domingo, outubro 24, 2010

Serra e Dilma fazem últimos grandes atos de campanha no Rio neste domingo

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, participa de passeata na praia de Copacabana, no Rio, ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e dos senadores eleitos Aécio Neves e Itamar Franco - Foto: AFPRIO - Os candidatos à Presidência, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), estão no Rio neste domingo para os últimos grandes atos de campanha no estado antes das eleições, no dia 31. O candidato tucano está percorrendo a orla de Copacabana em cima de um carro de som. Estima-se que os cabos eleitorais a favor da candidatura de Serra já ocupem dois quarteirões da orla. Pessoas ligadas à campanha do tucano afirmam que não houve pedido de reforço no policiamento, mas a cada duzentos metros, há uma dupla de policiais. Também foram vistas pelo menos três viaturas do Batalhão de Choque circulando pelo bairro.
Na última quarta-feira, Serra foi agredido por militantes petistas em Campo Grande , na Zona Oeste. Integrantes de PT e PSDB promoveram muita confusão na região, obrigando os comerciantes a fecharem as portas. Lembrando o episódio, foram distribuídos na praia duzentos capacetes azuis, com um adesivo escrito "paz". Os bonecos infláveis do Serra estão com curativos na cabeça. Para evitar confusão e irregularidades, fiscais do TRE vão acompanhar a caminhada. Quatro carros de som participam do evento.
Aécio Neves (PSDB-MG), o candidato tucano eleito ao Senado por São Paulo, Aloysio Nunes, o senador eleito por Minas Gerais Itamar Franco (PPS), o governador eleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o deputado Fernando Gabeira (PV) e Rodrigo Maia, presidente do DEM estão na comitiva de Serra. A deputada federal Andrea Zito (PSDB) trouxe cerca de 400 cabos eleitorais em oito ônibus, vindos da Baixada Fluminense.
Antes de iniciar o percurso, Aécio e o candidato a vice-presidente Índio da Costa pediram três minutos de atenção para o público ouvir uma declaração gravada por Helio Bicudo, um dos fundadores do PT. Nele, Bicudo faz críticas contundentes ao governo Lula e à condução da campanha liderada pelo presidente. Segundo ressaltou Bicudo no áudio, Lula fez seus adversários como inimigos e disse que era preciso "brecar essa marcha do autoritarismo". Na sequência, a pedido de Serra foi executado o hino nacional.
Dilma faz carreata na Zona Oeste
A candidata do PT a Presidência, Dilma Rousseff, acompanhada do presidente Lula, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes faz carreata em Realengo, Padre Miguel e Bangu, na Zona Oeste do Rio. Foto: Márcia FolettoDo lado petista, Dilma fez carreata com Lula na Zona Oeste, de Realengo a Bangu. Dezenas de carros e vans seguiram o comboio de Dilma. Após 1h40m de carreata, a petista disse que o evento mostra que sua campanha na cidade termina em clima "para cima". Sem dar entrevistas a jornalistas, ela encerrou o evento cercada por militantes do partido.
- Foi uma coisa maravilhosa. Vocês podem ver que é algo que fortalece. É uma energia que sobe e passa pela gente toda. Mostra um final de campanha para cima - disse ela, no estacionamento Shopping Bangu, onde terminou a carreata, que começou em Realengo.
Foi uma coisa maravilhosa. É uma energia que sobe e passa pela gente toda
Segundo a assessoria da campanha de Dilma, ela vai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para São Paulo à tarde e não tem mais compromissos de campanha neste domingo. O presidente também não deu entrevistas e deu apenas uma breve declaração sobre a carreata.
- Foi importante porque a Zona Oeste é um lugar especial para fazer campanha - disse Lula.
Ao longo do evento, Lula levou a mão no ombro direito algumas vezes reclamando de dores com Dilma e com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Além de Cabral, também participaram da carreata políticos como o senador Marcelo Crivella (PRB), o senador eleito Lindberg Farias (PT), o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.
Cerca de 3 mil militantes do PT com bandeiras, além de cabos eleitorais de partidos aliados como PMDB e PP, acompanharam todo o percurso. Apesar de haver guardas municipais, o trânsito está complicado em todo o trajeto.
No sábado, petistas espalharam propaganda no Posto 6
No sábado, petistas espalharam, na altura do Posto 6, em Copacabana - local da caminhada de Serra neste sábado -, propagandas da adversária do tucano, com o presidende Luiz Inácio Lula da Silva. A propaganda e pelo menos 20 cabos eleitorais, com camisas e bandeiras do PT e de Dilma, também estavam em frente a uma cabine da Polícia Militar e do hotel onde Serra costuma ficar hospedado quando está no Rio.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, o presidente regional do PT, deputado federal Luiz Sérgio, repudiou a violência ocorrida na quarta-feira e pediu reforço no policiamento para este domingo:
"Apelamos às autoridades policiais para que reforcem a presença nas ruas neste domingo, já que os dois candidatos a presidente da República estarão na cidade".
Dos 11,5 milhões de votos nos 92 municípios do Rio no primeiro turno, Dilma ficou em primeiro lugar com 43,76%. Marina Silva (PV) veio em seguida com 31,52%. Serra apareceu em terceiro com 22,53%. Na Zona Sul da Capital, Serra registrou 31,6%; Marina 28,8,6%; e Dilma 28,6%. Já na Zona Oeste, Dilma teve 46,6%, Marina 33,1% e Serra 17,6%.

0 comentários:

Postar um comentário