quinta-feira, setembro 29, 2011

PTB vai ao STF contra concessão do registro ao PSD

  Divulgação
O PTB decidiu recorrer ao STF contra a decisão do TSE que resultou na concessão do registro do PSD, o novo partido presidido pelo prefeito Gilberto Kassab.
Nesta quinta (29), o deputado estadual Campos Machado (foto), presidente do diretório do PTB no Estado de São Paulo, se reunirá com uma trinca de advogados.
Vai discutir os termos do recurso. Planeja protocolá-lo no Supremo na semana que vem. Com esse gesto, o PTB rema na contramaré do DEM.
As duas legendas tentaram impugnar a criação do PSD no TSE. Vencido, o DEM desistiu de recorrer ao STF.
A caciquia da tribo ‘demo’ enxergou no placar amealhado pelo PSD no plenário do TSE –6 votos a 1— um quê de fato consumado.
Dos três ministros do STF com assento no TSE, dois votaram a favor da legenda de Kassab: Cármen Lucia e Ricardo Lewandowski.
Coube a Marco Aurélio Mello o solitário voto contra a concessão de registro ao PSD. O PTB vai requerer cópia da manifestação de Marco Aurélio.
O ministro sustentou que o TSE não poderia ignorar resolução do próprio tribunal que exigia checagem de todas as assinaturas de apoio ao PSD nos TREs.
Parte das rubricas recolhidas pela legenda de Kassab foi submetida apenas à conferências de cartórios eleitorais, sem a filtragem dos tribunais regionais.
“A esperança do PTB é que se corrija a decisão”, diz Campos Machado.
Uma decisão que, “além de afrontar sua própria resolução, fez o TSE perder a oportunidade de mostrar que a Justiça é igual para grandes e pequenos.”
Afora a tentativa de ressuscitar no Supremo o debate sobre a legitimidade das assinaturas do PSD, o PTB repisará outro argumento que o TSE refugadou.
O partido de Campos Machado alega que Kassab apropriou-se indevidamente de uma sigla que lhe pertence.
No seu penúltimo ciclo de existência, o PSD sumiu do mapa partidário brasileiro depois de ter sido incorporado pelo PTB.
Segundo Campos Machado, a incorporação ocorreu em 2003. Até hoje, diz o deputado, o PTB paga dívidas do velho PSD.
O DEM desistiu de bater às portas do STF para evitar a concessão de um segundo troféu a Kassab e Cia..
Ao insistir no recurso, o PTB arrisca-se a pintar a decisão do TSE com o verniz supremo.

0 comentários:

Postar um comentário