quinta-feira, agosto 25, 2011

Que País é esse?


Tucano e petista trocam ofensas e acusações no Senado

Mario Couto (PSDB-PA) e Humberto Costa (PT-PE) foram separados por assessores para

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA SENADO
Humberto Costa e Mario Couto trocaram ofensas no plenário do Senado (Foto: Agência Senado)
As denúncias de corrupção contra membros do governo Dilma Rousseff acirraram os ânimos nesta quarta-feira (24), no Congresso. Depois de um duro embate no plenário sobre o tema, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Mario Couto (PSDB-PA) foram separados por assessores no espaço chamado de “cafezinho do Senado” quando estavam prestes a trocar agressões.
A discussão entre os dois teve início com as declarações de Couto no plenário. Em pronunciamento, Couto criticou a atitude dos senadores que se recusam a assinar o requerimento de criação da CPI da Corrupção. Ele disse que, até o momento, apenas 20 dos 81 senadores apoiaram efetivamente a criação da comissão parlamentar de inquérito. “Que país é esse? Que Senado é esse? Apenas vinte senadores e senadoras assinaram a CPI a favor de vocês brasileiros. Para se descobrir, Brasil, quem são aqueles que ofendem vocês, quem são aqueles que roubam vocês, Brasil”, disse.
O senador também comentou notícia do jornal Folha de S. Paulo segundo a qual a presidente Dilma Rousseff teria afirmado a aliados que não faria mais demissões. O parlamentar acrescentou que o mesmo jornal informou que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, assegurou a liberação de R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares. “Para os deputados calarem a boca! Calem-se, deputados! Calem-se, senadores! Não assinem a CPI! A Dilma vai liberar uma fortuna para vossas excelências! Ê Brasil grandioso e querido! Ô Pátria querida, olha como caminhas! Olha o que os teus filhos fazem contigo, pátria: te abandonam, pátria! Dizem para ti: te lixa, Brasil! Ninguém assina a CPI da Corrupção. Ô pátria amada...”, afirmou.
Costa, por sua vez, elogiou diante dos colegas a eficiência dos órgãos de controle brasileiros, como Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, no combate à corrupção. Costa reclamou das palavras de Mário Couto (PSDB-PA), acusou o tucano de quebrar o decoro parlamentar e pediu à diretoria da Casa a tomada de providências para impedir manifestações ofensivas no plenário. “Esse regimento [interno] precisa ser atualizado, modernizado, modificado. Até para não permitir que coisas que nós assistimos aqui todos os dias se repitam, de impropérios, de agressões a pessoas a partidos, autoridades da nação”, disse Costa, para em seguida chamar Couto de “débil mental”.
No cafezinho do Senado, os dois voltaram a se encontrar  e Couto acusou o petista de ser corrupto. “Você já respondeu processo, é por isso que tu defende a corrupção”. Costa rebateu a acusação e se limitou a dizer que não é “moleque”. 

0 comentários:

Postar um comentário