quarta-feira, agosto 31, 2011

Emenda que acaba com voto secreto dorme há cinco anos na Câmara


Isabel Braga  e Gerson Camarotti, O Globo
Emenda constitucional que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional, inclusive para cassação de mandatos, está engavetada desde 2006 na Câmara. De autoria do ex-deputado Luiz Antonio Fleury Filho, foi apresentada em 2001. Em 2006, chegou a ser aprovada na Câmara em primeiro turno por 383 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. Esfriado o escândalo do mensalão, a emenda não foi votada em segundo turno, para que pudesse ser enviada ao Senado.
Dos 15 deputados processados por quebra de decoro parlamentar no mensalão, três não foram condenados no Conselho de Ética, no qual a votação é aberta. Mas, dos 12 que tiveram recomendação de cassação aprovada no conselho em voto aberto, só três foram cassados no plenário, onde o voto é secreto.
Em 2006, o segundo turno da PEC do fim do voto secreto foi pautado por quatro vezes, mas não foi votado. Em 2007, foi 106 vezes para a pauta. Em 2009, a votação em segundo turno foi pautada 26 vezes, sendo que a última vez em 13 maio.
A emenda encontra resistências fortes entre os parlamentares. Muitos alegam que não é possível tornar aberto o voto em caso de vetos presidenciais, porque isso permitiria pressão do Executivo sobre os deputados.
O relator do caso Jaqueline Roriz, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse [ontem] que vai cobrar do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a inclusão da PEC na pauta:
- Fizemos um gesto pela metade - afirmou Sampaio. 

2 comentários:

  1. PRIORIDADE DO PREFEITO: VIAJAR.31 de agosto de 2011 às 11:47

    CRATEÚS TEM UM PREFEITO AUSENTE E TURISTA.

    Prefeito Carlos Felipe já completou 32 meses da gestão vida nova, são cerca de 960 dias, que deveria ter comandado o governo municipal, mas infelizmente, o gestor municipal, é um administrador muito AUSENTE no município, os números provam, que Crateús tem um prefeito TURISTA, que passa muito tempo em Fortaleza, longe do povo que lhe elegeu, distante dos problemas que tanto prejudicam a população, tenta sobreviver através de uma propaganda ENGANOSA.

    CONHEÇA MELHOR, COMO O PREFEITO CARLOS FELIPE, ADMINISTRA A PREFEITURA.

    *32 MESES, cerca de 960 dias de gestão do prefeito Carlos Felipe.

    *O prefeito Carlos Felipe reside em Fortaleza com sua família, há cerca de 30 ANOS, quase nunca é visto em Crateús, nos finais de semana, tem o direito de passar os sábados e domingos com seus filhos em Fortaleza, com sua esposa.

    *O prefeito Carlos Felipe já recebeu cerca de R$ 54 MIL REAIS de DIÁRIAS e AJUDA DE CUSTO, isto significa, que o prefeito passou cerca de 150 DIAS ÚTEIS FORA do município de Crateús, quase sempre estava em Fortaleza, deve ser coincidência, muitas diárias do prefeito, são tiradas dias de sexta-feira e segunda-feira.

    *Neste período, teve cerca de 250 DIAS, que foram sábados e domingos, o prefeito Carlos Felipe, dificilmente passa o final de semana em Crateús.

    *Considerando cerca de 150 dias úteis, que o prefeito estava fora do município, recebendo diárias, com 250 dias(sábados e domingos), que na maioria das vezes o prefeito está com os filhos em Fortaleza, são cerca de 400 dias, que o prefeito provavelmente não estava em Crateús, dos 960 dias da sua gestão, tem assessor que diz, deixa o homem trabalhar, deveria ser, ¨DEIXA o homem VIAJAR¨.

    ResponderExcluir
  2. PREFEITO, PARE COM ISSO.31 de agosto de 2011 às 22:11

    HOSPITAL SÃO LUCAS PODERÁ ESTAR DE AVISO PRÉVIO, SERÁ A MORTE DA SAÚDE PÚBLICA.

    NO CONTRATO DE PRIVATIZAÇÃO entre a gestão do prefeito médico Carlos Felipe e a Fundação dos Camilianos, consta, que num prazo de QUATRO MESES, tanto a prefeitura de Crateús, como a Institução dos Camilianos, por motivos justos, pode RECINDIR o CONTRATO.É do conhecimento da população, que em apenas DOIS MESES da privatização do Hospital São Lucas, a gestão do prefeito Carlos Felipe ATRASOU o repasse mensal no valor de R$ 900.000,00, para a Entidade Camiliano que administra atualmente o Hospital São Lucas.
    Há fortes comentários na cidade de Crateús, entre os profissionais da saúde, que a diretoria que administra a Fundação dos Camilianos, poderá dar um ULTIMATO ao prefeito Carlos Felipe, caso a gestão CONTINUE a ATRASAR o repasse mensal a Fundação dos Camilianos, é possível haver a RECISÃO do CONTRATO entre a Fundação e a Prefeitura de Crateús, caso isso venha a acontecer, será a MORTE SÚBITA da SAÚDE PÚBLICA de CRATEÚS, a população não merece no centenário de fundação da cidade, uma MALDIÇÃO deste tamanho, que o Padroeiro de Crateús, o Senhor do Bonfim, proteja a família crateuense deste terrível CASTIGO.

    ResponderExcluir