segunda-feira, abril 25, 2011

Mundo

Monarquia é o sistema preferido de quase 70% dos britânicos
 Abertura do Parlamento, em 25 de maio de 2010

Fernando Duarte, O Globo 
Por mais que o interesse dos britânicos pelo casamento real da próxima sexta-feira venha sendo considerado morno pelos observadores, nem por isso significa que os defensores de mudanças na monarquia podem comemorar.
De acordo com uma pesquisa divulgada na tarde de [ontem] pelo jornal "Guardian", em parceria com o instituto ICM, 67% dos britânicos consideram a monarquia relevante para a vida nacional e ainda melhor que um sistema republicano de governo, bem como vêem na família real uma instituição que desperta respeito para o Reino Unido ao redor do mundo.
Pelo menos 75% dos entrevistados afirmam que o casamento levantará o moral dos britânicos, mas, curiosamente, uma minoria diz estar interessada nos procedimentos: apenas 37% se dizem genuinamente interessados no casamento e apenas 49% dizem ter a intenção de assistir à cerimônia pela TV.


MUNDO

Israelense é morto por visitar Tumba de José sem permissão

Palestinos atacam Tumba de José, onde israelense foi morto - Foto: /Reuters

O Globo
Um sobrinho da ministra da Cultura de Israel, Limor Livnat morreu [ontem] após ser baleado por um policial palestino ao entrar em um local sagrado sem autorização, na Cisjordânia.
Outros três israelenses que estavam com Ben Yossef Livnat, de 25 anos, também foram baleados na Tumba de José, em Nablus, e ficaram feridos. Eles pertenciam a uma corrente ultraortodoxa, e costumavam participar de orações coletivas na Tumba de José. Alguns judeus acreditam que o patriarca bíblico foi sepultado no local.
Após o incidente, confrontos foram registrados na cidade de Hawara, onde jovens de Israel atiraram pedras em carros, incendiaram um veículo e tentaram atear fogo a uma casa. Palestinos também atacaram a tumba.

Manifestantes carregam caixão de vítima da violência no sábado- Foto: /AP

O Globo
Ativistas sírios denunciaram [ontem] que a polícia secreta do país invadiu casas em Harasta, perto de Damasco, durante a noite, após mais um dia de violência contra manifestantes de oposição ao presidente Bashar al-Assad.
Várias pessoas envolvidas nas manifestações teriam sido presas. Ao menos 112 pessoas foram mortas nos últimos dois dias, os mais sangrentos e com os maiores protestos desde o início dos levantes contra o regime, que já deixaram 350 mortos.

Fonte:B.Noblat

0 comentários:

Postar um comentário