segunda-feira, novembro 14, 2011

ESPECIAL CENTENÁRIO:EM ENTREVISTA DOM JACINTO FALA DE SUA VIDA E DO SEU AMOR POR CRATEÚS



A Prefeitura de Crateús, leva ao ar nas comemorações do Centenário da Cidade, uma entrevista com o bispo da Diocese de Crateús, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.
Dom Jacinto Brito, nasceu em 16 de junho de 1947, filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês de Brito. Foi ordenado Sacerdote em 15 de janeiro de 1972 em Bacabal -MA.
Em 18 de janeiro de 1998, foi nomeado pelo o papa João Paulo II como bispo da Diocese de Crateús, sendo sagrado no dia 24 de maio do mesmo ano pelas mãos de Dom Antonio Batista Fragoso.
Dom Jacinto, fala sobre seu chamado sacerdotal; sua surpresa e temor ao ser nomeado bispo; seus encontros com João Paulo II e Bento XVI; situação atual da diocese de Crateús e ainda nos deixa um depoimento emocionado sobre a recente perca do padre Eliésio dos Santos.
A entrevista foi realizada na capela de sua residencia pelo o repórter Carlos Renê, e repórter cinematográfico Otonny Stayler.
A entrevista é dividida em 3 parte.
Acompanhe
PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3
 

4 comentários:

  1. A GUERRA FRIA CONTINUA ENTRE AS IGREJAS, E ELA SE PERDURA POR LONGOS ANOS NOS REFERIMOS AS IGREJAS EVANGÉLICAS X CATÓLICOS. RECENTEMENTE UM CANAL DE TELEVISÃO FEZ CRÍTICAS A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM SÃO PAULO PORQUE A MESMA FEZ UM EMPRÉSTIMO JUNTO AO BNDS SEGUNDO O CANAL DE TELEVISÃO FOI UM EMPRÉSTIMO DE PAI PARA FILHO, A JUROS QUASE INESISTENTE ISSO CAUSOU UM CERTO DESCONFORTO A ESTE CANAL DE TELEVISÃO QUE TEM UMA ADMINISTRAÇÃO E O SEU PROPRIETÁRIO É EVANGÉLICO. NUM PASSADO BEM RECENTE VÁRIOS BISPOS DA IGREJA CATÓLICA VIAJARAM EM UM AVIÃO DA FAB COM PASSAGENS GRATUITAS. ESSA ATITUDE MAIS UMA VEZ CAUSOU UM CERTO INCOMODO A ESTE CANAL DE TELEVISÃO E ANUNCIOU ESTA NOTÍCIA EM REDE NACIONAL. FOI FEITA UMA PESQUISA RECENTE COMO TEMA A MIGRAÇÃO DE CATÓLICOS PARA EVANGÉLICOS NOS ÚLTIMOS ANOS TEM AUMENTADO ASSUSTADORAMENTE. O QUE ACONTECE A CADA DIA, É QUE NASCE UMA IGREJA EVANGÉLICA SEM A MÍNIMA BUROCRACIA PRINCIPALMENTE NAS PERIFERIAS DAS CIDADES. PARA SE INAUGURAR UMA IGREJA CATÓLICA, A IDEIA TEM QUE PASSAR PELO CRIVO DO VATICANO, ISSO LEVA EM MÉDIA 02 ANOS. ESSE É UM DOS MOTIVOS O PORQUE DA MIGRAÇÃO DOS CATÓLICOS PARA O EVANGÉLICOS TEM AUMENTADO NOS ÚLTIMOS ANOS. AFINAL DE CONTAS A CONCORRÊNCIA É ACIRRADA O OBJETIVO DE CERTAS IGREJAS É OBTER O MAIOR NÚMERO DE FIEIS POSSÍVEIS. A IGREJA PRIMITIVA FOI ORDENADA PELO O NAZARENO AUTORIZANDO A PEDRO A CRIAÇÃO DA IGREJA DE DEUS. A IGREJA DOS EVANGÉLICA FOI CRIADA NUM CERTO CLIMA DE REBELDIA E TURBULÊNCIA NA ÉPOCA DE MARTIN LUTERO QUE SE REBELOU CONTRA A IGREJA CATÓLICA. OS EVANGÉLICOS NÃO ACREDITAM NA SANTA MARIA MÃE DE DEUS QUE ESTAIS NO CÉUS ROGANDO POR NÓS. DIZEM OS EVANGÉLICOS QUE ELA ESTÁ DORMINDO AGUARDANDO O JUÍZO FINAL. E QUE ELA NÃO FOI ASSUNTADA AOS CEÚS. NOS MEIO DESSAS DESAVENSAS FICAM OS FIÉIS,ATÉ QUANDO VAMOS PRESENCIAR ESTE TIPO DE COMPORTAMENTOS DE CERTOS LÍDERES RELIGIOSOS. MUITO OBRIGADO, ATÉ A PRÓXIMA. A H A R P I A.

    ResponderExcluir
  2. UM MARIANO E VICENTINO15 de novembro de 2011 às 00:40

    Dom Jacinto, Bispo de Crateus, em entrevista especial do centenário de Crateús, Não citou o trabalho de José Maria Moreira do Bomfim(Mons. Bomfim) e Antonio Batista Fragoso(Dom Fragoso)um a frente da Criação da Diocese e o outro o Primeiro Bispo, foi simplesmente egoísta e debochado.

    No meu entender Dom Jacinto teria que ter criado primeiro a Paroquia de São Vicente de Paula. A freguesia Vicentina atenderia uma banda do Crateús.

    Pífio, a argumentação de Dom Jacinto.

    ResponderExcluir
  3. PROFESSOR: ARQUIMEDES.15 de novembro de 2011 às 07:51

    UMA VIAGEM NO TEMPO, RESGATANDO A HISTÓRIA DO CENTENÁRIO DA CIDADE DE CRATEÚS.

    Em 15 de novembro de 1911, quando o Intendente(prefeito), JACÓ DE MELO FALCÃO, realizou oficialmente, a instalação da Cidade de Crateús, foi um dia histórico e festivo, o Governo Federal não realizou o censo em 1910, é provavel, que a população da cidade de Crateús, era em torno de 2.000 mil habitantes e a população do município em torno de 14.000 mil habitantes.

    Em 15 de novembro de 1961, por ocasião do CINQUENTENÁRIO de Fundação da Cidade de Crateús, o prefeito era RAIMUNDO BESERRA DE MELO, o Governo Federal realizou o censo em 1960, a população urbana era de 16.811 e a população do município era de 41.491 habitantes, foi um dia de festas e comemorações, foi lançada a Revista do CINQUENTENÁRIO, foi inaugurado o Marco Histórico na Praça da Matriz.

    Em 15 de novembro de 2011, por ocasião do CENTENÁRIO de Fundação da Cidade de Crateús, prefeito é o Dr. CARLOS FELIPE SARAIVA BESERRA, o Governo Federal realizou o censo em 2010, a população da cidade de Crateús era 45.232 habitantes, residindo em 19 bairros e a população do município era de 72.853 habitantes, um dia de festas e comemoraçãoes, foram lançadas três Revistas em Homenagem aos 100 ANOS da Cidade de Crateús, houve Missa Solene na Catedral do Senhor do Bonfim, Desfile Cívico Militar, houve a inauguração do Painel em Xilogravura em homenagem ao Centenário, do Artista Plástico Francisco de Almeida, que passou a pertencer a estrutura física do Teatro Rosa Moraes, 31 ilustres crateuenses foram homenageados com a Medalha do Centenário, houve Show com a dupla ITALLO e RENNO e a cantora ELBA RAMALHO.

    O Censo oficial realizado pelo Governo Federal, prova através dos números, que a Cidade Centenário do município de Crateús, que tem 179 ANOS de Emancipação Política, tem uma História de crescimento e desenvolvimento, que o progresso foi construído, graças ao trabalho e o amor de todas as gerações, que fizeram a História na Terra do Senhor do Bonfim.

    Em 15 de novembro de 2061, quando os crateuenses irão festejar os 150 ANOS de Fundação da Cidade de Crateús, que Crateús tenha alcançado um desenvolvimento sustentável, que a população tenha acesso a políticas públicas de qualidade, tenha direito a SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, que a geração de empregos tenha resolvido o problema do desemprego da população, que o Parque Ecológico do Rio Poti tenha sido implantado, que Crateús tenha se tornado um Polo Universitário.

    ResponderExcluir
  4. Aí é da elite.
    Nem se compara ao Eterno Dom Fragoso!

    ResponderExcluir