sábado, setembro 25, 2010

Revista Época

Desde o início da propaganda eleitoral na TV, o palhaço Tiririca, nome artístico do humorista Francisco Oliveira Silva, de 45 anos, candidato a deputado federal em São Paulo pelo PR, repete dois slogans que viraram as marcas de sua campanha. O primeiro é “Vote em Tiririca. Pior que está não fica”. O segundo é “Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”.
O próprio sucesso eleitoral de Tiririca, um dos prováveis campeões de voto para deputado federal, sugere a nulidade do primeiro bordão. Com uma campanha rica e organizada, Tiririca é incapaz de defender ou formular minimamente qualquer proposta e debocha acintosamente do sistema eleitoral.
Filipe Redondo / ÉPOCACerca de 60% dos eleitores acham quearrumar emprego, ajudar aliados e promover eventos de lazer são funções de um deputado federal 
Só 13% valorizam em primeiro lugar os parlamentares que estudam e participam das votações importantes do país 
73% afirmam que o total de deputados federais e senadores da Repúblicadeveria diminuir
Estima-se que, em números absolutos, Tiririca poderá ser o parlamentar mais votado do Brasil, com potencial para atingir mais de 1 milhão de sufrágios. Esse índice seria suficiente para levar em sua garupa mais quatro ou cinco deputados para Brasília, beneficiando candidatos menos votados da coligação, que inclui PT, PCdoB, PRB e PTdoB.
Enquanto o primeiro bordão de Tiririca tende a ser desmentido pelos fatos, o segundo resume com precisão um tipo de deficiência que parece generalizado entre os eleitores. Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope sobre o grau de conhecimento a respeito das funções de deputados e senadores mostra exatamente aquilo que Tiririca não para de repetir: a maior parte das pessoas aptas a votar não sabe bem ao certo para que serve um congressista.
O questionário da pesquisa foi elaborado por ÉPOCA com o auxílio do cientista político Fernando Abrucio e de profissionais do Ibope. A pesquisa mostra que a maioria dos eleitores é capaz de identificar corretamente algumas atribuições dos parlamentares. Quase 90% concordam que “votar pela criação ou reforma de leis” é função de um deputado. Além disso, 83% responderam positivamente à questão sobre a fiscalização do governo federal pelo Legislativo. Mas, em geral, prevalece na cabeça do eleitor a confusão.

1 comentários:

  1. A mídia tem batido forte no Tirica por o mesmo não saber o que faz um deputado federal. Ora, quem disse que para se ocupar um cargo político é necessário que se tenha amplo conhecimento das funções do referido cargo, fosse assim exigir-se-ia formação acadêmica específica para a ocupação do cargo - atenção MEC, está faltando no mercado profissionais com formação em "Deputado Federal".
    Cabe ao ocupante de cargo político conhecer os problemas da sociedade e saber se determinada decisão é boa ou ruim para o povo. Não há necessiade de ele saber como que se faz, quais os trâmites processuais para aprovação de lei etc, para isso ele irá dispor de um corpo técnico no Congresso, pagos a peso de ouro, os conhecidos assessores parlamentares.
    Em tempo: não estou defendendo o Tirica, muito menos sou eleitor dele, apenas estou falando que a imprensa está sendo elitista e tendenciosa.

    ResponderExcluir