quarta-feira, outubro 26, 2011

Brasil!


Agora é o PCdoB quem deve conduzir saída de Osvaldo

Gerson Camarotti e Maria Lima, O Globo
No núcleo do governo e entre líderes experientes da base governista no Congresso, a situação do ministro do Esporte, Orlando Silva, já era considerada extremamente delicada nesta terça-feira. Em avaliações feitas ao longo do dia, constatou-se que ele não consegue mais sair da agenda negativa, como orientado pelo Palácio do Planalto, na sexta-feira .
No fim da tarde, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, foi chamado ao Planalto para analisar a crise. Logo depois, encontrou-se com o líder do partido, deputado Osmar Junior (PI), e o próprio Orlando Silva. Depois, todos participariam de uma reunião da bancada, que aguardava um desfecho para a crise que já dura mais de dez dias.

Testemunha de desvios de verbas no Esporte diz ter sido ameaçada

Jailton de Carvalho, O Globo
O motorista Célio Soares, uma das principais testemunhas dos supostos desvios de dinheiro do Ministério do Esporte , afirmou nesta terça-feira que recebeu ameaças de agressão de duas pessoas ligadas a Organizações Não Governamentais (ONGs) suspeitas de envolvimento em irregularidades.
Uma das tentativas de coerção teria partido do irmão de um político petista de Brasília. A outra ameaça teria como origem um homem que teria relações com a ONG Instituto Liga de Futebol Society.
Em entrevista ao GLOBO nesta terça-feira, o motorista reafirmou ter levado R$ 1 milhão para o ministro do Esporte, Orlando Silva, que nega com veemência.
Soares está intimado para depor nesta quarta-feira na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. O motorista disse que os dois responsáveis pelas ameaças estiveram na casa dele em Sobradinho, na semana passada. Como não encontraram o motorista, os dois teriam deixado com familiares recados ameaçadores.
Desde então, Soares não anda sozinho. Só se movimenta em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, na companhia de amigos. Soares foi motorista de Fredo Ebling, ex-candidato a deputado federal pelo do PCdoB e um dos principais aliados de Orlando no partido.

Câmara aprova proposta sobre lavagem de dinheiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira proposta que amplia o número de operações sobre as quais devem ser remetidas informações ao Conselho de Controle da Atividade Financeira (Coaf), tendo por objetivo combater a lavagem de dinheiro. O texto final teve a chancela direta do governo, tendo sido apresentado, na forma de substitutivo, pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

No Planalto, Dilma recebe FH para jantar

Adriana Vasconcelos e Luiza Damé, O Globo
A volta de Fernando Henrique Cardoso na noite desta terça-feira ao Palácio da Alvorada, nove anos depois de ter deixado a Presidência da República, deixou apreensivos petistas e tucanos.
Tentando disfarçar o desconforto diante da relação cada vez mais amistosa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente, dirigentes do PT e do PSDB minimizaram o impacto político dessa convivência civilizada entre os dois, mas as brincadeiras e ironias de parte a parte revelavam que a proximidade não é encarada como algo tão normal assim.
Atendendo a um pedido de Fernando Henrique, Dilma recebeu, para um jantar no Alvorada, o grupo "The Elders" (que pode ser traduzido como "os anciãos"), formado por líderes mundiais engajados na promoção da paz e com uma agenda humanitária, criado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, em 2007. A presença de Fernando Henrique é mais um sinal da relação respeitosa entre Dilma e o principal líder da oposição.
Além do tucano, estavam presentes o arcebispo sul-africano Desmond Tutu; o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia e Prêmio Nobel da Paz; Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega; Mary Robinson, primeira mulher a assumir a presidência da Irlanda; Ela Bhatt, fundadora da associação das mulheres empreendedoras da Índia; e a princesa holandesa Mabel de Orange.

Senado aprova Lei de Acesso à Informação Pública

O Senado aprovou no início da noite desta terça-feira em votação simbólica o projeto de lei que põe fim ao sigilo eterno de documentos oficiais e que regula o acesso a informações do governo. Foi mantido o texto da Câmara e rejeitados os destaques apresentados pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) , principal opositor à imposição de um limite temporal para o sigilo de documentos oficiais. O texto segue agora para a sanção presidencial.

Câmara aprova criação de mais 1.853 cargos no Executivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, dois projetos de lei criando 1.853 novos cargos no âmbito do Poder Executivo, sendo 1.293 no Itamaraty e mais 560 na Advocacia Geral da União (AGU), sem contar a transformação de cargos já existentes.
No caso do Ministério das Relações Exteriores, o governo pede a criação de 400 vagas de diplomatas e ainda 893 cargos de oficiais de chancelaria. As duas propostas foram enviadas em 2010, ainda na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi marcada pelo aumento de gastos com pessoal.

STJ aprova, em decisão inédita, casamento civil entre duas mulheres

Carolina Brígido, O Globo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou nesta terça-feira o casamento civil entre duas mulheres gaúchas que vivem juntas há cinco anos, em uma união homoafetiva. A decisão foi tomada pela Quarta Turma do tribunal, por quatro votos a um. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia reconhecido a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Mas, agora, as pessoas terão direito a uma certidão de casamento registrada em cartório, no mesmo modelo da usada por casais heterossexuais.

0 comentários:

Postar um comentário