quinta-feira, agosto 18, 2011

Câmara aprova pedido de cassação

Clique para Ampliar
Vereadores aprovaram com sete votos contra dois pedido de cassação do prefeito afastado, Antônio Teixeira
Senador Pompeu. A sessão na Câmara de Vereadores, na noite do dia 16, mais uma vez começou tumultuada. Dessa vez o presidente da Casa Legislativa, Francisco Teixeira Pinheiro, mais conhecido por Chico Pinheiro, resolveu instalar telões para o público ver o trabalho dos parlamentares municipais do lado de fora. Pretendia evitar os problemas ocasionados na última sessão.

Não teve jeito. Tentando evitar a votação do pedido de abertura de processo solicitando a cassação do mandato do prefeito afastado, Antonio Teixeira, o grupo de simpatizantes do gestor público provocou um black-out no prédio. Os vereadores da cidade votaram, aprovaram e assinaram o pedido sob os refletores da câmera da emissora TV Diário.

A Comissão Processante deveria ter sido montada para julgar um pedido feito pela eleitora, Lúcia Aquino, na semana passada. Chico Pinheiro encerrou a sessão antes da votação, alegando tumulto. Ele havia justificado a necessidade de consultar a assessoria jurídica da Câmara.

O vereador Antonio Mendes de Carvalho, auxiliar da mesa e relator, alegou impedimento de leitura da denúncia em razão de cópias do processo do Ministério Público (MP) terem sido anexadas ao pedido. Corre em segredo de justiça.

Os oposicionistas insistiam na leitura da denúncia. Em seguida, haveria votação e formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Agora o pedido foi aprovado, por sete votos a dois. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) terá 90 dias para investigar e apresentar provas que comprovem as ilicitudes das quais Antonio Teixeira é acusado. Em seguida, poderão definir o destino político do prefeito afastado.

Preso
Até o enceramento desta edição ele ainda continuava preso no comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Fortaleza. Continua contando com o apoio de milhares de aliados. A bancada oposicionista aposta na sua exclusão da política, pelo menos pelos próximos anos. Para piorar a situação de Antonio Teixeira, o juiz da Comarca de Senador Pompeu, Fernando de Souza Vicente, determinou, no dia da sessão, novo afastamento dele, por improbidade administrativa. Foi o segundo pedido de afastamento.

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara de Vereadores do Município de Senador Pompeu
Rua Professor Cavalcante, 635 - Centro
Telefone: (88) 3449.1235

0 comentários:

Postar um comentário