sábado, outubro 23, 2010

Dilma tem 56% e Serra, 44% dos votos válidos

Clique para Ampliar
Entre os eleitores de Marina, Dilma subiu 8 pontos, de 23% para 31%, mas Serra continua liderando com 46%
São Paulo. Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de ontem mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) tem uma vantagem de dez pontos sobre José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República. Nos votos totais, a petista aparece com 50% enquanto o tucano registra 40% das preferências. Há uma semana, Dilma tinha 47% das intenções de voto e Serra, 41% . Os que dizem votar em branco ou nulo continuaram estáveis, com 4%. Os indecisos caíram de 8% para 6%.

Considerando-se apenas os votos válidos, excluídos os brancos e nulos, a petista aparece com 56% contra 44% do tucano. Esses 12 pontos de vantagem, porém, estão abaixo do levantamento feito na véspera do primeiro turno, quando Dilma tinha 57% contra 43% de Serra. Na última pesquisa, a petista tinha 54%, e o tucano, 46%, no mesmo cenário.

Ainda de acordo com o Datafolha, os votos de Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno, registraram um movimento favorável a Dilma nesta semana. A petista cresceu oito pontos neste grupo, passando de 23% para 31%. Já Serra, apesar de liderar entre os "marineiros", sofreu uma queda de cinco pontos, indo de 51% para 46%. Segundo a pesquisa, 88% dos brasileiros declaram-se totalmente decididos sobre em quem votar no dia 31. Apenas 10% cogitam mudar de opinião, e 1% ainda não tem candidato definido.

Entre as mulheres, Dilma superou o empate em 43% da última pesquisa, e lidera agora com 45%. Serra desceu dois pontos percentuais, e soma agora 41%. A petista também subiu no eleitorado masculino, passando de 51% para 55%. O tucano caiu de 39% para 38%. Dilma também conseguiu estancar sua perda de votos em grupos religiosos. Entre os católicos, ela subiu de 51% para 54%. Serra manteve-se estável em 38%. No segmento de espiritistas kadercistas, a petista foi de 36% para 46% em uma semana. O tucano desceu de 53% para 42%. O Datafolha mostrou ainda que a popularidade do presidente Lula, que registrou 82% de aprovação para o seu mandato.

PROGNÓSTICO
Tucano lidera apenas na região Sul

São Paulo. Na pesquisa Datafolha, Dilma lidera em todas as regiões. No Nordeste, a vantagem é de 37 pontos. No recorte por região, José Serra oscilou positivamente apenas na região Sul, onde passou de 48% para 50%. Dilma perdeu um ponto percentual, indo de 40% para 39%. No Norte/Centro-Oeste, Dilma fica com 49%, contra 42% de Serra.

No Sudeste, a candidata subiu um ponto e o tucano perdeu um (44% a 43%). Entre os eleitores que têm ensino fundamental completo, a vantagem de Dilma se manteve estável em 17 pontos. Ela subiu de 51% para 53%, Serra desceu de 38% para 36%. O tucano, por sua vez, aumentou a sua vantagem entre os que têm ensino superior completo. Ele oscilou de 47% para 50%, e a petista foi de 38% para 39%. A pesquisa encomendada pelo jornal "Folha de São Paulo" e pela Rede Globo foi registrada no TSE com o número 36.536/2010. O Datafolha entrevistou na quinta-feira 4.037 pessoas em 243 cidades. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Reação

José Serra afirmou que há "uma crise nas pesquisas" no país. Perguntado sobre o resultado da Datafolha, que dá a adversária petista 12 pontos à frente nos votos válidos, Serra afirmou que as pesquisas têm errado "fragorosamente".

"Elas erraram incrivelmente no primeiro turno. Há institutos sérios, como o Datafolha, e institutos menos sérios, que são mais alugados por partidos e por governos, como o Vox Populi. Mas hoje tá todo mundo meio perdido nessa matéria", diz

0 comentários:

Postar um comentário