terça-feira, agosto 31, 2010

O Criador e a criatura

Aníbal: Campanha Dividida só ajuda Tasso


Aníbal: Campanha dividida de Eunício e Pimentel só ajuda Tasso Jereissati

O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) afirmou, nesta terça-feira, não acreditar que a prefeita Luizianne Lins, que comanda o PT estadual, vá tocar um projeto de desmembrar a campanha do postulante ao Senado, José Pimentel (PT), do trabalho eleitoral pró-Eunício Oliveira (PMDB).
“Conversei com o Eunício e ele me parecia tão feliz e satisfeito por estar trabalhando firme com o Pimentel na campanha. Não acredito que haja esse desmembramento”, afirmou o parlamentar.
Para Aníbal, se houve essa divisão “um dos dois sairá prejudicado”. Ele lembra que Eunício e Pimentel trabalham contra um adversário, no caso o senador tucano Tasso Jereissati, líder das pesquisas na disputa pelo Senado.
O parlamentar avaliou que uma divisão agora dos dois no momento em que Tasso perdeu sete pontos na corrida senatorial, como mostrou o Datafolha, não é algo positivo.

Vida de Maria da Penha em filme

“A vida da cearense Maria da Penha, cujo nome virou lei em defesa da mulher, será contada em filme. O mesmo produtor de “Nosso Lar”, o norte-americano Harold Apterque, chega ao Brasil para a escolha da atriz que viverá o papel principal. A produção começa ano que vem narrando a história dessa farmacêutica, mãe de três filhas, vítima de um tiro nas costas disparado pelo próprio marido.
O caso dela foi parar na OEA e fez com que o Brasil sofresse uma advertência por violar a Convenção dos Direitos Humanos, obrigando o governo a criar uma lei que amparasse esses casos. Há 27 anos, Maria da Penha está numa cadeira de rodas.”
(Blog Gente de Mídia)

O Dia “D” para Joaquim Roriz


“O dia é decisivo para Joaquim Roriz. Está na pauta de hoje do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento do registro da candidatura do ex-governador do DF ao Palácio do Buriti. O recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), que considerou Roriz inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, será relatado pelo ministro Arnaldo Versiani, voto declarado em outras situações a favor da aplicação imediata da regra de moralização das eleições. A tendência é de que a maioria no plenário mantenha o veto à participação do ex-governador nestas eleições.
Na avaliação de advogados que acompanham o TSE, o placar deverá ser de cinco votos a dois ou seis votos a um contra Roriz, considerando-se a posição dos ministros em julgamentos anteriores e na consulta do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) relacionada à Lei da Ficha Limpa. Será, no entanto, a primeira vez que a Corte decidirá um caso como o de Roriz, que está sendo impedido de participar das eleições porque renunciou ao mandato de senador quando já havia contra si um processo por quebra de decoro parlamentar em tramitação no Senado. Versiani é o relator também da impugnação envolvendo o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato a um mandato de senador.”
(Correio Braziliense)

FHC: “Serra não é Zé”

“Em sua crítica à campanha de José Serra, durante  palestra em São Paulo, nessa segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu a seguinte declaração: “Serra não é Zé. Serra é Serra mesmo”. FHC foi bastante crítico à estratégia de marketing usada na campanha do candidato do PSDB.
A sensação dos que assistiram a palestra é de que FHC não nutre mais esperança de uma reação do seu candidato, apesar de não ter dito isto em nenhum momento. Mas FHC falou, por exemplo, que, ao contrário do que se tem comentado, o PT não vai ser tão hegemônico como parece.
Segundo FHC, o PT não vai ter maioria no Senado e o PSDB deverá conquistar governos importantes como os de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Diante desse cenário, FHC acha que o poder político ficará bastante dividido.
FHC não se mostrou pessimista também com o futuro político do País, no caso de se confirmar a vitória de Dilma Rousseff.Ele acha que o PT não vai fazer nenhuma “maluquice”, como não fez no governo Lula. Muitos temem que o governo se torne mais estatizante, pelo fato de uma ala do PT defender uma participação maior do Estado na economia, mas o próprio FHC afirmou que tem muita gente do PSDB que tem a mesma tendência. Ele não vê a possibilidade de uma mudança nas regras do jogo no governo Dilma.”
(Portal iG)

E NA SALA DA (IN) JUSTIÇA ELEITORAL...

DELAGADO DE CRATEÚS TEME QUE QUADRILHA VOLTE A ATACAR


Delegado de Crateús teme que quadrilha armada volte a atacar

“O que a gente percebe é que a quadrilha tem aumentado. A gente não sabe se a intenção é invadir cidades maiores", afirma Ricardo Savôldi.
Dois policiais militares foram assaltados e baleados na madrugada de domingo para segunda-feira (30), no município de Novo Oriente, nos Sertões de Crateús. Uma quadrilha de cinco ou seis homens encapuzados, fortemente armados, efetuaram os disparos contra os oficiais que, no momento, faziam o policiamento da Praça Matriz.
O delegado regional Ricardo Savôldi, lotado em Crateús e responsável pelo policiamento de nove municípios, disse que o bando tentou despistar as diligências. Ele afirmou que a primeira ação tomada foi socorrer os policiais feridos e encaminhá-los à Fortaleza. Em seguida, a investigação começou.
“Após a estabilidade dos policiais, que foram enviados de helicóptero para Fortaleza, passamos a investigar, na Delegacia, a autoria. Já foram realizadas as perícias nos dois veículos, tanto na viatura, quanto no veículo que foi encontrado queimado, e agora a investigação vai a campo”, disse.
Profissionais do Pró-Cidadania recolheram cápsulas de pistola ponto 40 e outras de armas de grosso calibre, como fuzis. Um dos tiros, segundo informação do destacamento local, atingiu a traseira da viatura e só parou no motor, dada a força e a capacidade de destruição da arma.
O delegado Ricardo Savôldi dise que a quadrilha está se armando e recrutando mais marginais, para possivelmente assaltar cidades maiores. Ele acredita que as ações criminosas não vão parar e que apenas uma operação enérgica do Estado pode conter o bando.
“O que a gente percebe é que a quadrilha tem aumentado. A gente não sabe se a intenção é invadir cidades maiores, mas o fato é que eles estão se armando. Esse tipo de pessoa eles conseguem recrutar outros muito facilmente. Então, provavelmente, isso aí já é uma questão que todas as regiões já tem como confirmação que os ataques não vão parar, vão continuar”, destacou.

TASSO IRONIZA CID


Tasso ironiza Cid sobre criação de empregos

O senador Tasso Jereissati (PSDB) ironizou o governador Cid Gomes (PSB) durante comício, sábado, em Aracati (LitoralLeste). Ele disse que, na tevê, a atual gestão informou ter criado mais empregos e que trouxe mais indústrias do que a gestão dele.
“Quem provar que isso é verdade, ganha jantar com lagosta e uísque em restaurante em Canoa Quebrada”, desafiou.

SÓ PARA PIMENTEL


PT lançará campanha só para Pimentel

“O PT decidiu individualizar de vez a campanha eleitoral em prol da candidatura de José Pimentel (PT) ao Senado. A legenda lança hoje o movimento “setembro vermelho”, encabeçado pela prefeita de Fortaleza e presidente estadual do PT, Luizianne Lins, que vinha atuando de forma discreta nesta campanha eleitoral, até então.
Ao lado de Pimentel, Luizianne promoverá um ato político na sede estadual do partido, às 18h, após uma caminhada que partirá da Praça do Ferreira até a Avenida da Universidade. Mais cedo, o vice-presidente do PT no Ceará, deputado federal José Guimarães, afirmou que a militância do partido ocupará vários pontos da Avenida Washington Soares, na chamada “onda vermelha”.
Segundo Guimarães, a estratégia do movimento, no último mês de campanha, é potencializar a candidatura de Pimentel, numa tentativa de eleger os “dois candidatos do presidente Lula ao Senado”. No entanto, Eunício Oliveira (PMDB), candidato da mesma coligação, não terá o nome divulgado no movimento petista.”
(O POVO)

AÉCIO COBRA MAIS "OUSADIA" DE SERRA


Aécio cobra mais “ousadia” de Serra que fala em “virada”

O dia em que José Serra (PSDB) passou a discursar pela possibilidade de “virada” na sucessão presidencial, o principal cabo eleitoral do tucano em Minas, Aécio Neves, cobrou mais “ousadia” e “clareza” na comunicação da campanha. Até então, Serra se recusava a comentar a dianteira de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas. Mas ontem, em dois eventos em cidades mineiras, passou a usar o crescimento de Antonio Anastasia no Estado como exemplo para a própria campanha. “Já viramos em Minas, vamos virar juntos no Brasil”, disse. Em pesquisa Ibope na semana passada, Anastasia apareceu pela primeira vez à frente de Hélio Costa (PMDB), com 35% a 33%.
O site oficial da campanha lançou o slogan “É a hora da virada”. A Folha apurou, no entanto, que a nova estratégia não foi decidida pela equipe do marqueteiro Luiz Gonzalez e, ao menos por enquanto, não deve ser usada na propaganda de TV. O discurso pela “virada” foi feito do alto de um carro de som no centro de Itajubá, cidade no sul de Minas, e encampado por Aécio.
“Em Minas, o Anastasia já virou, já estamos na frente e vamos ganhar a eleição. E a segunda, é que no Brasil nós vamos virar também, fazendo Serra presidente”, discursou Aécio, que foi mais aplaudido do que Serra.
CRÍTICAS
Apesar do discurso de apoio, no primeiro evento do dia, em Varginha, Aécio fez críticas à comunicação da campanha. Ele cobrou mais “ousadia” e “clareza” para se contrapor a Dilma.
“O mais importante é que a sua comunicação para o país inteiro, talvez, seja um pouco mais ousada, apontando diferenças mais claras em relação às propostas do atual governo”, disse Aécio, ao falar sobre estratégias para levar ao segundo turno. A declaração foi dada pouco antes da chegada de Serra.
Aécio atribui a uma “conjunção de fatores” a queda das intenções de voto em Serra, entre eles a capacidade de transferência de votos de Lula, mas disse que não é o momento para fazer críticas porque isso “não contribui”.
“Essa nunca foi uma eleição fácil para nós, mas está longe de ser uma eleição perdida”, disse Aécio, que defende que Serra se concentre em São Paulo, Minas e Paraná para ir ao segundo turno.
Foi o que Serra começou a fazer ontem, após 23 dias ausente do segundo colégio eleitoral do país (14,5 milhões de votos). “É um crescimento [de Anastasia] muito bom para Minas, para o Brasil, para o nosso partido e para mim, porque para onde forem o Anastasia e o Aécio, eu irei também aqui em Minas”. Após carreata e caminhada pelo centro de Varginha, Serra, durante comício relâmpago, disse que, indo bem em Minas, terá bom resultado também no país.”
(Folha)

DILMA REDUZ AGENDA NO NORDESTE


Dilma reduz agenda no Nordeste, mas virá ao Ceará


“Definida a estratégia de priorizar as regiões Sudeste e Sul, onde a vantagem sobre o adversário José Serra (PSDB) é menor, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deve visitar apenas mais dois Estados do Nordeste e um do Norte até o dia da eleição. Pesquisa Ibope divulgada no último sábado mostrou que a petista tem mais que o triplo de intenção de votos que seu principal adversário, José Serra (PSDB), no Nordeste (66% a 20%).
No início de setembro, ela visita o Ceará, terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste (5,8 milhões de eleitores). Na semana passada, Dilma participou de comícios na Bahia – maior eleitorado da Região, com 9,5 milhões pessoas – e em Pernambuco, segundo maior colégio eleitoral (6 milhões).
No Ceará, Dilma vai pedir votos para o governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, e vai dividir o palanque com o irmão dele, deputado Ciro Gomes, afastado da disputa presidencial para que o PSB apoiasse a candidatura da petista. Mas, principalmente, pedirá votos para o Senado para a dupla José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – que, ao contrário de Cid, estão bem atrás de Tasso Jereissati (PSDB) nas pesquisas.”
(O POVO)

CIRO GOMES PEDE VOTOS PARA PATRÍCIA


Ciro Gomes pede votos para Patrícia, Cid e Dilma e cita Eunício e Pimentel como candidatos ao Senado da coligação

A candidata a deputada estadual Patrícia Saboya (PDT) inaugurou na noite desta segunda-feira (30) o comitê do Conjunto Ceará, que contou com as presenças do deputado federal Ciro Gomes, dos candidatos à Câmara Federal Edson Silva (PSB) e Antônio Balman (PSB), além do vereador Vitor Valim (PHS). Patrícia destacou o carinho que sempre teve pelo bairro e criticou a administração municipal pelo abandono do Conjunto Ceará, como também da própria Fortaleza.
“Caso eu seja eleita, eu vou cobrar muito. Tenho percorrido muitos bairros e as queixas são quase as mesmas: falta de creches, crianças sem aulas e mau atendimento nos postos de saúde”, ressaltou a candidata a deputada estadual, que antes participou de uma carreata pelas ruas do bairro.
Ciro Gomes destacou o perfil político de Patrícia, que é pautado “no compromisso, na decência e na moral”. “Patrícia é uma joia na política”, completou.
O deputado também pediu votos para a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, quando afirmou já ter superado a tristeza por não ter tido a chance de ser candidato ao Palácio do Planalto. “Não sou de ficar lambendo feridas”, disse Ciro, que ainda elogiou o mandato do presidente Lula.
Além de Patrícia, Ciro Gomes pediu votos para o irmão Cid Gomes, candidato à reeleição pelo PSB, para Edson Silva e Antônio Balman e citou Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) como candidatos ao Senado na coligação com o PSB. “Vocês escolhem aí”, sugeriu ao eleitorado presente, cerca de mil pessoas, em relação ao Senado Federal. Depois afirmou: “Pedi votos para eles (Eunício e Pimentel), naturalmente”.
Pela manhã, Patrícia havia inaugurado o comitê no Centro (Excelsior Hotel), quando foi surpreendida pela presença do candidato a deputado federal Chico Lopes (PCdoB). O candidato à reeleição à Câmara Federal disse em discurso que não estava ali para pedir votos, mas para dar seu testemunho sobre o compromisso de Patrícia para com o Ceará.

LUIZIANNE EM BRASÍLIA


Prefeita tenta em Brasília agenda visita de Dilma Rouseff ao Ceará

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), está em Brasília. Viajou, nesta segunda-feira sem dar entrevista. Chegou em cima da hora do voo, o que não é mais novidade. Segundo a sua asssessoria de imprensa, ela seguiu na condição de coordenadora-geral da campanha da candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Terá reunião com a coordenação-geral da campanha da petista para tentar fechar a data de um comício de Dilma em Fortaleza. Recentemente, Cid Gomes (PSB) informou que o dia 10 poderia ser data para visita de Lula e Dilma.
Luizianne, que é também presidente estadual do PT, tem manifestado certo descontentamento com a campanha no Estado. Mais precisamente no que se refere à briga pelas duas vagas de senador.
No Interior, espalhou-se a dobradinha Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), com respaldo de prefeitos peemedebistas, o que ela, em post deste Blog, no fim de semana, chegou a lamentar tal situação. O PT aposta em José Pimentel para uma das vagas.
Luizianne, com certeza, deve também manter reunião com o escritório da Prefeitura em Brasília, dentro do acompanhamento de liberações de verbas para projeto de sua administração.

CHARGE

segunda-feira, agosto 30, 2010

EDSON SILVA, PARA DESQUALIFICAR TASSO


  • Edson Silva foi escolhido para fazer ataques ao senador Tasso Jereissati nos comícios da região metropolitana de Fortaleza. A estreia dessa nova estratégia que visa barrar a reeleição de Tasso começou na semana passada na cidade de Pacatuba, onde Edson bateu duro acusando Tasso de ter trazido o atraso para o Ceará. E prosseguirá por todas as cidades da Grande Fortaleza.
    Ao bater duro no senador Tasso Jereissati, Edson Silva cumpre o papel de desqualificá-lo para barrar a sua reeleição. Tasso sabe que esses ataques visam influir na decisão dos votos em uma área essencial para o resultado final da disputa pelas duas vagas ao Senado: Fortaleza e os municípios que compõem a região metropolitana da Capital cearense.  É nessa área onde o prestígio de Edson Silva é mais elevado por ser líder de audiência no programa 190, da TV Cidade.

CARTÃOZEIROS NA REGIÃO DO CARIRI


"Chupa-cabras" descoberto em Juazeiro comprova ação de cartãozeiros na região do Cariri

Por: Luciano Augusto
Um terminal de auto-atendimento da Caixa Econômica violado e com um notebook instalado, revela que a ação dos cartaozeiros chegou ao município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.
O equipamento utilizado para obter dados dos usuários foi descoberto na manhã de sábado (28), por um prestador de serviços de uma empresa que realiza manutenção nos terminais.
Após perceber o equipamento violado, o funcionário aciou o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOPS), e minutos após chegaram ao local viaturas da Polícia Federal e Militar, que recolheram o material instalado no terminal para realização de perícia na sede da Delegacia da PF em Juazeiro do Norte.
 

MANTEGA NEGA PROPOSTA DE REFORMA PREVIDENCIÁRIA


Mantega nega proposta de reforma previdenciária para futuro Governo Dilma




Em nota, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira a elaboração de proposta de reforma da Previdência para que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, apresente caso seja eleita. Segundo o ministro, “não há
qualquer projeto neste sentido sendo desenvolvido na Secretaria de Política Econômica ou em qualquer órgão do Ministério da Fazenda.”
A proposta estaria sendo preparada, de forma reservada, sob o comando do secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, que é o principal interlocutor de Dilma na área econômica, e cotado para assumir o Ministério da Fazenda em caso de vitória petista.
Para apressar o processo de aprovação e reduzir o custo político, as mudanças na Previdência só valeriam para os novos trabalhadores, tanto os da iniciativa privada (INSS) como os do setor público.
Leia a nota na íntegra:
“A respeito da matéria “A Reforma de Dilma”, publicada no jornal O Globo de 30 de agosto de 2010, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirma que não está sendo elaborada nenhuma proposta de reforma da Previdência e não há qualquer projeto neste sentido sendo desenvolvido na Secretaria de Política Econômica ou em qualquer órgão do Ministério da Fazenda”.
(Globo Online)

ROSEANA "FICHA SUJA"


MPE considera Roseana Sarney “ficha suja”

“A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer favorável ao recurso que pede a impugnação da candidatura ao governo do Maranhão de Roseana Sarney (PMDB). No recurso, de autoria do candidato à deputado estadual Anderson Lago (PSDB), é contestada a decisão do TRE-MA que no início deste mês aceitou o registro de candidatura de Roseana. Aderson é primo de Jackson Lago, adversário de Roseana. Na ocasião, os juízes do TRE avaliaram o pedido de impugnação contra Roseana por ela ser alvo de duas ações populares e por ter sido multada, no final do ano passado, por propaganda eleitoral fora de época.
Os juízes consideraram, no entanto, que as ações populares são inconsistentes e que a multa não se enquadra nas restrições previstas na Lei da Ficha Limpa. No parecer, Sandra Cureau também avalia que as duas ações populares não têm vinculo com Roseana, mas enquadra a candidata como inelegível devido a aplicação da multa por propaganda eleitoral irregular.
“Roseana Sarney foi condenada pela prática de desvirtuamento de publicidade institucional, com vistas à realização de propaganda eleitoral extemporânea. Portanto, acarreta inelegibilidade”, diz Cureau em trecho do parecer. O recurso segue para o ministro Hamilton Carvalhido, relator do caso no TSE.”
(Globo Online)

GASTOS COM ANISTIADOS


Gastos com anistiados superam investimentos no Exército

“A reparação econômica aos anistiados políticos perseguidos pela ditadura militar (1964-1985) já custou aos cofres públicos federais pouco mais de R$ 3 bilhões desde 2003. O valor supera em quase R$ 1,2 bilhão os investimentos realizados pelo Exército brasileiro no mesmo período. Para alguns, os dados indicam certa ironia histórica, já que, durante o regime militar, as Forças Armadas “investiam” contra os civis e militares, hoje beneficiários de reparação econômica e a anistia. Conforme a atual Lei de Anistia (10.559/2002), cuja primeira edição completou 31 anos no último sábado, o pagamento da indenização depende do reconhecimento pelo Ministério da Justiça da condição de anistiado político. Os valores da reparação são baseados no tempo em que o anistiado ficou afastado das atividades profissionais por motivo exclusivamente político.
Para o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, as indenizações são restituições de direitos que foram arbitrariamente roubados de cidadãos que possuíam seus empregos e foram demitidos por perseguição política. “Trata-se de devolução de parte dos salários que lhe foram arrancados pelo Estado autoritário por anos a fio e um mero dever do Estado de indenizar para compensar a impossibilidade de devolver a integralidade do que já eram deles”, afirma.
Abrão acredita que a reparação aos perseguidos políticos não pode ser equiparada a novos gastos ou investimentos públicos, seja de ordem militar ou civil. Ele pondera, no entanto, sobre a necessidade de se verificar os gastos públicos relativos aos pagamentos de aposentadorias aos ditadores e torturadores. “Com as prerrogativas exclusivas dos militares, de aposentadorias em postos superiores ao que estavam na ativa e a possibilidade de transmissão dos valores a pensionistas, estes montantes devem chegar a valores infinitamente superiores às indenizações pagas às vítimas da ditadura”, cogita.
No início deste mês, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram revisar algumas das reparações econômicas concedidas pela Comissão de Anistia. Em nota, Paulo Abrão manifestou preocupação e argumentou que a decisão do tribunal corre o risco de incorrer em “equívoco jurídico, político e um retrocesso histórico”. Já o TCU esclareceu que não pretende “julgar o mérito da condição de anistiado das vítimas, mas verificar se a concessão do benefício obedeceu às condicionantes estabelecidas em lei, bem como identificar os paradigmas utilizados para a fixação de seu valor”.
Todos os dados citados nesta matéria foram extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) e inclui os valores das prestações mensais permanentes e continuadas (R$ 1,4 bilhão) e da indenização retroativa (R$ 1,7 bilhão). Os investimentos do Exército englobam o Comando do Exército, a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), a Fundação Osório e o Fundo do Exército. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Defesa para saber a opinião de representantes do Exército brasileiro sobre o assunto, mas a assessoria de imprensa se limitou a informar que “o ministério não se manifestará sobre a matéria”.

APOIO À JOSÉ AIRTON

Presidente da Câmara Municipal anunciará apoio à reeleição de José Airton



O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PT) anunciará, nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, durante ato no Oasis Clube, apoio à reeleição do deputado federal petista José Airton. 
É que Salmito, quando  disputou vaga de vereador, ganhou o apoio em sua campanha da corrente “Movimento PT” liderada pelo parlamentar.
Com isso, ele paga assim essa conta política.

CID GOMES EM PORANGA


O candidato à reeleição pela coligação “Por um Ceará Melhor Pra Todos”, Cid Gomes,  esteve no fim de semana na cidade de Poranga (Sertão de Crateús). Com ele, o candidato a  vice-governador, Domingos Filho (PMDB), e os postulantes ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). Cid percorreu as ruas da cidade em carro aberto até a Praça da Matriz, onde houve minicomício. Ali, ele assumiu o compromisso de, se reeleito, construir a estrada que liga Poranga a Pedro II, uma antiga reivindicação da população local.
Cid Gomes ainda afirmou que, em uma provável próxima gestão, as cidades consideradas fim de linha, com somente uma rota de entrada e saída, passarão a ter duas rotas de acesso. Cid também pediu votos para a candidata a presidência da República, Dilma Rousseff. Na caravana cidista, estava os candidatos a deputado federal José Linhares (PP) e Domingos Neto (PMDB), e o candidato a deputado estadual Mauro Filho (PSB), além de prefeitos das cidades vizinhas e lideranças locais.