quarta-feira, dezembro 29, 2010

Vereadores lutam por Hospital Regional

Clique para Ampliar
Hospital São Lucas, em Crateús, não consegue atender à demanda de toda a região dos Inhamuns


Por ser uma cidade polo, vereadores de Crateús e cidades vizinhas querem uma unidade hospitalar
Crateús. A localização distante da Capital (quase 400km) e a ausência de um Hospital Regional neste Município, com atendimento médico eficiente, capaz de prestar assistência de saúde condizente com a demanda de Crateús e região. Estes são os argumentos apresentados pela Câmara Municipal de Crateús, em ofício encaminhado à Secretário de Saúde do Estado, na luta pela construção de uma unidade hospitalar nesta cidade, com vistas a atender a região.
A iniciativa partiu do vereador Manoel Conegundes Soares. "Sabemos que outros Municípios também estão buscando esta unidade junto às autoridades estaduais, mas entendemos que Crateús merece e precisa, pois é muito distante da Capital e é carente de um hospital regional para atender à população daqui e de toda a região", justifica. Ressalta ainda que o hospital existente na cidade, o São Lucas, é de propriedade particular, sendo apenas alugado ao Município. "Não pode, portanto, receber investimentos por parte do Governo", acrescenta.
A primeira ação de reivindicação foi o ofício enviado pelo Legislativo, assinado por todos os vereadores. O próximo passo é a articulação com as demais Casas Legislativas dos Municípios da região, visando fortalecer o movimento. "Já fizemos contatos com presidentes de Câmaras e vereadores de alguns Municípios e nestes próximos dias estaremos nos articulando com os demais. Estamos sendo bem recebidos e pretendemos unir as forças do Legislativo aqui na região em busca de melhoria nos serviços de saúde pública com a construção do Hospital Regional, sabemos que é uma luta justa", aponta.
A culminância da mobilização, segundo Conegundes Soares, acontecerá no próximo mês, quando a Câmara promoverá um encontro com os vereadores da região. "Neste encontro com todos os vereadores faremos uma carta da região para entregar ao Governo do Estado", diz. Informa que técnicos em saúde da região, de forma voluntária, fazem um levantamento técnico da saúde pública na região para ser apresentado no dia do encontro. Este diagnóstico deverá mostrar a necessidade de uma unidade hospitalar nos moldes do Hospital do Cariri e de Sobral. "Neste dia traremos aqui um representante do governo para nos ouvir e ficar ciente da nossa situação em termos de saúde", promete.
O Hospital São Lucas é referência na região. Diariamente, o estacionamento da unidade hospitalar é repleto de ambulâncias de Municípios da região, que buscam em Crateús soluções em assistência médica e hospitalar para a população. Pacientes da cidade e da zona rural também buscam o serviço e aguardam com esperança a construção de uma unidade que os atenda com eficiência. João Luciano de Sousa, agricultor que reside na localidade de Santana, apoia a iniciativa dos vereadores. "Os vereadores estão certos, a população de Crateús e região precisa de um Hospital maior".
Carências"Crateús merece e precisa, pois é distante da Capital e carente de um Hospital"Conegundes SoaresVereador
"Crateús e região precisam de um hospital maior, que tenha mais serviços e médicos"João Luciano
Agricultor
MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Crateús Endereço: Rua Carlos Rolim, 73
Telefone: (88) 3691.2011
Sertão dos Inhamuns
SILVANIA CLAUDINO REPÓRTER

1 comentários:

  1. Pode ser que com essa matéria, a rádio poti aprenda a fazer jornalismo. A jornalista Silvania Claudino vem fazendo excelentes matérias no caderno Regional do Diário do Nordste e pra quem acompanha o caderno já viu a isenção de cor partidária. Crateús precisa crescer e aprender a receber críticas bem como elogios quando merecer.

    ResponderExcluir