segunda-feira, agosto 22, 2011

Laje desaba e mata ex-presidente do BNDES, Antonio Barros de Castro



O economista Antônio Barros de Castro, ex-presidente do BNDES - Foto: / Arquivo

O Globo
Ex-presidente do BNDES e um dos mais importantes economistas do país, Antônio Barros de Castro, morreu na manhã deste domingo após o desabamento de parte da laje da bilbioteca da casa onde morava com a mulher Ana Célia, na rua Icatú, no Humaitá, Zona Sul do Rio.
De acordo com uma das filhas do economista, a administradora de empresas Ana Clara Barros, na hora do acidente, seu pai estudava no escritório, instalado num cômodo anexo, juntamente com a biblioteca, quando parte da laje ruiu, atingindo a cabeça de Barros de Castro. Ele trabalhava ao computador, que sequer foi danificado.
Ana Clara chegou à casa dos pais por volta das 10h, depois da mãe ouvir um barulho nos fundos, mas que não deu importância. Depois de 20 minutos, ela resolveu ir até o escritório, onde a porta estava aberta, e encontrou o pai morto sob os escombros da laje.
Quando a equipe de socorro do Corpo de Bombeiros chegou, Barros de Castro já estava morto.
- Não queremos entrar no mérito do motivo do acidente. O que vale é a pessoa que ele foi. Todos os quatro filhos, a neta e a esposa o amavam muito. Infelizmente, ele foi embora deixando um vazio dentro dos nosso corações.- destacou Ana Clara, relembrando o cotidiano recente do pai.
- Ele sempre foi uma pessoa muito estudiosa e ativa. Ainda dava palestras e escrevia artigos. Não à toa estava estudando quando a laje desabou - ressaltou a administradora.
O corpo do professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ e consultor do Conselho Empresarial Brasil-China - que desde a década de 1960 se dividia entre a vida acadêmica no Brasil e no exterior e a uma vasta experiência profissional - está sendo velado na capela do campus da Praia Vermelha e será enterrado logo mais, às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

0 comentários:

Postar um comentário