quinta-feira, novembro 18, 2010

TSE considera Perboyare Diógenes ficha limpa e manda contar seus votos


Por: Donizete Arruda
O Tribunal Superior Eleitora l(TSE) determinou que o Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará conte os votos do deputado estadual Perboyare Diógenes. A decisão torna o parlamentar ficha limpa e o libera para novas eleições. Mesmo com a contagem desses votos, a coligação PTB-PSL-PP continua com três vagas entre as 46 da Assembleia do Ceará.
No entanto, as sucessivas decisões do TSE liberando candidaturas e tornando elegíveis candidatos de diversos partidos que concorreram à Assembleia têm promovido mudanças na composição do Legislativo. Certo é que Neto Nunes e Dedé Teixeira se tornaram deputados. A dúvida é quem perderá as vagas. A princípio Daniel Oliveira e Professor Pinheiro viram suplentes. 
Outra decisão do TSE pode ainda provocar mudanças na composição da bancada federal do Ceará. A tendência é que a Justiça Federal em Brasília defira a candidatura do petista Ilário Marques. Com os votos de Ilário mais os de Eugênio Rabelo, mudará o cálculo do quociente eleitoral. E com isso pode ocorrer uma nova alteração na composição do Ceará na Câmara Federal.
A confusão está estabelecida. Somente com o posicionamento final do TRE cearense será possível por fim a esses confrontos sobre quem serão os 22 deputados federais do Ceará. A chance do candidato Mário Feitosa(PMDB) recuperar seu mandato tomando a vaga de Manoel Salviano é pequena, mas tudo depende dos cálculos finais. Mas há quem ainda sonhe com esse lugar, é o deputado federal Eugênio Rabelo(PP), que mostra números e crê que com o aumento do quociente eleitoral a sua coligação PP-PTB-PHS possa eleger três deputados. Só que essa possibilidade é considerada remota. Serve no entanto para aumentar a confusão sobre a verdadeira bancada federal eleita pelo Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário