sábado, novembro 12, 2011

Brasil!


O voo cego do ministro do Trabalho

 

Em viagem oficial ao Maranhão, Carlos Lupi usou avião alugado por um dos principais acusados de desviar dinheiro de convênios com o ministério. E o acusado estava entre os passageiros
Daniel PereiraHugo MarquesGustavo Ribeiro e Paulo Celso Pereira, VEJA
Trechos da reportagem:
"Na manhã de 13 de dezembro de 2009, um avião de pequeno porte decolou de Imperatriz, no Maranhão, com destino a Timon, no mesmo estado. Quando o King Air branco com detalhes em azul, de prefixo PT-ONJ, já cruzava o céu na altitude e na velocidade determinadas no plano de voo, o então assessor do Ministério do Trabalho, Weverton Rocha tomou um susto. Pela janela, ele viu um rastro de fumaça perto do tanque de combustível. Disciplinado, avisou imediatamente seu chefe, o ministro Carlos Lupi: "Olha, parece que está vazando querosene".
Osso duro de roer, como se definiu na semana passada, Lupi reagiu com a confiança e a verborragia que lhe são peculiares: "Nada de mau vai nos acontecer. Tenho 49 orixás que me acompanham", disse, ecoando um de seus mantras prediletos.
Em seguida, o ministro avisou o comandante do problema. O avião retornou a Imperatriz, foi consertado e retomou a viagem ao destino final. Estavam a bordo também o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, já falecido, o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel de Souza Nascimento, e um convidado especial - o gaúcho Adair Meira.
(...)
Adair não é do PDT, mas tem relações intestinas com o partido. Ele comanda uma rede de ONGs que têm contratos milionários com o Ministério do Trabalho. Era, portanto, um interessado direto no programa que estava sendo anunciado no Maranhão. Mais do que isso. Foi Adair quem "providenciou" o King Air que transportou o ministro e os pedetistas pelo Maranhão, numa daquelas clássicas confraternizações entre interesses públicos e privados, cuja despesa acaba sempre pendurada na conta do contribuinte.
O ministro Carlos Lupi cumpriu uma agenda oficial, usando um avião privado, pago por um dono de ONG que tem negócios com o ministério. E, pior, um dono de ONG acusado de fraudar o próprio ministério."
[No Congresso, na semana passada], "Lupi afirmou desconhecer Adair Meira. "Eu não tenho relação nenhuma, absolutamente nenhuma, com o - como é o nome? - seu Adair", afirmou num providencial lapso de memória. Depois emendou: "Posso ter e devo ter encontrado com ele em algum convênio público. Não sei onde ele mora".
Quanta descortesia. No fim de 2010, um ano após o tour maranhense, a Fundação Pró-Cerrado e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), duas ONGs de Adair, receberam do Ministério do Trabalho, numa solenidade em Brasília, o Selo Parceiros da Aprendizagem, concedido a entidades consideradas de excelência na formação profissional.
Também no fim de 2010, a Renapsi foi escolhida pelo ministério como parceira num projeto para qualificar trabalhadores no Maranhão - isso apesar de ter credenciais nem de longe abonadoras. A Procuradoria da República já pediu a devolução de recursos públicos embolsados pelas entidades de Adair. A Controladoria Geral da União, por sua vez, apontou uma série de irregularidades nos contratos executados por elas. 
Na audiência com os deputados, Lupi garantiu que quase nunca viaja em aviões particulares. E assegurou que jamais se locomoveu à custa de Adair.
"Nunca andei em aeronave pessoal nem dele e nem de ninguém", disse o ministro. Lupi esqueceu de combinar a versão com um de seus antigos assessores. Procurado por VEJA, Ezequiel Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, confirmou que o King Air ficou à disposição do ministro e dos pedetistas no Maranhão.
Confirmou também a presença de Adair Meira a bordo nos voos entre municípios. E mais: indagado sobre quem providenciou o avião para servir ao ministro, o ex-assessor foi taxativo:  "O Adair".

Brasil no G-6

Merval Pereira, O Globo
Ao mesmo tempo em que somos afetados pela crise internacional que se agrava a cada dia, ameaçando reduzir nosso crescimento a níveis medíocres, somos beneficiários dela e da transformação do quadro de relações de poder e de interesses globalizados num mundo multicêntrico que a duras penas vai abrindo caminho para os países emergentes que têm sua melhor expressão nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e a recém-chegada África do Sul, o S de South Africa), um acrônimo criado por um banco de investimento para facilitar a compreensão das transformações que ocorriam no mundo e que se tornou quase que uma instituição de vida própria.
Mesmo crescendo a apenas 3% ao ano, o PIB brasileiro aumentará mais do que o dos países europeus e o dos Estados Unidos nos próximos anos, o que colocará o país no G-6 da economia mundial, à frente da França e da Inglaterra.
Mas crescerá menos do que os emergentes, como China, e Índia. Brasil e Índia, devido ao baixo índice educacional e à falta de infra-estrutura, crescerão em velocidade menor do que Rússia e China nos próximos 20 anos, segundo o estudo da Goldman Sachs, criadora dos BRICS.
Mas mesmo a lista das dez maiores economias do mundo devendo ser bastante diferente da de hoje nos próximos anos, há um detalhe fundamental: as maiores economias, medidas pelo Produto Interno Bruto (PIB), provavelmente não serão as mais ricas em termos de renda per capita.
Pelas projeções, os cidadãos do BRICS continuarão sendo mais pobres na média que os cidadãos dos países do G-6 de hoje, com exceção talvez da Rússia.

Empresa chinesa paga viagem a dirigente do Ministério do Trabalho

Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo
Com histórico de problemas envolvendo funcionários estrangeiros no Brasil, a empresa de telecomunicações Huawei pagou uma viagem à China a um integrante do alto escalão do Ministério do Trabalho.
Aldo Cândido Costa Filho, número dois da Coordenadoria-Geral de Imigração da pasta, viajou durante dez dias à China no mês passado. Entre suas atribuições, está a outorga de vistos de trabalho.
Ele estava acompanhado da mulher, Tânia Mara Costa, coordenadora-geral de Fiscalização do Trabalho.
Junto com o casal, também viajou Elias Ferreira, representante da Força Sindical do Conselho Nacional de Imigração, órgão da pasta com integrantes de governo, sindicatos e entidades patronais.

Lupi (à esquerda) exibe diploma de homenageado - Foto: Pedro Kirilos / O Globo

Cássio Bruno, O Globo
A entrega de duas medalhas ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (foto acima) (PDT), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, na sexta-feita, acabou transformada em um ato de apoio ao pedetista.
Em seu discurso, em tom de ataque à imprensa, Lupi afirmou que acabará com a derrubada de ministros do governo Dilma "no grito" e disse que vai aproveitar a crise para debater o papel do jornalismo brasileiro.
- Se tem ladrão na política? Tem em todas as categorias, inclusive no jornalismo brasileiro. Temos que ir fundo nesta discussão - afrirmou Lupi.
Em uma das faixas de solidariedade ao ministro, os pedetistas escreveram: "Em 1954, a imprensa marrom acusou Jango e, em 2011, querem repetir a história com Lupi".

Agnelo segura crise dando espaço a Dirceu

Vannildo Mendes, O Estado de S.Paulo
Em mais um movimento para retomar o controle do governo do DF, abalado pela maior crise desde que tomou posse, o governador Agnelo Queiroz ampliou o espaço do PT ligado ao ex-ministro José Dirceu na equipe e designou o sindicalista Jacques Pena para a presidência do Banco de Brasília (BRB).
Petista de carteirinha, ele vai tomar conta da chave do cofre do governo, cujo Orçamento de cerca de R$ 25 bilhões anuais é centralizado no banco. 
O principal provedor de serviços bancários da administração direta e das empresas públicas do DF, o Banco de Brasília centraliza ainda o recebimento de todos os impostos, multas e taxas locais, como IPTU e IPVA.
Mais da metade do Orçamento do governo circula pelas contas dos 250 mil servidores ativos e inativos do Executivo. 

Pena é ligado ao Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente mais forte do partido, que tem como maior expoente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entre seus caciques José Dirceu, que comanda, em nível nacional, uma operação de socorro ao governador.
Agnelo é alvo de denúncias de recebimento de propina quando foi ministro do Esporte (2003-2006) e diretor da Anvisa (2007-2010). Em Brasília, a corrente é comandada pelo próprio governador e pelo deputado distrital Chico Vigilante. 

Aécio é recebido em clima de campanha no Rio Grande do Sul

Senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Porto Alegre - Diego Vara / Agência RBS

Elder Ogliari, Agência Estado
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi recebido em clima de campanha política e fez discurso de candidato à Presidência da República em encontro com tucanos e lideranças do PP, PPS e DEM nesta sexta-feira, em Porto Alegre.
Além da palestra em almoço no Clube do Comércio, a agenda na capital gaúcha incluiu visitas a três empresas de comunicação e uma caminhada entre as barracas da Feira do Livro, no centro da cidade, durante a qual simpatizantes gritavam "Brasil prá (sic) frente, Aécio presidente".
A  viagem ao Rio Grande do Sul foi a primeira de uma série que o parlamentar está programando com o objetivo formal de "ouvir e falar" sobre o futuro do País. A próxima está prevista para o Nordeste, em dezembro.
Em seu discurso e nas entrevistas que deu, Aécio tratou de pontuar diferenças com o PT criticando as gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2006 e 2007-2010) e de Dilma Rousseff, iniciada este ano, e defendendo ações de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002). 

Haddad faz oposição a Kassab e reforça elos com a União

Vera Rosa e Julia Duailibi, O Estado de S. Paulo
O ministro da Educação, Fernando Haddad (acima foto), foi lançado na sexta-feira pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo com um discurso crítico à gestão Gilberto Kassab (PSD).
O petista deu o tom de como será sua campanha em 2012 ao falar da "aliança estratégica" com o governo federal e ao descartar uma coligação com o partido que governa a capital paulista.
O anúncio feito na sexta por Haddad, acompanhado pela direção do PT, e enterra as prévias no partido e, a oito meses das convenções, o coloca como o principal nome do pólo oposicionista na disputa.
Apesar das críticas à gestão Kassab, não está descartada aliança entre PSD e PT num eventual segundo turno, já que nacionalmente o governo federal busca acordos com o partido criado pelo prefeito.
"O sentimento da militância do PT, já expresso em congresso, é de mudança, e não de continuidade. O sentimento é de que as coisas precisam mudar em São Paulo", afirmou Haddad após encontro com os dois pré-candidatos que abriram mão da disputa, os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, na sede do PT nacional, em São Paulo. 

Nem diz que negociava sua rendição com o AfroReggae há dois meses

Antônio Werneck, O Globo
No longo depoimento prestado na madrugada de sua prisão, na sede da Polícia Federal do Rio, que na sexta-feira foi tratado pelos policiais federais como informal, o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Favela da Rocinha, revelou que negociava há cerca de dois meses sua rendição com o coordenador do AfroReggae José Júnior.
O traficante, segundo os policiais federais, não citou qualquer policial civil na negociação. Segundo os agentes, o bandido, bastante tenso, chegou a chorar ao afirmar que, depois da prisão, vai abandonar o tráfico.
- Não vou mais traficar. Não quero mais saber dessa vida - afirmou o bandido.
Nem também revelou como entrou no crime. Segundo o traficante contou no depoimento aos federais, isso aconteceu há 12 anos, quando sua filha nasceu com uma doença grave, degenerativa. O bandido, nessa época, era um vendedor de revista e, sem dinheiro para custear o tratamento, pediu demissão do emprego.
- Não é verdade que entrei no tráfico depois de receber R$ 400 mil do antigo chefe do trafico na Rocinha. Entrei por opção própria, para custear o tratamento médico da minha filha, na época muito caro - afirmou o bandido.

Acusado de tentar furtar atum é preso por chegar atrasado ao fórum

O Globo
Um rapaz de 29 anos, acusado de tentar furtar quatro latas de atum e uma lata de óleo - que, juntos, somam R$ 20,69 - foi condenado à pena de 1 ano e seis meses de reclusão, em regime fechado, por chegar atrasado a uma audiência, na quarta-feira.
Segundo a Defensoria Publica, que entrou na quinta-feira na Justiça com um hábeas corpus em favor do acusado, W. C. é pobre, mora na Zona Leste de São Paulo e demorou mais de três horas para chegar ao Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste, por conta de problemas com transporte.
A prisão do rapaz foi decretada de imediato pela Juíza da 9º Vara Criminal da Capital, Juíza Patrícia Alvares Cruz, e aconteceu no momento da chegada de W. ao Fórum. A Defensora Pública Paula Barbosa Cardoso esclareceu a situação à magistrada, mas a prisão foi mantida.

Funcionária do AfroReggae é sequestrada e morta em Vigário Geral

Tânia Cristina Moreira, funcionária do AfroReggae - Reprodução: TV Globo

Jorge Antônio Barros, O Globo
Uma das mediadoras de conflitos do AfroReggae, Tânia Cristina Moreira (foto acima), de 44 anos, foi sequestrada e morta em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio. A informação foi dada por José Júnior, coordenador da única ONG do Rio que trabalha com a mediação de conflitos em favelas do Rio.
Tânia fazia parte de um grupo de cerca de 20 pessoas que se especializou em conversar com criminosos, sobretudo traficantes, para reduzir conflitos armados entre as facções e até mesmo levar criminosos à rendição.
Segundo José Júnior, Tânia Cristina -- que atuava há sete anos no AfroReggae -- foi levada de casa por dois ou três homens armados de pistola. Ela estava desaparecida, mas em mensagem no twitter, Júnior afirmou que o corpo da mediadora foi encontrado e está no Instituto Médico Legal (IML) de Caxias.

Divisão do Pará é rejeitada por 58% dos eleitores, diz Datafolha

Aguirre Talento, Folha.com
A divisão do Pará é rejeitada por 58% dos eleitores do Estado, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na sexta-feira.
A pesquisa, encomendada em uma parceria entre Folha, TV Liberal e TV Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará), ouviu 880 eleitores paraenses de 7 a 10 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 
O levantamento foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 46041/2011. O plebiscito ocorrerá no dia 11 de dezembro.

Senado italiano aprova medidas de austeridade

Premier italiano Silvio Berlusconi - Foto: Exame

Vinicius Neder, O Globo
O Senado italiano aprovou, na sexta-feira, a chamada Lei de Estabilidade, o que abre o caminho para a renúncia do premier Silvio Berlusconi (foto acima) e a entrada de um novo governo. O nome mais cotado para comandar esse governo, que vem sendo chamado de "técnico", é o do economista Mario Monti.
O projeto, que contém medidas de ajuste negociadas com a União Europeia (UE) para enfrentar a crise financeira, será apreciado hoje pela Câmara.
A lei passou no Senado por 156 votos a favor, 12 contra e uma abstenção. Os senadores da oposição não participaram da sessão, a fim de garantir sua aprovação.
Na terça-feira, Berlusconi afirmou que apresentaria sua renúncia depois que o projeto fosse aprovado.
O resultado da votação no Senado agradou aos mercados financeiros, que fecharam em alta. E aliviou a pressão sobre os títulos da Itália, cujo retorno - que é inversamente proporcional à procura dos investidores - deixou o patamar de 7%, considerado perigoso.
O rendimento dos papéis de dez anos recuou 0,42 ponto percentual, para 6,46%. E sua diferença em relação aos bônus alemães, referência do mercado europeu, caiu 50 pontos, para 461 pontos centesimais.

BC desiste de subir o pagamento mínimo do cartão de crédito

Gabriela Valente, O Globo
O Banco Central (BC) desistiu de elevar o valor mínimo de pagamento da fatura de cartão de crédito, que subiria para 20% no início do mês que vem. Com a decisão, o percentual mínimo continuará em 15%. O argumento da instituição é que foi um nível considerado adequado pela diretoria da autarquia para educar o correntista.
O BC ainda tomou outras medidas que reverteram o aperto do crédito feito no ano passado para frear o crescimento do país, mas apertou o cerco aos financiamentos mais longos e pôs um pedágio maior para os bancos emprestarem com prazos acima de 60 meses.
Os diretores do BC resolveram ainda subir o percentual do que as instituições devem manter em caixa para conceder financiamentos acima de cinco anos. Antes, os bancos tinham de manter 16,5% do total emprestado para operações de crédito consignado e crédito direto ao consumidor (CDC). Esse valor dobrou.
O BC avaliou que o risco dessas operações é muito alto por causa da inadimplência. No caso de financiamento de veículos, o BC tirou as exigências referentes à entrada, mas aumentou a exigência do banco que financiar em mais de 60 meses, por entender que o valor do bem já se depreciou totalmente.

Governo não permitirá avanço na importação de veículos

Foto: Exame

Adriana Fernandes, Agência Estado
O secretário-adjunto Executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, afirmou na sexta-feira que o governo não vai permitir um "surto" de importação de veículos no fim do ano até que entre em vigor o aumento do IPI incidente sobre os automóveis.
O governo, disse o secretário, tem como controlar um aumento por licenças de importação. Segundo ele, o governo não concederá a licença se identificar um surto de importação.
Os critérios para esse controle não foram definidos. O aumento do IPI para automóveis vai entrar em vigor em 16 de dezembro de 2011.
Oliveira destacou que o controle das importações tem amparo legal por meio do licenciamento não automático. Ele disse ainda que o licenciamento não automático dá um prazo de até 60 dias para a licença ser autorizada.
"É regra", afirmou, rebatendo a avaliação de que essa prática poderia se traduzir numa "operação tartaruga". Segundo ele, não se trata de "operação tartaruga" porque o governo tem o prazo de 60 dias.

1 comentários:

  1. PROFESSOR: ARQUIMEDES.13 de novembro de 2011 às 08:17

    REVISTA ¨CRATEÚS 100 ANOS¨, É LANÇADA NA CABANA MENDES E RESGATA A HISTÓRIA DA CIDADE CENTENÁRIA.

    A noite do dia 12 de novembro entra para a História de Crateús, o lançamento da Revista Crateús 100 Anos, foi um marco histórico do Centenário da Cidade de Crateús, muito dos acontecimentos, dos fatos marcantes, das ações realizadas pelos crateuenses, que promoveram o desenvolvimento social, político, cultural e econômico da cidade centenária, foram resgatados.A sociedade se fez presente a Cabana Mendes, para homenagear, para reconher e valorizar, os crateuenses, que com trabalho, amor e esperança, ajudaram a construir e desenvolver a cidade de Crateús, a Princesa do Oeste.
    A Revista Crateús 100 Anos, é um documento histórico, além de resgatar a História da Cidade Centenária, servirá de pesquisa, de auto-estima, para todos que amam Crateús e valorizam a nossa gente e a nossa terra.Em 2061, quando a cidade de Crateús completar 150 Anos, as Revistas Historicas dos 50 Anos e 100 Anos de fundação da cidade capital dos Sertões de Crateús, servirão de inspiração, para o lançamento da Revista dos 150 Anos.
    A Revista Crateús 100 Anos foi escrita por muitas mãos e muitos corações, com o apóio da Academia de Letras de Crateús, com o compromisso de resgatar a História da Cidade Centenária, de reconhecer e homenagear, os crateuenses que dedicaram suas vidas, seu trabalho, seu amor, para ajudar no desenvolvimento da cidade, trata-se de uma revista não governamental, de uma revista independente, livre da interferência política partidária, uma revista comprometida somente, com os CRATEUENSES, que ao longo de um século, que fizeram a História da Cidade Maravilhosa de Crateús.

    ResponderExcluir