quinta-feira, novembro 17, 2011

Crateús, CPF de morto é usado para pagamentos pela Prefeitura


O pagamento de aluguel de imóvel estava vinculado ao CPF de Antônio Lisboa Bonfim, falecido em 2009. Prefeitura explica que foi engano


Um homem falecido há quase três anos aparecia, até o último dia 10, na lista oficial de despesas da Prefeitura de Crateús. De acordo com o Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Antônio Lisboa Bonfim teria recebido, após a morte, R$ 11,4 mil pelo aluguel de um imóvel no distrito de Curral Velho, onde está instalada uma unidade de saúde.

A situação foi descoberta, por acaso, por uma filha de Bonfim, Jacqueline Freitas, durante uma busca pelo nome do pai na Internet. Não apenas o nome, mas também o CPF de Bonfim constava na lista de beneficiários dos pagamentos. A história acabou indo parar na Câmara Municipal de Crateús, onde um ex-vereador de oposição questionou a prática.

De acordo com o prefeito Carlos Felipe (PCdoB), tudo não passou de um engano. “Quem está recebendo o dinheiro do aluguel está vivo. É um homônimo, chamado Antônio de Lisboa Bonfim. A diferença é só um ‘de’. Houve confusão”, alegou. O secretário de Saúde de Crateús, Humberto César, confirmou a versão e disse ainda que a troca de CPF teria ocorrido apenas no Portal da Transparência. Segundo César, “o operador de sistema da contabilidade da Prefeitura preencheu os formulários com o nome do Antônio Bonfim errado (o falecido), sem ter checado o número do CPF”.

O secretário disse ter como comprovar que o dinheiro foi repassado ao dono, ainda vivo, do imóvel em Curral Velho, através de documentos da Receita Federal.

Quem é
Questionada sobre como o CPF do falecido foi parar no Portal da Transparência, a Prefeitura de Crateús afirmou que o beneficiário falecido é ex-funcionário do Município e que, mesmo após sua morte, continuou com os dados no sistema. O TCM alega que a responsabilidade sobre as informações prestadas ao Portal é da Prefeitura.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O secretário de Saúde de Crateús disse que solicitou a mudança de dados no Portal da Transparência, alterando o CPF de Antônio Lisboa Bonfim (falecido) para o de Antônio de Lisboa Bonfim (vivo). O dono do terreno alugado para a Prefeitura diz que tem parentesco com o morto.

Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

2 comentários:

  1. Nilo,os alunos do Liceu de Crateus,estão fazendo uma baixa assinada para retirar o professor Auquemedes das salas de aula,pois o mesmo agora faz parte da equipe de jornalismo da Radio Poty,constantemente o referido acima chega atrasado na sala de aula,prejudicando aqueles que querem alguma coisa.Na proxima semana os pais de alunos irão fazer uma reunião sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Crateuense detido no Pará acusado de estelionato.

    http://www.policiacivil.pa.gov.br/?q=content/policiais-civis-prendem-acusado-de-instalar-chupa-cabras-em-caixa-eletr%C3%B4nico

    ResponderExcluir