terça-feira, junho 28, 2011

Aloprados: Governo joga pesado para blindar Ideli

Mercadante falará hoje, mas Planalto não permitirá que ministra seja chamada
O Globo
O governo decidiu jogar todo o seu peso político para barrar a convocação da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para depor no Congresso sobre seu suposto envolvimento com a distribuição de um dossiê contra o ex-governador José Serra, o chamado escândalo dos aloprados.
Os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disseram ontem que não vão permitir que a ministra seja chamada para dar explicações sobre os alopr 
ados. O governo adotou estratégia diferente no caso do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, também acusado de envolvimento com os aloprados.
Antes mesmo de ser convocado, Mercadante decidiu que falará sobre o assunto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, a partir das 10h de hoje. Mercadante dispensou a ajuda de Jucá e até de colegas do PT. Ele estaria disposto a falar mesmo que não seja questionado pela oposição sobre o assunto. No caso de Ideli, a estratégia é evitar a exposição da ministra.
— Não vamos permitir a convocação da ministra Ideli. O envolvimento do seu nome nessa história é um jogo político da oposição. Não vamos cair nesse jogo aqui. O ministro Mercadante já estava marcado e não tinha por que desmarcar. Ele não disse que quer falar sobre aloprados, mas, se alguém provocar, ele vai responder — disse Jucá.
Vaccarezza disse não ver necessidade de convocação ou convite a Ideli. Para o deputado, o assunto surgiu há seis anos, as investigações não avançaram e não há qualquer fato novo que justifique a cobrança de explicações da ministra. Para Vaccarezza, a situação de Mercadante é diferente. O ministro já teria depoimento marcado na CAE e, portanto, não haveria problemas em dar eventuais explicações sobre seus supostos vínculos com os aloprados.
— Não tem sentido convocar ou convidar Ideli para tratar disso. Não tem nada de novo — disse o líder governista.
Mas falta sintonia na base governista. Antes das declarações de Jucá e Vaccarezza, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um dos principais aliados do governo, cobrou explicações dos dois ministros.
— Se agiu corretamente, não há por que deixar de fornecer as explicações que o Congresso pede — disse Sarney.
Mercadante está sendo acusado de participar da operação de compra do dossiê produzido por Luiz Antônio Vedoin, preso em 2005 por chefiar a máfia da venda de ambulâncias superfaturadas, caso conhecido como o escândalo dos sanguessugas.
Segundo a revista "Veja" desta semana, Ideli participou de uma reunião no gabinete de Mercadante em 4 de setembro de 2006 para definir a estratégia de divulgação do dossiê para prejudicar Serra, então candidato ao governo de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário