sexta-feira, janeiro 28, 2011

Rodízio garante Pimentel na Mesa





Desde a redemocratização, há 26 anos, somente um cearense ocupou a Presidência do Senado

O senador José Pimentel (PT) deverá ser 1º vice-presidente do Senado. A questão é se tal fato será consumado agora, em 2011, ou somente a partir do ano que vem. Tal acordo foi firmado em reunião da bancada de 14 senadores do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada ontem à tarde, em Brasília, no Congresso Nacional.
Segundo o pacto, os pleiteantes à referida vaga na Mesa Diretora, Pimentel e a senadora Marta Suplicy (PT/SP), deverão se revezar no biênio 2011-2012, cabendo a acordo entre eles, a ser definido até a próxima segunda-feira, sobre quem ocupará o posto de 1ºvice-presidente, a partir de fevereiro.
Assumindo o cargo (agora ou em 2012), este será o segundo posto mais importante que um senador oriundo do Ceará ocupará naquela Casa, desde o período da redemocratização, a partir de 1985.
De 1991 a 1993, o deputado federal Mauro Benevides (PMDB) foi presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional. Na atual composição da Mesa, a senadora Patrícia Saboya (PDT), que, a partir de 1º de fevereiro, assume mandato de deputada estadual, ocupa a 4ªSecretaria.
Processo
Com o objetivo de evitar um racha na bancada do partido no Senado, a liderança do PT definiu após uma reunião de mais de quatro horas em Brasília, que haverá rodízio nos cargos do partido dentro da Casa.
O cargo mais importante do PT no Senado, a 1ª vice-presidência da Casa, terá o rodízio entre o senador José Pimentel e a senadora paulista Marta Suplicy. O anúncio foi feito pelo futuro líder petista na Casa, senador eleito Humberto Costa (PT/PE), informando ainda que o rodízio do PT incluirá além dos cargos na Mesa Diretora do Senado, as presidências das principais comissões da Casa.
Segundo Humberto Costa, os senadores Marta Suplicy e José Pimentel vão se reunir nos próximos dias para conversar e alinhavar o rodízio e o primeiro ponto a ser debatido será ordem de ocupação do cargo. Cada um deverá integrar a Mesa por um ano, já que o mandato na Mesa é de dois anos, podendo haver reeleição. Ainda será estudada a forma como o rodízio será feito, justamente devido ao tamanho do mandato o que deverá implicar na renúncia do senador petista eleito para a vice-presidência após o primeiro ano.
Bloco de apoio
Ainda de acordo com Humberto Costa, o bloco de Apoio no Senado será formado pelo PT, PCdoB, PSB, PR, PRB e PDT. No total, 30 senadores darão sustentação ao governo Dilma. Costa defendeu ainda o critério da proporcionalidade para ocupação dos cargos e disse que "acredita em entendimento com o PMDB sobre definição de cargos", colocou.
"Eu defendo a tradição da propocionalidade na composição das comissões no Senado levando em conta a existência dos blocos", explicou o futuro líder do PT no Senado Federal. Com esta conta o PT em conjunto com o bloco de sustentação do governo terá direito à escolha das presidências das principais comissões do Senado, entre elas a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

0 comentários:

Postar um comentário