quinta-feira, abril 21, 2011

Copom eleva juros básicos a 12% ao ano


Vivian Oswald, O Globo

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu [ontem] elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 11,75%, para 12% ao ano, sem viés. Foram cinco votos a favor da alta de 0,25 ponto percentual e dois votos pelo aumento de 0,50 ponto percentual.
Nos últimos dias, o mercado - que estimava uma alta de 0,50 ponto percentual - acabou se dividindo entre as duas apostas.
Foi o terceiro aumento de juros, porém o menor, do governo da presidente Dilma Rousseff. Em janeiro e em março, foram feitas duas elevações da Selic, de 0,50 ponto percentual cada.
O comentário do comitê foi o seguinte: "Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pelo aumento da taxa Selic em 0,50 ponto percentual.
Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012."

0 comentários:

Postar um comentário