segunda-feira, janeiro 17, 2011

Delúbio já articula sua refiliação ao PT

No ano em que os acusados no escândalo do mensalão deverão ser julgados, ex-tesoureiro deve voltar à sigla
Petistas temem que, sem amparo partidário, pivô de esquema fique vulnerável durante o julgamento no Supremo
Catia Seabra, Folha de S. Paulo
No ano em que os acusados de participação no mensalão, maior escândalo dos oito anos do governo Lula, serão julgados pelo STF, renasce no PT movimento pela volta de Delúbio Soares -um dos protagonistas do caso- aos quadros do partido.
Ex-tesoureiro da sigla e pivô do escândalo, Delúbio foi expulso do partido em 2005.
Agora, após eleição da presidente Dilma Rousseff, ele avisou a petistas que apresentará novo pedido de filiação. A intenção é que seja submetido ao Diretório Nacional no primeiro semestre.
Numa articulação encampada pelo movimento sindical do partido e com a promessa de apoio de ministros do governo Dilma, a filiação de Delúbio deverá ser discutida informalmente na semana do 31º aniversário do PT, no dia 10 de fevereiro.
Como o encontro será marcado pela comemoração da vitória nas eleições presidenciais, a ideia é apresentar a proposta, oficialmente, em outra reunião do diretório, ainda a ser marcada.
O retorno do ex-tesoureiro já estará na pauta das conversas informais da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), que se reunirá no dia 9 em Brasília.
A coordenação da corrente se baseia nos números para apostar nas chances de vitória no Diretório Nacional.
Em 2009, quando Delúbio fez a primeira tentativa para regressar, a tendência ocupava 42% das cadeiras do comando do partido. Hoje, detém 60% de seu Diretório Nacional, com a presença de José Dirceu e José Genoino.
A cúpula da CNB calcula ter o apoio de integrantes de outras tendências do partido.
Em 2009, uma mobilização pelo retorno de Delúbio foi abortada a pedido do Palácio do Planalto, e, segundo seus apoiadores, sob o compromisso de que poderia ser reativada após a eleição.

0 comentários:

Postar um comentário