sexta-feira, maio 27, 2011

Palocci se defende, e Dilma diz que oposição tenta terceiro turno, durante almoço com senadores do PT

Maria Lima - O GloboReutersDilma sai de almoço com senadores do Palácio da Alvorada. Foto: Gustavo Miranda
BRASÍLIA - O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, explicou nesta quinta-feira a senadores petistas o seu aumento patrimonial nos últimos quatro anos e teria acusado a oposição de tentar desestabilizar o governo com informações despropositadas. O ministro almoçou hoje com a presidente Dilma e senadores do PT, no Palácio da Alvorada. Após a explicação de Palocci, que durou quinze minutos já no final da reunião, a presidente disse que "a oposição tenta o terceiro turno" das eleições.
Ela reclamou que durante a campanha sofreu durante dois meses um bombardeio com acusações de que o PT teria vazado dados sigilosos da família de José Serra, e ninguém queria debater conteúdo.
- Agora se negam a discutir o vazamento dos sigilos e só querem discutir o conteúdo dos sigilos. Estão querendo fazer um terceiro turno e esse episódio da politização da devolução do imposto da WTorre é a maior prova disso - reclamou Dilma, segundo relato dos presentes.

Na conversa, Palocci teria dito que ele e o governo estão convictos que as informações sobre seu aumento patrimonial "nasceram em São Paulo". Durante todo o tempo da sabatina, Dilma esteve ao lado de Palocci pedindo que ele detalhasse melhor esse ou aquele ponto mais nebuloso.
Dilma fica irritada com Wellington Dias
Em suas explicações, o ministro Palocci jurou que fez exatamente o que declarou, tudo dentro da lei e que continuaria se negando a revelar sua carteira de clientes e valores recebidos. E se as empresas quisessem se declarar, seria por sua própria conta e risco, pois correriam o risco de ficarem vulneráveis a uma devassa da Imprensa, como aconteceu no caso da WTorre. O ministro, entretanto, ao contrário de Lula, disse que a imprensa estava cumprindo seu papel de investigar.
O senador Wellington Dias foi o único que teve coragem de cobrar ocupação de cargos. Dilma não gostou.
Olha aqui! Eu vou aproveitar que você tocou nesse assunto para deixar uma coisa bem clara! Eu me nego terminantemente a tratar de cargos junto com a votação do Código Florestal!
- Olha aqui! Eu vou aproveitar que você tocou nesse assunto para deixar uma coisa bem clara! Eu me nego terminantemente a tratar de cargos junto com a votação do Código Florestal! - esbravejou Dilma, encerrando o assunto.
Logo depois ele mostrou seu lado ternura, quando o neto, Gabriel, começou a tagarelar numa sala próxima, quebrando seu raciocínio:
- Olha aí, eu tenho que viajar a China, tratar de Código Florestal e ainda cuidar do meu netinho!
Aos líderes, Dilma pediu também atenção especial à tramitação da emenda que muda o rito das medidas provisórias (MPs), relatada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG).

0 comentários:

Postar um comentário