quinta-feira, dezembro 01, 2011

Empresários querem polo industrial em Tauá


Clique para Ampliar
Em visita ao terreno doado pela Prefeitura de Tauá, empresários esperam polo para o próximo ano
FOTO: SILVANIA CLAUDINO


As empresas de Tauá já estão gerando 140 empregos diretos, mas podem ampliar número com o novo polo
Tauá Papel higiênico, doces, bolsas, calçados, pré-moldados e até tratores e pneus. Acredite se quiser, mas todos esses produtos são fabricados com qualidade neste Município, por empresas formalizadas e com uma boa dose de criatividade. Desse modo, o Município, localizado na região dos Inhamuns e distante 337km da Capital, se prepara para abrigar cerca de 45 empresários em um polo industrial.

A meta é oferecer melhor infraestrutura para produção, bem como viabilizar futuros financiamentos para a expansão das empresas.

"A iniciativa partiu deles, que se reuniram e buscaram apoio junto à Prefeitura. O prefeito Odilon Aguiar apoiou de imediato e logo partimos para a escolha do local. Visitaram os terrenos disponibilizados pela Prefeitura e fizeram a escolha", revela a secretária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Município de Tauá (Adecont), Ana Ricarte da Silva Melo.

De acordo com a secretária, a ida das empresas para o polo viabilizará a expansão do setor industrial no Município, fato que impactará fortemente na economia local. A expectativa é que haja grande incremento na geração de empregos, triplicando a oferta atual. "Juntas as empresas já geram 140 empregos diretos. Acreditamos que com a mudança para um local adequado, com estrutura, espaço e possibilidade de arregimentar financiamentos, esse número deverá triplicar", aposta. Agora, a Adecont lutará por recursos junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção do polo. "Iremos juntos com os empresários, em caravana, participar de uma audiência com o governo, para pleitear recursos para a infraestrutura, apoio e incentivos, pois temos urgência na efetivação do local", afirma Ana Ricarte.

Parceria
Enquanto isso, outro parceiro entrará na empreitada com vistas a preparar os empresários. O Sebrae já foi acionado pela Prefeitura e o grupo de empresários. "Prestaremos auxílio aos empresários na elaboração do plano de negócios e gestão, possibilitando consultorias nas áreas necessárias, inclusive na adequação ambiental", esclarece Luziran Rosa, articuladora do escritório local do órgão.

Para a empresária Lane Cristine Mota, da Fábrica de Papel Higiênico Inhamuns Papéis, que atua há quase um ano no ramo de papel e celulose no Município, a maior dificuldade para a expansão de sua atividade é a falta de estrutura. "Aqui é pequeno dado a nossa necessidade por conta do volume do material que produzimos, então indo para um local maior produziremos mais e teremos local para estocar", analisa.

A expectativa da empresa é gerar o dobro de empregos. Atualmente gera de 15 a 20 empregos diretos e não dá conta da quantidade de pedidos devido à limitação do espaço para a produção. Produz três tipos de papel higiênico e comercializa em 40 Municípios do estado.

Outro empreendedor que aguarda com otimismo a consecução do projeto é o mecânico Geraldo de Sousa, que fabrica o mini-trator Geragri, conhecido na região dos Inhamuns e até nacionalmente. O trator, menor do que uma moto-125, é equipado com um motor diesel de 10 cavalos e caixa de marcha de um Chevette. O quadriciclo planta, limpa, ara, puxa uma carroça com capacidade para 500 quilos, pulveriza e dispõe de um hidráulico que facilita o manejo de todos os equipamentos. Já prepara outros equipamentos para a agricultura.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Tauá, Agência de Desenvolvimento Econômico, Cen. Adm. José Fernandes Castelo - Colibris - (88) 3437.2068

Silvania ClaudinoRepórter


Blog: Crateús vai ter um pela primeira vez e um dos maiores do Brasil, aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário