terça-feira, dezembro 28, 2010

Novo Oriente e Paramoti recebem Unidades Odontológicas Móveis


Por: Luciano Augusto
Os municípios de Novo Oriente e Paramoti recebem a partir de hoje (28), novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. Os veículos são equipados com consultório odontológico completo, e irão ampliar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica. Em todo o país serão disponibilizadas 51 unidades.
“Por determinação do presidente Lula, para que o Brasil Sorridente chegue da maneira mais capilarizada possível onde as necessidades se colocam com mais clareza, as unidades móveis estão sendo disponibilizadas, levando a prevenção e, também, o tratamento”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
 
Com capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês, cada Unidade Odontológica Móvel é composta por cadeira odontológica, kit de pontas (“motorzinho do dentista”), cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).
As unidades também possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.

0 comentários:

Postar um comentário