quarta-feira, março 30, 2011

'Vou dedicar meu prêmio ao amigo José Alencar', diz Lula em Portugal

Presidente Dilma Rousseff, ex-presidente Lula durante coletiva a imprensa sobre a morte do ex-vice presidente José Alencar no Hotel Quinta das Lágrimas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

COIMBRA - A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foram informados em Portugal da morte do ex-vice-presidente José Alencar e vão antecipar o retorno ao Brasil. A previsão é de que o avião presidencial saia de Lisboa no início da tarde de quarta-feira - horário local, quatro horas à frente do horário brasileiro -, chegando a Brasília no início da noite, a tempo de ainda participarem do velório de Alencar no Palácio do Planalto.
Os dois lamentaram o falecimento do amigo. Muito emocionado, chorando muito, Lula disse que continuará em Coimbra, para receber o prêmio doutor Honoris Causa da Universidade Coimbra, nesta quarta-feira de manhã, e, em seguida, toda comitiva embarcará de volta para Brasília, no avião presidencial.
- O Zé Alencar era bom em vida. Era alma em vida. Acho que o Brasil deve a ele muitas das coisas que estamos vivendo hoje. À capacidade de trabalho dele. Eu, sobretudo, sou muito agradecido a ele. Todo mundo sabe que eu perdi muitas eleições no Brasil. Eu tinha 30%, 32%, 34%. E eu precisava encontrar o restante. Encontrei o restante no José Alencar. Eu escutei um discurso dele lá em Minas Gerais comemorando os 50 anos de vida empresarial. Ele contou a vida dele. Eu sai de lá e falei: encontrei o meu vice. Ele viajou o Brasil inteiro. Tinha muita gente mais à esquerda no meu partido que achava que não deveria chamá-lo para ser vice. Mas cada vez que ele falava e contava a vida dele, o mais esquerdista acabava chorando por ver que ele era um homem de bem, um homem extraordinário - disse Lula.
Em prantos, Lula afirmou que Alencar descansou da longa batalha, pois estava sofrendo muito e não conseguia mais ficar no leito do hospital.
- Eu era favorável que ele parasse de tomar remédio, que vivesse a vida da forma mais prazerosa possível. Ele também desejava assim. Morreu nosso querido José Alencar. Vou dedicar o título honoris causa a ele - disse.
Todo mundo sabe que eu perdi muitas eleições no Brasil. Eu tinha 30%, 32%, 34%. E eu precisava encontrar o restante. Encontrei o restante no José Alencar
Dilma lamentou e pediu desculpas por ter falado pouco antes aos jornalistas sobre a expectativa de melhora de Alencar, quando, ele já havia morrido, e ela ainda não sabia.
Ela confirmou que participará do velório em Brasília e do enterro do ex-vice-presidente José Alencar em Bonfim, no interior de Minas. A presidente, chorando, manifestou tristeza pela morte de Alencar.
Estamos num momento de muito sentimento
- Nós estamos num momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com o José Alencar. Ele é uma daquelas pessoas que vai deixar uma marca indelével na vida de cada um de nós. Ele foi presidente da República junto com o presidente Lula por mais de oito anos, por isso, ofereceremos para a família o Palácio do Planalto para ele ser velado na condição de chefe de Estado, que ele foi, na condição de presidente inesquecível do nosso país. Todos nós estamos muito emocionados - disse Dilma, com os olhos vermelhos de chorar.
A presidente já falou por telefone com o empresário Josué Gomes Alencar, filho do ex-vice presidente. Ela estava em contato permanente com o Brasil desde as primeiras horas da manhã, acompanhando e se informando sobre o estado de saúde de Alencar.
Dilma cancela encontros em Portugal
Integrantes da comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem a Portugal chegaram a cogitar a ideia de se antecipar a volta de todos ao Brasil, inclusive do ex-presidente Lula. Decidiram ficar para a cerimônia de entrega do título doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra a Lula, prevista para a manhã de quarta-feira, mas foram canceladas as comemorações e o almoço.
Será uma cerimônia simples, com discurso de Lula dedicando o título a José Alencar.
Também foram cancelados os encontros bilaterais que a presidente Dilma teria com autoridades portuguesas nesta quarta-feira.
A presidente Dilma chegou a Portugal nesta terça-feira, para participar da cerimônia em que o ex-presidente Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, por sua luta humanitária. Na quarta-feira, Dilma segue para Lisboa, onde tem encontros bilaterais com o primeiro-ministro demissionário José Sócrates, e o presidente Cavaco Silva. Nessas conversas, Dilma deve discutir o apoio do governo português ao pleito brasileiro para ocupar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. A China, país que Dilma visitará em meados de abril, já indicou que não apoiará a pretensão brasileira pelo cargo .
Durante a visita, Dilma também discutirá a ajuda do Brasil para debelar a grave crise econômica em Portugal. A presidente não descartou que Brasil compre títulos da dívida para ajudar os portugueses a sair da crise.
Antes de partir para a capital portuguesa, Lula e Dilma almoçam com autoridades portuguesas em Coimbra. Lula já está no país há dois dias, e antecede a chegada de Dilma para a primeira viagem oficial dela à Europa, a convite do presidente Cavaco Silva.
Nesta terça-feira, em seu dia livre, Dilma Rousseff visitou a Universidade de Coimbra e o Museu Nacional Machado Castro. Ela está hospedada no Hotel Gourmet Golf Spa Quinta das Lágrimas, um palacete do século XVIII. A construção fica no centro de vastos jardins, onde há a Fonte dos Amores, e campos de golfe. Nesse ambiente paradisíaco, Dilma e Lula devem se reunir ainda nesta terça-feira para um jantar.
Fonte: Globo

0 comentários:

Postar um comentário