sexta-feira, dezembro 23, 2011

Começam festejos do Senhor do Bonfim



SILVÂNIA CLAUDINO Oração ao pé do altar da Igreja do Senhor do Bonfim ressalta a espiritualidade católica do povo da região, que se desta no período natalino
Crateús. Cerca de cinquenta mil fiéis deverão reverenciar Senhor do Bonfim em onze dias de festa. Esta é a projeção da Paróquia Senhor do Bonfim para a festa do padroeiro deste Município, que iniciou ontem e vai até o dia 1° de janeiro. Nos últimos oito anos, houve grande expansão da festa, fato que coloca o festejo entre os maiores dos sertões de Crateús e Inhamuns.
A alvorada festiva, que se deu no início da manhã de ontem, anunciou à cidade a abertura dos festejos, ocorrendo em seguida o Ofício na Catedral do Senhor do Bonfim, no centro da cidade. Às 18h30, houve a missa que abriu de fato a festa.
“O processo de expansão dos festejos de Senhor do Bonfim, aqui na cidade, nos últimos anos, tem dado uma amplitude maior e podemos enumerar como uma das maiores festas religiosas desta região”, diz o pároco João Batista. O tema deste ano é “Vinde a mim todos vós”.
De acordo com o padre, a Paróquia tem observado que o número de visitantes na cidade, neste período, aumenta a cada ano. Os crateuenses que residem em outros municípios e centros estão escolhendo esta época do ano para vir à cidade, em função da festa. O período natalino colabora para essa escolha, mas a festa do padroeiro também representa um forte apelo.
“A Romaria da Luz (que ocorreu dia 10 deste mês, como preparativo para a festa), sacramentos, celebrações e procissões como momentos ricos, de muita participação dos devotos, o que nos deixa felizes em perceber a participação e devoção dos fiéis”, salienta o padre.
Os destaques, porém, ficam por conta de três momentos muito especiais para os católicos e devotos de Senhor do Bonfim. A Vigília Solene do Natal, na Catedral, no dia 24, a missa da Vigília do Ano Novo, no dia 31, também na Catedral, e a tradicional Procissão com a imagem do Senhor do Bonfim, no dia 1° de janeiro.
O padre João Batista destaca também na programação os sacramentos – eucaristia, confissão, matrimônio e batismo – como oportunidades importantes para os fiéis se voltarem para a Igreja. “Somos chamados a acolher todas as bênçãos que o Senhor nos tem reservado e a agradecer por tudo que Ele fez por nós neste ano”, afirma.
Acolhimento
O Plano Pastoral para 2011 e 2012 da Paróquia Senhor do Bonfim, conforme o pároco, elegeu como dimensão maior o acolhimento. Em todas as reuniões, encontros, retiros e momentos de espiritualidade, neste ano e no próximo, sacerdotes e leigos têm como meta o aperfeiçoamento do acolhimento. A maior festa religiosa do Município adquire, portanto, um caráter de culminância da Paróquia na busca por essa reflexão e prática, exercitada ao longo do ano.
“É uma necessidade de nossos dias e da própria Igreja como um todo. Vimos que era necessário aprimorarmos a dimensão do acolhimento, do acolher, do receber bem, como resposta a uma exigência atual”, explica o padre João Batista.
Apresentações
No âmbito social e cultural, a festa de 2011 também traz um diferencial. Novas e renomadas atrações ocuparão a Praça da Matriz nos onze dias da festa, bem como barracas com artesanato e comidas típicas regionais.
Artistas locais também têm seu espaço. A cada noite, haverá duas atrações. Ontem, apresentou-se a dupla Ítalo e Reno. No dia 28, é a vez da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Já no dia 30, apresenta-se a banda Forró Real. A Orquestra Paulo de Tarso fará sua apresentação no dia 1º de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário