quinta-feira, março 31, 2011

Fidel Castro elogia "amigo" Jimmy Carter

O ex-presidente cubano disse que Carter foi o único presidente dos Estados Unidos que teve serenidade e coragem para abordar o tema das relações com Cuba
Por Agência EFE
EFE
Jimmy Carter e Fidel Castro conversam: a imprensa cubana fez uma ampla cobertura da visita americana
O ex-presidente cubano Fidel Castro elogiou o americano Jimmy Carter, ao qual considera um amigo e único presidente dos Estados Unidos que teve "suficiente serenidade e coragem para abordar o tema das relações com Cuba", segundo assinala em artigo divulgado nesta quinta-feira. O ex-presidente dos EUA finalizou nesta quarta-feira uma visita de três dias a Cuba, onde se reuniu com Fidel Castro, que em 2002 já havia recebido Carter em sua primeira viagem à ilha.
O líder cubano destacou nesta quinta-feira que Carter, durante seu mandato, "fez o que pôde para reduzir as tensões internacionais e promover a criação dos escritórios de interesses de Cuba e EUA". "Sua administração foi a única que deu alguns passos para atenuar o criminoso bloqueio imposto a nosso povo" apesar de que as "circunstâncias não eram exatamente propícias" naquele momento, avalia Fidel.
A imprensa cubana dedicou uma ampla cobertura à visita de Jimmy Carter, que se reuniu com as principais autoridades de Cuba, lideradas por seu presidente, Raúl Castro, assim como com membros da dissidência, líderes religiosos e diplomatas estrangeiros.
Antes de deixar Havana, Carter defendeu a normalização das relações entre EUA e Cuba, pediu o fim do embargo econômico e apelou por mais liberdades na ilha. EFE

0 comentários:

Postar um comentário