segunda-feira, janeiro 31, 2011

Blocos de Crateús iniciam produção

Clique para Ampliar
Agremiações de Crateús já iniciaram a confecção de fantasias para o Carnafolia, evento tradicional da região
Crateús. Durante o período momino, neste Município, acontece o Carnafolia, movimentando foliões. Por meio do evento, promovido pela Prefeitura Municipal, as agremiações carnavalescas desfilam no corredor da folia. Este ano, várias agremiações animarão o Carnafolia. Mandacaru, Tikerê e o novato Malagueta farão a folia dos blocos oficiais na cidade, bem como vários blocos alternativos. Eles desfilarão para a população na avenida (corredor da folia) levando cultura, história, arte e muita alegria.
O Mandacaru, atual campeão desfilará com o tema "Seu Ferreirinha, fotógrafo de mentes, caricaturista de almas, pintor de corações - arquivo vivo de nossa história", homenageando o historiador crateuense Norberto Ferreira Filho. "Era um sonho antigo fazermos essa justa homenagem ao Senhor Ferreirinha, decidimos concretizar este ano e estamos tendo apoio de familiares e amigos", disse o diretor do bloco, Hélder Martins.
No barracão do Mandacaru, no centro da cidade, 28 pessoas trabalham há duas semanas preparando fantasias, alegorias e a estrutura necessária para que o bloco chegue bem à avenida nos dias dos desfiles do Carnafolia. "Aqui estamos dia e noite para mostrarmos bem o nosso tema e o bloco na avenida", pontua Márcia Herlene, uma das coordenadoras do Mandacaru. Ela destaca ainda a importância do tema deste ano. "Ferreirinha é um arquivo vivo de nosso Município e nesta homenagem mostraremos os fatos históricos que ele vivenciou, como a ditadura militar, a Coluna Prestes, a passagem dos revoltosos, a cultura popular da região e os vários livros escritos por ele", relata.
Rachel de Queiroz
O bloco Tikerê retratará em seu desfile o "Centenário de Rachel de Queiroz" e promete levar muito luxo para a avenida. "Este ano resgataremos o luxo que o Tikerê sempre apresentou em seus desfiles", garante Hilda Cristina, uma das diretoras da agremiação. Sobre o tema escolhido, Hilda destaca o regionalismo e a garra do povo nordestino, expressada nas obras e vida da escritora Rachel de Queiroz. "Já homenageamos tantos grandes nomes, como Jorge Amado, Patativa do Assaré e este ano a escolhemos por ter sido a primeira mulher a ocupar a Academia Brasileira de Letras, também pela sua vida e por tantas significativas obras que escreveu, como O Quinze, O Menino Mágico, Memorial de Maria Moura. Por tudo isso é merecedora de homenagens", diz Cristina.
Cerca de 30 pessoas estão no barracão do Tikerê diuturnamente preparando o bloco para o grande dia. A diretora diz ainda que o luxo e o rústico serão marcantes nas fantasias e alegorias deste ano do Tikerê, que desfilará com três carros alegóricos e 18 alas.
Com respeito aos abadás, vestimenta muito procurada pelos foliões que preferem participar do desfile sem fantasias, as duas agremiações ainda estão definindo modelos, valores e patrocinadores. O Carnafolia tornou-se tradicional no Município e na região devido ao grande número de foliões, a beleza e riqueza dos desfiles e a tranquilidade.
Homenagem"Era um sonho antigo fazermos essa justa homenagem ao Senhor Ferreirinha, concretizado este ano"
Hélder Martins - Diretor comercial do Mandacaru
Bloco MandacaruRua Cel. Zezé, S/N (antiga Coelce) / (88) 9267.3335 - Bloco Tikerê - Rua Firmino Rosa, 1028 - (88) 9290.8037
Silvânia ClaudinoRepórter

0 comentários:

Postar um comentário