quinta-feira, dezembro 30, 2010

PT avança sobre feudos do PMDB e acirra disputa pelo segundo escalão

Christiane Samarco e Denise Madueño / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
A três dias da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, o PMDB é minado pelo PT e pode perder o comando de fundações e estatais que há vários governos compõem sua cota de poder. Na iminência de ter de entregar ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o posto mais estratégico da pasta – a Secretaria de Atenção à Saúde –, o partido acusa o PT de querer "aparelhar" o ministério subtraído dos peemedebistas na montagem do primeiro escalão.
A expectativa da cúpula do PMDB era precisamente o oposto. Quando desistiu de negociar o ministério para estancar o desgaste político e de imagem, o comando do PMDB contava compensar o quinhão perdido na partilha dos postos do segundo escalão. Mas a disputa pela Esplanada infiltrou-se nas instâncias menores. Na Saúde, os peemedebistas também esperavam manter a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), também cobiçada por petistas.
O PMDB chegou a desdenhar do posto de ministro da Saúde, julgando que manteria Alberto Beltrame na Secretaria de Atenção à Saúde – o setor que define regras e valores das tabelas dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Estados e municípios.
Beltrame, indicado pelo PMDB gaúcho, caiu nas graças de toda a cúpula partidária porque "atende bem ao partido", mas o ministro Padilha quer substituí-lo por Helvécio Magalhães, do PT de Minas, apadrinhado do novo ministro de Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
O PMDB protesta, alegando ter sido avisado de que as definições do segundo escalão só ocorreriam entre janeiro e fevereiro. Assim, estaria "disciplinado, aguardando". Diante da movimentação do PT, a insatisfação evoluiu. "Querem tirar nosso oxigênio na política", afirma um peemedebista, para quem "oxigênio" é sinônimo de verbas orçamentárias e cargos.
‘Atropelados’. O partido do vice-presidente Michel Temer não é o único da base governista que se julga atropelado pelo PT. O PC do B dava como certa a indicação do atual ministro do Esporte, Orlando Silva, como autoridade pública olímpica, deixando sua vaga para a deputada Luciana Santos (PC do B-PE). Para surpresa geral, Orlando ficou no posto e Luciana não foi chamada. Os comunistas culpam o PT.
Não bastasse a briga entre os aliados, o PMDB tem disputas internas a administrar, algumas estimulada pela própria presidente, empenhada em promover trocas de comando. É o caso da presidência da Eletrobrás, tida como um "feudo" do presidente do Senado, José Sarney (MA).
Para o lugar do atual presidente, José Antonio Muniz, está sendo cotado o ex-diretor de Distribuição da estatal, Flávio Decat. É a segunda vez que Decat e Muniz disputam a presidência da Eletrobrás. Em 2008, foi o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão quem bancou a permanência de Muniz à frente da estatal.
Fontes do setor elétrico atribuem ao PMDB do Rio a pressão para levar Flavio Decat ao comando da Eletrobrás. A julgar pela reação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no entanto, a indicação de Decat não passou pela regional fluminense do partido. "Não que eu saiba. Eu não sei quem é Decat, nem o conheço", diz Cunha.

5 comentários:

  1. EStas Radios de Crateús deviam fechar todas pois não servem para nada, Omtem os IMORAIS Vereadores de CRATEÚS, TODOS sem Exeção Fizeram uma SESSAO EXTRA para dar aumento de 60 por cento para eles mesmos, e ainda receberam cada um R$ 1.250,00 pelo "Trabalho Extra" se isso mão for o fim do mundo, chega a bem proximo,
    O aumento além de IMORAL é INLEGAL, visto que aumento de Vereador só pode ser dado de uma legislatura para outra como ele bem foram advertidos através de Carta pelo TCM, mas na Ansia se se LOCOMPLETAREM se reuniram todos SIRTUAÇÃO e OPOSIÇâO e votaram o aumento Ilegal e além disso receberam "HORA EXTRA" de R $1.250,00 Cada se isso não for o fim do mundo chega a bém proximo, cadê a promotoria ???? Cadê a Policia ???? SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ORA,ORA,SE O PRESIDENTE E OS DEMAIS TIVERAM AUMENTO VEM VOCE COM E$$A,OS VEREADORES MERECEM AUMENTO,AGORA ESSE PREFEITIM MERECE Z E R O % DE AUMENTO, vote certo Dr Paulo Nazareno e Gerardo Jr.

    ResponderExcluir
  3. Regredir jamais! Nada de Paulo! O passado é o passado! Agora é de Carlos Felipe para frente! Quem é Gerardo Junior, para querer entrar na política, nem trabalhar quer.Cadê o servico prestado desse rapaz?
    Dizem que o mesmo não gosta muito de trabalhar e é morto de antipático.

    ResponderExcluir
  4. O VOCÊS BESTAS, PAULO = FELIPE Q É = GERARDO JR, POIS VEJAM:

    PAULO FEZ FELIPE, QUE RECEBEU VOTO E TRABALHO DE GERARDO JR. PARA SE ELEGER. GERARDO JR. TRABALHA NA CLÍNICA DE PAULO NAZARENO E PENSA POLÍTICA COMO PAULO E FELIPE.
    ESTÃO APENAS BRIGADOS POR DISPUTA DE PODER E NÃO PARA MUDAR ESTA ESTRUTURA DE PODER NOJENTA REINANTE EM CRATEÚS.

    E OUTRA, ESTE GERARDO JR. SÓ TEM O VOTO DELE E DOS SEUS AMIGOS DE FARRA, E AINDA TENHO MINHA DÚVIDAS SE ATÉ ESTES VOTAM NELE

    ResponderExcluir
  5. Quem é esse Gerardo Junior, para ser comparado com o Carlos Felipe.Esse dai, tem que ter muito chão para chegar se quer, no rastro do dr. Carlos Felipe.
    Agora tudo faz sentido. O Gerardo Junior tem interesse de entrar para política. Talvez por isso que ficou com tanto ciúme do dr. Pierre. Rapaz tu não se enxerga não? Tu queria bem que o dr. Carlos Felipe tivesse te colocado para disputar as eleicões no lugar do dr. Pierre, era? Como diz o anônimo. você realmente só teria seu voto e dos seus amigos de farra!Comparar você com o dr. Pierre é piada. Comecando pelo currículo.
    Carlos Felipe, coloque o Gerardo junior para ser pelo menos diretor do hospital, para que o mesmo fique conhecido pelo seu trabalho. pode ser que assim, ele cumpra sua carga horária.
    Lembra que o mesmo foi na rádio, para exigir que as salas do centro cirúrgico fossem baritadas?
    Ai tem! Ainda vou descobrir!

    ResponderExcluir