quinta-feira, abril 21, 2011

Lula ‘PSDB tem crise de identidade’

foto: abr
Ao contrário da imagem de março de 2010, as declarações recentes demonstram animosidade entre os ex-presidentes

Tucanos e petistas permanecem em pé de guerra. Em MG, tucanos pediram investigação contra a TV Brasil
Brasília. Apesar de ainda faltarem quase três anos para as próximas eleições presidenciais, o debate sobre a sucessão vem sendo antecipado. O último capítulo da disputa partiu de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente de 2003 a 2010. Ele disse ontem que o PSDB vive “crise de identidade” e que “não tem perfil ideológico definido”. A declaração foi dada em entrevista à TVT, TV do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista.

“Eles (tucanos) têm o PT como adversário principal. O PT tem que juntar todos os diferentes para que a gente possa vencer os antagônicos”, disse Lula.

Minas
No último domingo, outro motivo de rusga entre tucanos e petistas foi o episódio em que se envolveu o senador Aécio Neves (PSDB-MG), potencial presidenciável do partido em 2014. Aécio foi pego dirigindo sem carteira de habilitação e teria se negado a fazer o teste do bafômetro numa blitz da Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. 

Ontem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o bloco do DEM e do PSDB, liderado pelo deputado tucano Bonifácio Mourão, encaminhou ao procurador-geral da República pedido para que se apure o uso político do perfil da TV Brasil no Twitter contra o senador do PSDB. O motivo da investigação seria uma declaração da empresa estatal publicada no microblog no último dia 19 que dizia o seguinte: “Aécio Neves mentiu ao país. A sua habilitação para dirigir foi renovada em 31/05/2010”.

A informação foi contestada pelo Detran mineiro, que confirmou a versão do senador de que em maio do ano passado teria sido emitida a segunda via de sua carteira de habilitação, que venceu em 15 de março último.
Em nota divulgada ontem, a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV Brasil, Tereza Cruvinel, explicou que o perfil da empresa no Twitter teve seu acesso violado e veiculou mensagem ofensiva ao senador Aécio. Assim que a mensagem foi descoberta pela área de comunicação da empresa, teria sido excluída. Em seguida, foi veiculado um pedido de desculpas da empresa.

“Povão”
Os ânimos entre petistas e tucanos estão acirrados desde o último dia 12, quando foi divulgado o artigo “O papel da Oposição”, do sociólogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), presidente de1995 a 2002. No artigo, ele escreveu que se os tucanos continuarem tentando dialogar com o “povão” acabarão “falando sozinhos”. O PT fez críticas ao texto, cujo discurso considerou elitizado.

0 comentários:

Postar um comentário