sexta-feira, dezembro 31, 2010

A política em 2010

 
Encerramos 2010 com a certeza de que o povo brasileiro sabe o que é melhor para seu destino. Fiz uma pequena lista das conquistas destes oito anos de Governo Lula e, sob todos os aspectos, em todas as áreas, avançamos muito.
Muitos críticos tentam ressaltar problemas, defeitos e dificuldades como forma de macular esse período de inegáveis melhorias. Mas é preciso lembrar que os planos e ideias só existem como concepções teóricas e colocá-los em prática requer habilidade, sensatez, criatividade, flexibilidade e percepção das mudanças que os acontecimentos nos impõem.
O Governo Lula teve essas qualidades, e a perspectiva histórica permite identificá-lo como importante marco para o assentamento das bases de um país novo, moderno, desenvolvido, fortalecido e, principalmente, mais justo e igual.
Seria enfadonho aqui, neste momento, detalhar uma a uma as transformações deste governo —do Bolsa Família à geração de 15 milhões de empregos; da retomada do papel do Estado de planejar, executar e gerir grandes projetos à aprovação no Congresso Nacional de novas legislações que oxigenaram a economia; dos avanços em Educação e Saúde à nova realidade energética e ambiental.
O mais importante desse período é que o povo reconheceu esse trabalho árduo, incansável e que não se afastou um milímetro do seu maior objetivo: atender à sociedade brasileira. O reconhecimento se deu na eleição da primeira presidenta da história do Brasil, Dilma Rousseff —um governo que começou fazendo história com seu primeiro “homem do povo” na Presidência terminará com a transmissão do cargo para uma mulher!
O processo eleitoral foi desgastante e com dissabores que não se imaginava. Não pelas dificuldades políticas, mas pela pauta despropositada que a oposição encampou na tentativa de derrotar um governo de amplo apoio popular. As chagas desse processo, contudo, recaem sobre a própria oposição que terá de repensar sua forma de atuar daqui para frente, pois a maior aliança político-partidária da história saiu vitoriosa das urnas.
E as perspectivas no horizonte para o próximo governo são positivas. Os dois maiores institutos de pesquisa do país revelam que a grande maioria da população está confiante na gestão Dilma. No Ibope, 62% dizem esperar um governo ótimo ou bom; no Datafolha, são 73%.
O apoio popular e no Congresso empresta legitimidade e responsabilidade para a realização de difíceis reformas —como a política e tributária— e aceleração das transformações —na Educação, Saúde, Segurança, infraestrutura e combate à miséria. Alguns temas ainda podem ser considerados tabus, dadas as raízes históricas que possuem, mas há espaço para enfrentá-los.
Trata-se de um horizonte condizente com um governo que se encerra com a aprovação de quase nove em cada dez brasileiros, além de um presidente que entrará para a história como o mais popular que o país já teve. Que 2011 chegue para todos nós com essa chama positiva e promissora de um Brasil diferente que começamos a construir junto com o povo. Obrigado, presidente Lula. Sucesso, presidenta Dilma.
E Feliz Ano Novo para todos!

José Dirceu, 64, é advogado, ex-ministro da Casa Civil e membro do Diretório Nacional do PT

0 comentários:

Postar um comentário