segunda-feira, outubro 31, 2011

Lançado Filme sobre a vida de Dom Fragoso!


Filme de Francis Vale mostra trajetória progressista de Dom Fragoso na luta pelos direitos dos excluídos durante o  período do regime militar de 1964.
Um bispo católico da linha progressista ombreado a Dom Helder Câmara, Dom José Maria Pires, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, entre outros, na construção da cidadania dos excluídos. Esse é o perfil de Antônio Batista Fragoso, Dom Fragoso, 1° Bispo Diocesano de Crateús (CE) que, tanto quanto os demais líderes religiosos de sua época, viveu ameaçado pela repressão do regime militar de 1964. É o personagem central do filme ‘Dom Fragoso’, dirigido por Francis Vale (foto), que conta passagens do seu bispado no período de 1964 a 1998 naquela cidade e a importância de seus ensinamentos para pessoas que com ele conviveram no interior cearense.
Segundo o cineasta Francis Gomes Vale, autor do longa-metragem, o filme é uma entrevista/documentário com o próprio Dom Fragoso e com pessoas de sua convivência, que contam a importância de seus ensinamentos para suas vidas, numa época de silêncio e medo.
Natural de Teixeira (PB), Antônio Batista Fragoso ordenou-se padre em João Pessoa e, tempos depois, foi ser Bispo Auxiliar no Maranhão sendo, em seguida, nomeado 1° Bispo Diocesano de Crateús (CE), onde o cineasta o conheceu.
Já aposentado da batina, em 2005 nasceu a ideia do filme, de pronto aceita pelo religioso, que na entrevista aborda temas como o papel da igreja na colonização brasileira, nas relações com os trabalhadores  e sobre histórias de sua passagem como Bispo daquela cidade em pleno regime militar.
Conta o cineasta que Dom Fragoso, falecido em 2006, teve sua prisão anunciada em 1968, justamente quando participava com outros 39 Bispos, de uma reunião em Recife com Dom Helder Câmara, Arcebispo Emérito de Olinda e Recife. “Ao saber do anúncio de sua prisão, Dom Helder combinou que se viessem buscá-lo, os 39 Bispos e ele próprio iriam para a prisão, o que acabou não acontecendo”, contou Francis Vale.
Fonte:Agência de Notícias da UFPB

0 comentários:

Postar um comentário