terça-feira, julho 26, 2011

Cid e governadores do Nordeste firmam pacto contra miséria com Dilma

Durante o encontro, em Arapiraca, a presidente lembrou que a pauta não constava na pauta política.
Por: Márcio Dornelles
O governador do Ceará, Cid Gomes, e outros oito governadores do Nordeste firmaram, nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL), um pacto com a presidente Dilma Rousseff pela erradicação da miséria. O acordo formaliza o compromisso dos estados e municípios em cooperar com a execução das ações do Plano Brasil sem Miséria.
Junto dos governadores, no município de Arapiraca (AL), a presidenta Dilma Rousseff disse, durante muitos anos, que a miséria ficou fora da pauta política brasileira e que superar esse flagelo na região Nordeste é, agora, uma prioridade. “Sabemos que a miséria no Brasil não constava na pauta política ou era relegada a estudo e não era considerada uma questão legítima”, disse Dilma. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos fazer com que o povo do Nordeste tenha perspectiva de sair da condição de miséria em que ainda se encontra”.
Como cabe aos municípios identificar as famílias aptas a participar do Brasil sem Miséria, a presidenta fez um apelo aos prefeitos e governadores de estado. “O Brasil sem Miséria tem nos prefeitos seus grandes protagonistas. E sem os governadores, esse programa não dará o salto que queremos até 2014. Vamos ter que enfrentar as características regionais da miséria se quisermos resolvê-las”, ressaltou Dilma.
Ao falar sobre a parceria entre o governo e a iniciativa privada para que os supermercados comprem os produtos de agricultores familiares extremamente pobres, Dilma disse que quer ver os produtos com a marca Brasil sem Miséria conhecidos nas gôndolas dos supermercados. “Os consumidores poderão participar usando seu poder de compra e privilegiando essa agricultura”. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia.
*Redação com Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário