividades são desenvolvidas na Escola, com vistas a ajudar os alunos a enfrentarem as suas deficiências e superar os limites possíveis. A família também é auxiliada a encontrar formas de colaborar, acompanhar, valorizar e incluir o familiar especial. Aulas de leitura e escrita, matemática, informática educativa, meio ambiente, artes, brinquedoteca, costura, massoterapia e música são trabalhadas pelas pedagogas da instituição.

A coordenadora, Sônia Alves, ressalta a importância da Escola e dos cuidados que são destinados aos alunos. "Conhecer esta realidade é aprender a viver, pois eles são mesmo muito especiais e merecem todo o respeito por parte de todos".

0 comentários:

Postar um comentário