domingo, outubro 30, 2011

Brasil!


Câncer pode reduzir papel de Lula na eleição de 2012, dizem analistas

Câncer pode reduzir papel de Lula na eleição de 2012, dizem analistas
Folha.com
Diagnosticado com câncer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará um tratamento que poderá forçá-lo a reduzir sua participação nas eleições municipais de 2012 e diminuir sua já declinante influência no governo Dilma Rousseff, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.
Neste sábado, o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informou que um tumor foi detectado na laringe de Lula, e que o ex-presidente será submetido a quimioterapia a partir de segunda-feira.
Segundo o oncologista Artur Katz, membro da equipe que atende o ex-presidente, trata-se de um tumor "não muito grande", cujas "chances de cura são excelentes".
No entanto, analistas afirmam que o tratamento poderá exigir que Lula reduza suas atividades atuais, como a articulação política que exerce no PT.
Nos últimos meses, o ex-presidente iniciou uma série de negociações com vistas às próximas eleições municipais, como a defesa da candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo.
Para o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), Lula teria grande capacidade de influenciar os resultados do próximo pleito.
"Se for para a campanha, ele pode ajudar a eleger vários prefeitos em cidades grandes e médias. Mas, para isso, tem de estar com boa saúde e voz para discursar."
No entanto, Fleischer afirma que, mesmo que temporária, a ausência de Lula pode acirrar as divergências no PT, já que, segundo ele, o ex-presidente desempenha hoje um papel unificador no partido.
"Sem o Lula, a tendência é que as facções petistas briguem ainda mais do que já brigam", diz Fleischer.
Segundo Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, ainda que se recupere rapidamente, Lula tende a voltar à cena política mais contido, já que terá de cuidar para que a doença não regresse.
"Se ele se curar, e tudo indica que vai se curar, provavelmente ficará mais seletivo, escolhendo melhor seus focos de atuação."

Cirurgia poderia comprometer a voz de Lula

Cristiane Segatto, ÉPOCA
Médicos optaram pela quimioterapia para preservar a fala do ex-presidente. O câncer de laringe é curável na maioria dos casos.
(...) Para um líder como Lula, que sempre dependeu de sua capacidade de expressão oral para mobilizar plateias, o comprometimento da fala poderia ter um grande impacto na qualidade de vida. É isso o que os médicos querem evitar.
"Decidimos não submetê-lo a uma cirurgia. Não seria uma boa opção porque haveria o risco de comprometimento ou perda da voz", disse Katz a ÉPOCA. "Ele chegou ao hospital reclamando de incômodo na garganta e rouquidão", afirmou.
Segundo Katz, depois da quimioterapia talvez o ex-presidente ainda precise ser submetido a radioterapia. "A chance de cura é muito grande".
Em geral, os tumores de laringe são altamente curáveis, principalmente quando descobertos no início. O objetivo principal é não apenas debelar o tumor, como também preservar a fala. A qualidade de vida pós-tratamento é um aspecto fundamental na escolha do melhor método a seguir. É fundamental avaliar como a cirurgia ou a quimioterapia vai afetar a forma como a pessoa fala, come e respira.

Lula inicia tratamento contra câncer na segunda-feira

Tatiana Farah e Guilherme Voitch, O Globo
Diagnosticado com câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa na segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento que combina quimioterapia e radioterapia. O tumor maligno, com diâmetro de 2cm a 3cm, foi localizado na parte superior da glote, perto das cordas vocais. O tratamento deve ser em três etapas, a cada 20 dias.
Lula deixou o Sírio-Libanês por volta das 20h (horário de Brasília) e a princípio não precisará voltar para internação, mas deve receber, na segunda-feira, um cateter para administrar o remédio. Lula chegou a usar máscara de oxigênio, segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), que o visitou:
- Falei com os médicos e a informação é que o câncer foi pego bem no início, não há metástase e as perspectivas são boas.
Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, Lula pediu que fosse feito boletim oficial tão logo soube da doença, mesmos passos do ex-vice-presidente José Alencar, que, vítima de câncer, tornou pública a doença imediatamente. Com isso, Lula não avisou nem os assessores próximos e amigos antes de a doença se tornar pública. Durante a internação, ficou a maior parte do tempo apenas com a mulher, Marisa Letícia.
Segundo o diretor de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, Lula poderá receber o tratamento mesmo em casa. Mas a previsão é que comece com os remédios no hospital.
Médicos do ex-presidente e especialistas ouvidos pelo GLOBO explicaram que esse tipo de câncer é causado, na maioria dos casos, pelo fumo. No ano passado, segundo sua assessoria, Lula parou de fumar. Ele teria tomado a decisão após sofrer alterações de pressão e uma crise hipertensiva enquanto ainda era presidente.
O GLOBO apurou que, no caso de Lula, a cirurgia foi descartada, que os médicos estão otimistas e que o câncer tem grande chance de cura sem outra intervenção. Segundo os médicos, o tumor não tem metástase.
- A doença está no início e é 100% curável - disse um dos médicos da equipe de Lula.

Lula tem agenda de viagens ao exterior cancelada

Mariana Schreiber, Folha.com
A agenda de viagens do ex-presidente Lula ao exterior está suspensa até o final deste ano, informou neste sábado o diretor-presidente da Fundação Lula, Paulo Okamato. Ele esteve no Hospital Sírio-Líbanês, onde Lula ficou internado até o início desta noite e recebeu diagnóstico de câncer na laringe.
Entre as viagens previstas para Lula em novembro estão Estados Unidos (Washington), República Dominicana e Venezuela, para um encontro com Hugo Chávez, que também se trata de um câncer. Todas elas estão canceladas, conforme Okamoto.
Okamato disse ainda que a notícia da doença de Lula assustou as pessoas mais próximas ao ex-presidente. "A dona Marisa [mulher de Lula] ficou nervosa e assustada, mas ela é muito forte", disse.
Lula passou por exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, após se queixar de rouquidão. O diagnóstico de câncer na laringe ocorreu neste sábado, e o tratamento com quimioterapia deve se iniciar nesta segunda (31).
O tumor tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital. A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. 

Dilma permanece em Brasília e só viaja para SP na 2a

Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff só viajará para São Paulo na segunda-feira, como já estava previsto em sua agenda. No início da tarde deste sábado, a presidente afirmou, em nota, que a descoberta do tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita em um estágio que permite "seu tratamento e cura".
De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Dilma deve passar o fim de semana na capital federal, sem compromissos oficiais. Na segunda-feira, Dilma dará posse ao novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a partir das 15 horas, em solenidade no Palácio do Planalto.
No final da tarde, Dilma seguirá para a capital paulista onde participará, às 20 horas, do prêmio "As Empresas Mais Admiradas do Brasil", da revista Carta Capital. Depois, a presidente segue para Natal (RN).
Na nota divulgada mais cedo, Dilma afirmou que estará "ao lado" do ex-presidente Lula para acompanhar a "superação de mais este obstáculo". Lula permanece no hospital Sírio Libanês, depois de ter passado por exames que diagnosticaram um tumor na laringe.

Políticos da oposição manifestam apoio ao ex-presidente Lula

Carolina Brígido, Flavia Barbosa e Fabio Fabrini, O Globo
Presidente do PSDB, principal partido de oposição ao governo, o deputado federal Sérgio Guerra (PE) divulgou nota na qual deseja, em nome da legenda, pronta recuperação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado, neste sábado, com câncer de laringe.
Ele disse que, ao saberem que o petista recebeu diagnóstico de um câncer na laringe, os tucanos ficaram "preocupados como todos os brasileiros".
"Desejamos que a sua recuperação seja a mais rápida e bem sucedida. O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", afirma o comunicado.
O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), desejou a pronta recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Para ele, a doença não afetará a vida política do país.
- O câncer de laringe é um câncer com alto potencial de cura. O Lula faz parte da nossa vida política há muitos anos. Embora seja adversário, vou torcer para a cura dele. Torço para que ele se restabeleça plenamente. A Dilma passou por essa situação e hoje está tudo bem. Muita gente duvidava que ela pudesse exercer a Presidência da República. Desejo que aconteça com Lula o que aconteceu com Dilma, o restabelecimento pronto - disse Demóstenes Torres.
Para o senador Agripino Maia (DEM-RN), o diagnóstico de Lula não afetará a vida política do país. Ele acredita que o tratamento será rápido e não impossibilitará o ex-presidente de seguir com sua vida normal:
- Os fatos são tranquilizadores, trata-se de um tumor que não tem ao menos recomendação cirúrgica. Hoje, esses tumores cancerígenos não assustam mais. Pelo que vi, ele vai se tratar e, enquanto isso, continuar com a vida normal. Desejo que o presidente de recupere logo desse problema. Completado o tratamento, ele poderá cumprir a agenda dele. O Lula sempre foi uma figura estruturalmente forte. Ele está entregue a médicos de excelentes qualidades, vai cumprir disciplinadamente a prescrição e vai se recuperar rapidamente. O exemplo do que eu falo é o que aconteceu com a própria presidente Dilma.
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), divulgou nota no fim da tarde desejando sucesso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tratamento do câncer na laringe diagnosticado neste sábado:
"O PPS é solidário ao ex-presidente Lula e a sua família. Nós desejamos sucesso em seu tratamento e a sua pronta recuperação. Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos".
Mais cedo, pelo Twitter, Roberto Freire dissera que Lula "agiu com correção não escondendo a doença". "É raro tal atitude homens públicos.Solidariedade.Desejo pronta recuperação", escreveu Freire.
O presidente do PSD no Rio, o ex-deputado Indio da Costa, escreveu no microblog que "política e saúde não se misturam. Desejo ao ex-presidente Lula pronta recuperação".

Deixei o PSDB porque Serra me perseguia, diz Chalita

Pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo afirma que sua candidatura não será moeda de troca para acordo com o PT
Vera Magalhães e Bernardo Mello Franco, Folha de S. Paulo
O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, diz que foi "perseguido" pelo ex-governador José Serra e que, por isso, trocou o PSDB pelo PSB.
Sempre conciliador, Chalita adota um tom mais duro quando vai se referir ao tucano, a quem atribui um suposto "retrocesso" nas políticas educacionais no Estado.
"Senti que não havia mais espaço no PSDB para continuar o trabalho que eu estava desenvolvendo. Me senti perseguido por ele [Serra] e não queria apoiá-lo para a Presidência da República. Fui absolutamente autêntico e verdadeiro", declarou.
Ele atribui a suposta perseguição ao fato de ter apoiado Geraldo Alckmin na disputa interna pela candidatura à Presidência, em 2006.
"Todo o projeto educacional que a gente construiu em São Paulo, que era sólido, o Serra acabou com isso. Começou a perseguir professores, as greves voltaram, e eu ficava incomodado com isso."

Do escândalo da cueca à liderança do PT na Câmara

Maria Lima, O Globo
Mais um escândalo do PT, o primeiro "dinheiro na cueca" protagonizado pelo deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) e seu ex-assessor parlamentar petista José Adalberto Vieira da Silva, aos poucos, também vai virando piada de salão.
Como o mensaleiro João Paulo Cunha (PT-SP), que foi reabilitado e dirige hoje a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal comissão da Câmara, o suposto dono dos US$ 100 mil transportados na cueca de Adalberto, no auge do escândalo do mensalão, em junho de 2005, é uma estrela em ascensão e galga, a passos largos, postos de comando na Casa.
Guimarães é vice-líder do governo e despacha em reuniões no gabinete do líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). O próximo passo é assumir a liderança do PT na Câmara em substituição a Paulo Teixeira (PT-SP), em fevereiro.
Em seu segundo mandato de deputado federal, o irmão do ex-deputado José Genoino - como ainda é apontado por muitos no Congresso apesar de já ter estrela própria - não esconde o prestígio que adquiriu no comando de articula$ções para votação de matérias estratégicas para o governo.
Ele foi o relator da MP que instituiu o polêmico Regime de Contratação Diferenciada (RDC) para obras da Copa de 2014. E colaborou, entre outras matérias, com o projeto que definiu regras mais rígidas para crimes de lavagem de dinheiro, em parceria com o líder Vaccarezza, e que foi aprovado semana passada no plenário.

Afilhados lideram cargos de confiança no Esporte

Indicações políticas são maioria nos postos de gerência, o que contraria regra
Ministérios criados há menos tempo são os mais aparelhados por pessoas sem vínculos com o funcionalismo
Fernando Mello e Natuza Nery, Folha de S. Paulo
Alvo de suspeitas de desvios de verbas para beneficiar o caixa do PC do B, o Ministério do Esporte lidera o ranking das pastas que mais nomearam pessoas sem nenhum vínculo com o funcionalismo público para seus cargos de confiança.
Um levantamento feito pela Folha mostra que, do total de cargos de confiança desse ministério, 66% são ocupados por funcionários de fora dos quadros públicos.
O número supera o teto estipulado para a contratações de trabalhadores não concursados para órgãos federais.
De acordo com o decreto 5.497, de 2005, editado pelo ex-presidente Lula, a maior parte dos cargos de livre nomeação (conhecidos pela sigla DAS) nos escalões inferiores devem ser preenchidos por funcionários públicos.
Nos cargos de nível de gerencial, 75% têm de ficar nas mãos de servidores de carreira. No Esporte, porém, eles são apenas 32%.
Para postos de assessoria, a regra é que 50% devem ser de servidores concursados. No Esporte, são 37%.
Na pasta sob o comando do PC do B foram nomeados ex-presidentes e militantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), como Wadson Ribeiro e Ricardo Capelli.
Também ganharam cargos candidatos derrotados em eleições para deputado, como Andrea Alfama (AL), ou membros da direção partidária, como Maria Ivonete, secretária de formação no DF.

Maioria de ONGs sob suspeita é ligada ao PCdoB

Roberto Maltchik, O Globo
Cerca de 73% do dinheiro comprovadamente desviado ou mal aplicado por organizações não governamentais no Programa Segundo Tempo irrigaram entidades ligadas ao PCdoB, partido que continua à frente do Ministério do Esporte mesmo depois da saída de Orlando Silva.
Levantamento feito pelo GLOBO nas 16 tomadas de contas especiais (TCEs), nas quais o próprio governo detectou irregularidades em convênios com as ONGs, mostra que, em oito delas, os alvos são grupos dirigidos por filiados à legenda ou pessoas que tiveram ligação estreita com os comunistas em quatro estados.
O governo busca recuperar - com o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) - de R$ 28,3 milhões, apenas de convênios fechados entre o Segundo Tempo e as ONGs. Deste montante, R$ 20,6 milhões abasteceram os cofres de entidades atreladas ao PCdoB em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Tocantins.
Entidades ligadas ao partido também estão no topo da lista de todas as ONGs beneficiadas pelo Segundo Tempo. Das cinco entidades que mais receberam recursos, quatro têm ligação com o PCdoB e não foram alvo de investigação.
Braço direito do vereador Netinho de Paula (PCdoB) na Câmara Municipal de São Paulo, Veruska Ticiana Franklin de Carvalho, filiada em Campinas, comandava, em 2004, a Federação das Associações Comunitárias de São Paulo (Facesp), entidade que amealhou R$ 1,6 milhão do Segundo Tempo para criar 125 núcleos esportivos nas cidades paulistas de Americana, Campinas, Mauá e Osasco.
O objetivo era beneficiar 12.500 crianças, jovens e adolescentes. Porém, nem o Ministério do Esporte conseguiu descobrir onde foi parar todo o dinheiro, e, agora, pede de volta R$ 3,5 milhões (valor corrigido) por falta de execução do projeto.

Tribunais de Contas são comandados por suspeitos em ações

Três presidentes de TCEs deixaram seus cargos; em sete Estados, chefes dos órgãos são alvos de questionamentos
Para cientista político, conselheiros escolhidos pelo Legislativo têm dificuldade de julgar as contas de forma isenta
Felipe Bächtold e Cíntia Acayaba, Folha de S. Paulo
Reduto de ex-políticos semiaposentados, Tribunais de Contas dos Estados são presididos por suspeitos envolvidos em operações da Polícia Federal e réus em processos que tramitam na Justiça.
Três presidentes desses órgãos de fiscalização tiveram que deixar seus cargos nos últimos meses por suspeitas de irregularidades. Em ao menos sete Estados, o atual comando do órgão também é alvo de questionamentos.
A Procuradoria-Geral da República assinou há duas semanas o pedido de afastamento do presidente do TCE do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho, ao denunciá-lo por suspeita de envolvimento em irregularidades apuradas na Operação Pasárgada, da Polícia Federal.
Dezesseis prefeitos foram presos na ação, de 2008, que apurava facilitação de benefícios a municípios.
A cúpula do TCE de Minas também foi alvo de suspeitas na mesma operação. Uma autorização do Superior Tribunal de Justiça permitiu à polícia ouvir o presidente Antônio Carlos de Andrada e outros membros. A investigação ainda não está concluída.
(...) O cientista político Bruno Speck, que fez estudo sobre os TCEs na Unicamp, diz que "alguém indicado pelo governador vai ter dificuldade de julgar de forma isenta as contas do governo."

2 comentários:

  1. ENSINO NAUFRAGADO DE UM ESTADO MEDÍOCRE. ERA DE ESPERAR ALGUMA COISA QUE IRIA ACONTECER COM RELAÇÃO A ESTA PROVA DE CONHECIMENTOS A NÍVEL NACIONAL. NÃO ESTAVAMOS DESEJANDO, MAIS AS EVIDÊNCIAS DA DESORGANIZAÇÃO E DA FORMA QUE ELA É ELORADA CONTRIBUÍ A CADA ANO PARA SUA DESCONFIABILIDADE.SÃO SETORES EDUCACIONAIS DO GOVERNO DA MAIS ALTA IMCOMPETÊNCIA QUE TENTAM ORGANIZAR ESTE CONCURSO MAS INFELIZMENTE NÃO CONSEGUEM, OS GOVERNOS POSSUEM MUITOS FUNCIONÁRIOS PARA POUCO SERVIÇOS, ESTE ENEM TEM SIDO UMA DOR DE CABEÇA PARA OS FUTUROS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. A PRESIDENTA DILMA A BEM DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TEM PEDIR O AFASTAMENTO DESTE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE ELE ERRA. A FALTA DE SEGURANÇA E SIGILO DAS PROVAS. ETA BRASILSINHO PRA ERRAR, ADMINISTRADORES RESPEITEM OS ESTUDANTES. SE FOR COMPROVADO ATRAVES DE INVESTIGAÇÕES QUE O COLÉGIO "CRISTO" E OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NESSE ESCÂNDALO AGIRAM DE MÁ FÉ, O MEC TEM O DIREITO E O DEVER DE CAÇAR OS REGISTROS DO COLÉGIO E DOS PROFESSORES. O DOUTOR E PROFESSOR OSCAR COSTA FILHO PROCURADOR DA REPÚBLICA VEM BATENDO NA MESMA TECLA REPETIDAS VEZES QUE EXISTEM FALHAS NO ENEM, E BRASÍLIA NÃO LHES DAR OUVIDOS. MUITO OBRIGADO,ATÉ A PRÓXIMA. A H A R P I A.

    ResponderExcluir
  2. SÃO CARA DE PAU MESMO, ESTES AMERICANOS DE UMA FIGA. QUEREM FAZER DO NOSSO BRASIL UMA RAMPA DE LIXO HOSPITALAR É CLARO COM A CONIVÊNCIA DE ALGUNS BRASILEIROS TAMBÉM IRRESPONSÁVEIS. É UM CASO MUITO SÉRIO PARA A DEFESA NACIONAL DO BRASIL. ALGUMAS EMPRESAS AMERICANAS IMPORTANDO LENÇÓIS CONTAMINADOS POSSÍVELMENTE ATÉ COM O VÍRUS DA AIDS E DA HEPATITE.ESSES TECIDOS HOSPITALARES USADOS E DESCARTADOS LÁ NO EUA, CHEGAVAM AO BRASIL AINDA MANCHADOS DE SANGUE PARA SEREM USADOS EM FORRO DE BOLSO E LENÇÕIS PARA O LEITO HOSPITALAR NOS HOSPITAIS DO BRASIL. A ALFANDEGA BRASILEIRA TAMBÉM TEM SUA PARCELA DE CULPABILIDADE FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO TAMBÉM TEM QUE SEREM PUNIDOS. O GOVERNO BRASILEIRO TEM QUE IMPEDIR IMEDIATAMENTE A COMERCIALIZAÇÃO DESTES LENÇÓIS CONTAMINADOS E DEVOLVER PARA O PAÍS DE ORIGEM. SE O BRASIL FOR SÉRIO, O MINISTRO DA SAÚDE DO BRASIL TEM QUE ENTRAR COM UMA REPRESENTAÇÃO NA OMS(ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE). MUITO OBRIGADO, ATÉ A PRÓXIMA. A H A R P I A

    ResponderExcluir