segunda-feira, dezembro 20, 2010

Operação Justa Causa desarticula quadrilha que aplicava golpes no seguro-desemprego

Sandra Soares da Conceição, considerada chefe da quadrilha, e um homem identificado como Marlon (de verde) no momento da prisão / Foto: Gustavo Stephan / O Globo
Gabriel Mascarenhas
O Globo
RIO - Policiais civis da delegacia fazendária desarticularam na manhã desta segunda-feria uma quadrilha que aplicava golpes lesando beneficiários do seguro-desemprego. Os agentes ainda estão realizando a operação. Até agora, três pessoas já foram presas.
Pela manhã, os agentes saíram para cumprir seis mandados de prisão e treze de busca e apreensão. Pelo menos dez pessoas faziam parte do bando, entre elas um servidor público estadual. Segundo a polícia, o golpe consistia na adulteração de requerimentos de pedidos de seguro-desemprego.
Operadores da quadrilha procuravam vítimas nas filas dos postos de pagamento do benefício e se ofereciam para agilizar o tempo de recebimento e até aumentar o valor a ser recebido. Por intermédio de um escritório de advocacia, os fraudadores falsificavam carimbos das empresas, assinaturas e o valor dos benefícios. Com a participação de um funcionário do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Vilar dos Teles, eles lançavam os dados adulterados no sistema. Segundo a polícia, os bandidos ficavam com parte do valor do seguro desemprego, e o beneficiário, em alguns casos, acabava recebendo uma quantia menor do que a devida.
Considerada a chefe da quadrilha, Sandra Soares da Conceição, dona do escritório de advocacia que operava os golpes, foi presa em casa, na Rua Eugenio Soares, em Mesquita, na Baixada. O servidor público Geraldo Pacheco também foi preso no seu local de trabalho, em Vilar dos Teles. No momento em que os agentes faziam buscas na casa de Sandra, um outro integrante do bando, identificado como Marlon, foi capturado ao chegar na casa da comparsa. Na residência foram encontrados pelo menos 300 carteiras de trabalho e 300 cartões cidadão. A quadrilha agia principalmente em Duque de Caxias, em São João de Meriti e em Nova Iguaçu. A polícia civil vai divulgar um balanço da operação, batizada de "Justa Causa", no início da tarde desta segunda-feira.

0 comentários:

Postar um comentário