sexta-feira, setembro 16, 2011

DISCURSO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRATEÚS, 15/09/2011

José Fábio Cardoso Ripardo

Boas noites, ilustres vereadores, amigos servidores da saúde, todos os presentes! Desta feita, faço uso da palavra, não apenas em nome dos colegas servidores da saúde, mas em defesa da sociedade crateuense, que se vê privada de um serviço de saúde público de qualidade.

A saúde é talvez o bem mais precioso que um ser  humano possui. De nada adianta ter riquezas incomensuráveis, se  a pessoa padece de enfermidades sem cura. A Constituição Federal estabelece a saúde como um direito de todos e assegura a todos os brasileiros acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

Mas esse direito está sendo negado aos cidadãos crateuenses porque o nosso sistema municipal de saúde entrou em colapso, em decorrência de uma gestão ineficiente e deletéria.

Não conseguimos compreender como a gestão municipal permite a precarização tão marcante dos serviços de saúde, apesar de contar com um orçamento significativamente superior – quando comparado à gestão passada -; assim como não entendemos a sua indiferença em relação a essa situação aviltante para a população crateuense.

A gestão ineficiente dos recursos da saúde provocou um déficit astronômico na Secretaria da Saúde. A incompetência e a irresponsabilidade feriram de morte o SUS municipal. Notadamente, não há em nosso município qualquer elemento que lembre – ainda que vagamente - a existência de um sistema público de saúde: exames gratuitos, medicamentos gratuitos, Conselho Municipal de Saúde, acesso universal, continuidade da assistência. Acabou. É o fim da saúde pública de Crateús.

Para sanar a situação financeira da saúde, a gestão municipal – arbitrariamente - resolveu reduzir os salários dos servidores, retirando benefícios duramente conquistados, o que só faz recrudescer a nossa indignação.

As causas dessa situação caótica precisam ser averiguadas. A sociedade crateuense exige que se esclareça o desencadeamento dessa abominável crise e que sejam devidamente apuradas as responsabilidades dos agentes públicos envolvidos, haja vista os Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Portanto, solicitamos a esta augusta Casa a realização de uma Audiência Pública e, se possível, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI -, para que o povo crateuense tome conhecimento dos fatores desencadeantes da atual conjuntura dos serviços de saúde municipais.

Obrigado!

1 comentários:

  1. Meu pai comentava de um busto que existia próximo da Igreja Matriz de Crateús (CE).
    Por acaso saberiam de quem seria este busto ??
    O que aconteceu com os bustos das figuras ilustres de Crateús (CE) ????
    Aguardo o contato de vocês.
    Att.

    André Ricardo
    e-mail artnetto@gmail.com

    ResponderExcluir