quarta-feira, setembro 29, 2010

Debate continua burocrático


Cid falou de investimentos em saúde e no Ronda.
No debate da TV Verdes Mares, nesta noite de terça-feira, o segundo bloco permitiu que candidato fizesse pergunta para candidato com tema sorteado pela produção do encontro. Cid Gomes foi o primeiro a indagar e escolheu Soraya Tupinambá sobre transposição das águas do rio São Francisco. A candidata afirmou que a obra priorizou multinacionais e o agronegócio, provocando problemas de saúde como termelétricas que têm se instalado no Estado. Soraya disse que 30% da água é desperdiçada na região metropolitana, no que Cid insistiu que a transposição é importante para o consumo humano.
Em outro bloco, Soraya Tupinambá perguntou sobre saúde pública para Cid Gomes, que considerou fundamental, lamentando que há centenas de pessoas precisando de uma consulta e acabam numa maca de emergência. Cid disse que está procurando investir em infraestrutura no setor. Afirmou que há recursos para isso e prometeu: a estrutura de saúde do Ceará será a melhor do País. Soraya lamentou isenção de agriquímicos.
Cid voltou a prometer mais três hospitais regionais, 21 policlinicas, 32 Unidades de Pronto Atneidmento (UPAS) e universalização do SAMU.
Lúcio prometeu apoio ao setor policial.
O tema Segurança foi sorteado e Cid indagou a Marcelo Silva, destacando investimentos no Programa Ronda do Quarteirão. Marcelo lembrou que, como prefeito de Maranguape, investiu na Guarda Municipal e considerou fundamental investimento em consórcios entre municípios para combater a violência. Ele elogiou a guarda comunitária, mas observou que fragmentação das polícias não seria salutar. Cid insistiu que implantar guarda municipal é importante, reiterou que constroi a mais moderna academia de polícia do País com apoio no treinamento a ser dado pela Polícia Federal.
Agricultura foi tema sorteado. Marcos Cals respondeu pergunta de Marcelo Silva afirmando que investimento em agronegócio e melhoria da qualidade do rebanho são suas prioridades. Disse que fortalecer o apoio aos que atuam em perímetros irrigados é fundamental. Já Marcelo considerou ser importante apostar em alimento orgânico, agricultura familiar e reforma agrária. Para o candidato, esse tipo de prioridade evitaria inchaços populacionais em Fortaleza.
O tema Funcionalismo Público foi sorteado. O tucano Marcos Cals indagou Lúcio Alcântara que lembrou ter dado planos de cargos e carreiras da categoria e ter dado reajustes dignos. Aproveitou para informar que dará o piso salarial nacional dos professores. Já Marcos assegurou: acatará a PEC 300 que aumenta o salário dos policiais militares. Sobraya falou sobre a questão do emprego e afirmou investir no setor turismo em vários de seus segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário