quinta-feira, agosto 25, 2011

Comunidades de Quiterianopólis e Tauá sofrem com falta de água


Silvania Claudino 



No poço do seu Getúlio, em Quiterianopólis, populares pegam água todos os dias Foto: Silvania Claudino
Quando chega do meio do ano diante é a mesma angústia, principalmente no sertão. As comunidades começam a se queixar com a falta de água. Falta para o consumo humano, falta para os animais. Esta região, Inhamuns sempre é a que mais se ressente com o problema, juntamente com o Sertão Central. Em Quiterianopólis, localizado no sertão dos Inhamuns, o racionamento de água iniciou na semana passada.
O problema da população de Quiterianopólis, segundo os próprios moradores do Município é bem antigo. Por uma voz só, toda a população reclama da qualidade da água.  A grande maioria utiliza a água encanada apenas para lavar roupas e outros afazeres, que não sejam beber e cozinhar os alimentos. “Faz uns dez anos que consumimos uma água péssima e para não beber dessa água fazemos cisternas em casa e quem pode compra água mineral”, reclama Mazinho Costa, comerciante na cidade.
Enquanto a solução definitiva não chega, as pessoas que não tem cisterna e nem podem adquirir diariamente água mineral, se socorrem em um poço profundo localizado a 2km da sede, na Fazenda São Gonçalo, de propriedade do agropecuarista Getúlio Vieira. Segundo ele, em torno de 200 pessoas pegam água do poço todos os dias e várias vezes ao dia desde 2009, última vez que a barragem Colina, que abastece o Município sangrou.
Carros-pipas
Em Tauá a distribuição de água pela Operação carros-pipas está sendo retomada nestes dias. Ao todo, 20 carros pipas levarão água tratada para todas as comunidades cadastradas pelo Exército e Defesa Civil Municipal

1 comentários:

  1. Vai rádio poty,faz uma crítica a administração de Tauá e Quiterianopólis!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir