segunda-feira, outubro 31, 2011

Documento foi entregue nas mão do promotor.


 

Vereadores em reunião com o promotor de justiça
Na manhã de hoje representantes do poder legislativo estiveram reunidos com promotor de justiça, Dr. José Arteiro Soares Goiano, para discutir a CIP, ( Cobrança de Iluminação Publica ) e entregar o mesmo um documento para que o Ministério Publico possa avaliar a cobrança, que para os vereadores se torna abusiva e fere o direito do consumidor.
Os vereadores Conegundes Soares, presidente da câmara, juntamente com os vereadores Marcio Cavalcante, Nego do Bento e Antonio Luis Junior, foi entregue ao promotor esse documento, que de vê mostrar, que o projeto , prejudica e muito a cidade, quem deverá receber através do promotor  Dr. José Arteiro, é a promotora Dra. Isabel Porto, que representa o DECON na cidade de Crateús.
Como afirmou o promotor, que o documento vai de encontro a proteção ao consumidor, mais que não deixar de ser avaliado pelo ministério publico em geral.
Quem mais se pronunciou nesta reunião, pela manhã na sala do promotor de justiça, foi o Vereador Marcio Cavalcante, que falou também sobre a maneira dos projetos estão vindo ao legislativo pelo executivo, relatou simplesmente a conduta do vereador Paulo Teles, que tem batido de frente com a oposição em nome do prefeito municipal.
Os vereadores voltaram a afirmar, que o projeto poderá ser votado, mediante a mudanças no projeto, que segundo os mesmos, vem de encontro ao que foi enviado, segundo Antonio Luis Junior, fizeram um projeto e na pratica foi outra totalmente diferente.
O promotor se manifestou, afirmando que o principio de uma boa negociação é o dialogo, e que não há nenhum procedimento ainda sobre esta assunto, mais que ele será bem avaliado, e em breve o Ministério Publico terá uma posição para a sociedade em geral.

Lançado Filme sobre a vida de Dom Fragoso!


Filme de Francis Vale mostra trajetória progressista de Dom Fragoso na luta pelos direitos dos excluídos durante o  período do regime militar de 1964.
Um bispo católico da linha progressista ombreado a Dom Helder Câmara, Dom José Maria Pires, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, entre outros, na construção da cidadania dos excluídos. Esse é o perfil de Antônio Batista Fragoso, Dom Fragoso, 1° Bispo Diocesano de Crateús (CE) que, tanto quanto os demais líderes religiosos de sua época, viveu ameaçado pela repressão do regime militar de 1964. É o personagem central do filme ‘Dom Fragoso’, dirigido por Francis Vale (foto), que conta passagens do seu bispado no período de 1964 a 1998 naquela cidade e a importância de seus ensinamentos para pessoas que com ele conviveram no interior cearense.
Segundo o cineasta Francis Gomes Vale, autor do longa-metragem, o filme é uma entrevista/documentário com o próprio Dom Fragoso e com pessoas de sua convivência, que contam a importância de seus ensinamentos para suas vidas, numa época de silêncio e medo.
Natural de Teixeira (PB), Antônio Batista Fragoso ordenou-se padre em João Pessoa e, tempos depois, foi ser Bispo Auxiliar no Maranhão sendo, em seguida, nomeado 1° Bispo Diocesano de Crateús (CE), onde o cineasta o conheceu.
Já aposentado da batina, em 2005 nasceu a ideia do filme, de pronto aceita pelo religioso, que na entrevista aborda temas como o papel da igreja na colonização brasileira, nas relações com os trabalhadores  e sobre histórias de sua passagem como Bispo daquela cidade em pleno regime militar.
Conta o cineasta que Dom Fragoso, falecido em 2006, teve sua prisão anunciada em 1968, justamente quando participava com outros 39 Bispos, de uma reunião em Recife com Dom Helder Câmara, Arcebispo Emérito de Olinda e Recife. “Ao saber do anúncio de sua prisão, Dom Helder combinou que se viessem buscá-lo, os 39 Bispos e ele próprio iriam para a prisão, o que acabou não acontecendo”, contou Francis Vale.
Fonte:Agência de Notícias da UFPB

Anônimo disse....


Anônimo disse...
VEREADORES ENTREGARAM A PROMOTORIA PÚBLICA, REPRESENTAÇÃO CONTRA O PREFEITO CARLOS FELIPE, HOJE, AS 10:00 HORAS.
Os vereadores Conegunes Soares, Marcio Cavlcante, Lourenço Torres, Nego do Bento, Adriano das Flores, Betinha Machado, Bibi Aplônio,e Antonio Luiz Júnior, assinaram um documento oficial, oriundo da audiência pública, para questionar na Justiça da Comarca de Crateús, o aumento escandaloso, que o prefeito Carlos Felipe, promoveu na contribuição da taxa de iluminação pública, onde o aumento ghegou até o patamar de 700%.
Os vereadores irão entregar esta representação a Promotoria Pública, hoje, as 10:00 horas da manhã, pedindo a intervenção da Justiça, a favor da população, que há quatro meses, está pagando esta taxa absurda, em pleno centenário da cidade de Crateús.

FHC: Desejo que Lula se recupere bem e rapidamente


Votos: De FHC para seu sucessor: "Desejo que Lula se recupere bem e rapidamente. Assim que estiver recebendo telefonemas, tentarei dizer isso diretamente a ele". 

Charge!

Associação promove proteção da Caatinga


O trabalho maior desenvolvido pela Associação é na Reserva Natural Serra das Almas, no Município de Crateús
Com uma área de 6.146 hectares e a 50Km de Crateús, a Reserva Serra das Almas possui uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga, recebendo visitantes de todo o País DIVULGAÇÃO
Crateús. Aniversário comemorado com muito trabalho e alegria. Essa frase traduz a análise que a Associação Caatinga faz ao completar 13 anos de fundação e avaliar o trabalho desenvolvido por meio de seu maior projeto: a Reserva Natural Serra das Almas, localizada neste Município. Com uma área de 6.146 hectares e a 50Km de Crateús, a Reserva possui uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga, recebendo diariamente visitantes das diversas regiões do País.
“Realizamos muitos projetos durante todo esse período, temos muitos trabalhos dentro da nossa missão de preservação e conscientização e estamos muito felizes porque sentimos a aceitação e o envolvimento das pessoas e das comunidades do entorno da Reserva, neste projeto que é a ´menina dos olhos´ da Associação Caatinga”, declara o gerente da Reserva, Ewerton Torres Melo.
Reconhecimento
Para ele, a alegria é fruto da realização de muitos projetos, mas também do reconhecimento e envolvimento das comunidades. “No início da instalação da Reserva, o projeto era visto pelas pessoas como um obstáculo, pois não conheciam. Com o tempo foram percebendo a essência do trabalho e hoje nos veem como parceiros no desenvolvimento e sustentabilidade do bioma e da própria região”.
Criada em 21 de outubro de 1998 com a missão de conservação da biodiversidade da Caatinga, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos para a proteção da diversidade desse bioma, que é único no mundo. Possui escritórios em Fortaleza e Crateús, com atuação também em outros Municípios desta região e de outras regiões do Estado. Segundo a Associação, em seus projetos já beneficiou diretamente mais de 30 mil pessoas entre agricultores familiares, educadores, estudantes, jovens, pesquisadores e proprietários de reservas. O foco é a preservação do meio ambiente, mas o trabalho não se limita somente a essa dimensão. Para além do conceito de preservar, busca capacitar a população que vive próxima ao local assistido, partindo do princípio de que ela também é responsável pela conservação do ambiente em que está inserida. Para isso, a comunidade é mobilizada e envolvida nas ações e projetos.
Rede
A atuação em rede é uma das principais estratégias da Associação Caatinga para ampliar o impacto de suas ações de conservação do bioma Caatinga promovendo o estabelecimento de parcerias e alianças. Por meio dessas redes, a instituição tem conseguido influenciar a proposição e discussão de políticas públicas ambientais para o bioma. A Associação Caatinga é membro fundador do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Crateús, participa do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, e é membro fundador do Programa Selo Município Verde do Ceará (programa de certificação dos Municípios ambientalmente responsáveis). Liderou a articulação da sociedade para a criação do ICMS Sócio-Ambiental do Ceará, e foi idealizadora e é gestora do Programa Aliança da Caatinga de apoio à criação e manutenção de reservas na Caatinga, que já apoiou a criação de dez novas reservas e 30 estão em processo de criação. Além disso, é membro representante da sociedade civil junto ao Conpam, é membro da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, participa do Fórum Nacional de Áreas Protegidas e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Fórum Nacional de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, preside a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
Prêmios
Ao longo desses 13 anos, a Associação vem acumulando prêmios em nível regional, estadual, nacional. Seu trabalho também já é reconhecido fora do País. Em 2002, recebeu o Prêmio Banco Mundial de Cidadania pela difusão de iniciativas inovadoras no combate à pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. No ano de 2005, a Reserva Natural Serra das Almas recebeu o título de Primeiro Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga pela Unesco, devido ao modelo inovador de conservação do bioma feito em conjunto com as comunidades do seu entorno.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Atividades conscientizam moradores sobre projetos
Crateús. Dentro dessa perspectiva de desempenhar uma função de incentivadora e facilitadora para o desenvolvimento sustentável do entorno, a Associação desenvolve vários projetos junto às comunidades que residem próxima da Reserva Natural Serra das Almas. Dois estão em destaque: “No Clima da Caatinga” e “Embarque nas Trilhas da Caatinga”.
Por meio destes e de outros projetos, na Serra das Almas são desenvolvidas atividades de conservação, pesquisa científica, recreação e visitação escolar, além de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno, combinando preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida local.
Idealizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Projeto “No Clima da Caatinga” tem por objetivo impactar positivamente na mitigação dos efeitos do aquecimento global por meio da conservação da Caatinga, no sertão deste Município. Iniciou no segundo semestre deste ano e terá duração de dois anos. Segundo a Associação, o projeto ocorre em 16 comunidades do entorno da Reserva. Beneficiará diretamente cerca de 5 mil pessoas e envolverá ao todo mais de 32 mil pessoas.
Já o Projeto “Embarque nas Trilhas da Caatinga” tem o objetivo de potencializar o turismo sustentável. O projeto realiza a formação de 30 condutores de trilhas para atuarem como guias de ecoturismo, potencializando o desenvolvimento de receptivos nas comunidades, para que os moradores locais possam oferecer produtos e serviços sustentáveis aos visitantes.
Silvania ClaudinoRepórter

Brasil!


Lula revela receio de estar careca no carnaval

Foto: Marcos Alves / O Globo

Passado o choque do diagnóstico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu neste domingo um dia de ansiedade, à espera da internação e do início do tratamento contra o câncer de laringe que começa nesta segunda-feira pela manhã. Evitou os amigos, mesmo os mais íntimos, e cercou-se da mulher, Marisa Letícia, dos filhos e dos netos.
Não perdeu o bom-humor e as tiradas que marcam sua trajetória. No sábado, ao ter a confirmação de que o tratamento contra o câncer pode fazê-lo perder o cabelo e a barba, reclamou, lembrando que terá em fevereiro, no carnaval, um compromisso inadiável: o desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, do Corinthians, seu time do coração.

'As chances de cura aumentam e muito', diz médico que atendeu Lula

Quatro meses depois de ter atendido, em caráter emergencial, o ex-presidente Lula, que se queixava de fortes dores de ouvido, o médico Jair de Castro, considerado um dos melhores otorrinolaringologistas do país, informa que, por Lula não ter reclamado, na oportunidade, de outros sintomas típicos do câncer de laringe, a doença deve estar, felizmente, em sua fase inicial:
- Nesse caso, as chances de cura aumentam e muito.
Lula, que não pôde inaugurar como presidente o hospital com o nome da sua mãe, Dona Lindu, no interior do Rio, sentiu-se mal logo depois da visita que fez ao local, com o governador Sérgio Cabral. "Cabral, não estou aguentando mais!", reclamou Lula na ocasião. Cabral, então, levou Lula à clínica de Castro, chefe do serviço de otorrinolaringologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio.

Lula fará tratamento 'padrão' contra o câncer

O tratamento inicial do câncer de laringe - indicado pelos médicos do Hospital Sírio-Libanês - segue o padrão. Na primeira etapa, serão três ciclos de quimioterapia, com intervalos de 20 dias. O objetivo é reduzir o tumor de 3 cm classificado como de grau intermediário. A quimioterapia também visa a evitar que o tumor, ainda localizado, se espalhe e prepara a laringe para a radioterapia, procedimento normalmente prescrito para o controle da doença de Lula.

Lula suspende viagens e inicia hoje tratamento contra câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua agenda de viagens nacionais e internacionais até janeiro de 2012 e inicia o tratamento contra o câncer na laringe na segunda-feira, segundo nota de organização ligada a Lula. "Amanhã (segunda-feira) o ex-presidente fará a primeira aplicação de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo", informou o Instituto Cidadania, organização que prepara a criação do futuro Instituto Lula.

Aldo Rebelo assume Esporte com desafio de limpar imagem do PCdoB

Adriana Vasconcelos, O Globo
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) assume nesta segunda-feira o Ministério do Esporte, com o desafio de limpar a imagem de seu partido, afetada pelas denúncias de corrupção que atingiram a pasta, que vem sendo comandada pelos comunistas desde o governo Lula.
Na tentativa de tomar pé da situação em que se encontra o ministério, que até semana passada tinha à frente Orlando Silva, Aldo aproveitou o fim de semana para começar a analisar contratos sob suspeita fechados com organizações não governamentais (ONGs) ligadas a militantes do PCdoB.
Por causa das denúncias de irregularidades nos repasses a ONGs no ministério, Dilma suspendeu as verbas para ONGs em todos os órgãos do governo.

PF indicia Wagner Rossi como ‘líder’ de esquema

Além de chefiar desvio de R$ 2,7 mi, ex-ministro é acusado de peculato e fraude em licitação
Relatório de 40 páginas da Polícia Federal descreve o modus operandi do ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura), apontado como "líder da organização criminosa" que teria arquitetado fraude no Programa Anual de Educação Continuada (Paec) - capacitação de servidores - para desvio de R$ 2,72 milhões. A PF vai indiciá-lo criminalmente nesta semana, imputando a ele formação de quadrilha, peculato e fraude à Lei de Licitações.

domingo, outubro 30, 2011

Brasil!


Câncer pode reduzir papel de Lula na eleição de 2012, dizem analistas

Câncer pode reduzir papel de Lula na eleição de 2012, dizem analistas
Folha.com
Diagnosticado com câncer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentará um tratamento que poderá forçá-lo a reduzir sua participação nas eleições municipais de 2012 e diminuir sua já declinante influência no governo Dilma Rousseff, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.
Neste sábado, o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informou que um tumor foi detectado na laringe de Lula, e que o ex-presidente será submetido a quimioterapia a partir de segunda-feira.
Segundo o oncologista Artur Katz, membro da equipe que atende o ex-presidente, trata-se de um tumor "não muito grande", cujas "chances de cura são excelentes".
No entanto, analistas afirmam que o tratamento poderá exigir que Lula reduza suas atividades atuais, como a articulação política que exerce no PT.
Nos últimos meses, o ex-presidente iniciou uma série de negociações com vistas às próximas eleições municipais, como a defesa da candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura de São Paulo.
Para o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), Lula teria grande capacidade de influenciar os resultados do próximo pleito.
"Se for para a campanha, ele pode ajudar a eleger vários prefeitos em cidades grandes e médias. Mas, para isso, tem de estar com boa saúde e voz para discursar."
No entanto, Fleischer afirma que, mesmo que temporária, a ausência de Lula pode acirrar as divergências no PT, já que, segundo ele, o ex-presidente desempenha hoje um papel unificador no partido.
"Sem o Lula, a tendência é que as facções petistas briguem ainda mais do que já brigam", diz Fleischer.
Segundo Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, ainda que se recupere rapidamente, Lula tende a voltar à cena política mais contido, já que terá de cuidar para que a doença não regresse.
"Se ele se curar, e tudo indica que vai se curar, provavelmente ficará mais seletivo, escolhendo melhor seus focos de atuação."

Cirurgia poderia comprometer a voz de Lula

Cristiane Segatto, ÉPOCA
Médicos optaram pela quimioterapia para preservar a fala do ex-presidente. O câncer de laringe é curável na maioria dos casos.
(...) Para um líder como Lula, que sempre dependeu de sua capacidade de expressão oral para mobilizar plateias, o comprometimento da fala poderia ter um grande impacto na qualidade de vida. É isso o que os médicos querem evitar.
"Decidimos não submetê-lo a uma cirurgia. Não seria uma boa opção porque haveria o risco de comprometimento ou perda da voz", disse Katz a ÉPOCA. "Ele chegou ao hospital reclamando de incômodo na garganta e rouquidão", afirmou.
Segundo Katz, depois da quimioterapia talvez o ex-presidente ainda precise ser submetido a radioterapia. "A chance de cura é muito grande".
Em geral, os tumores de laringe são altamente curáveis, principalmente quando descobertos no início. O objetivo principal é não apenas debelar o tumor, como também preservar a fala. A qualidade de vida pós-tratamento é um aspecto fundamental na escolha do melhor método a seguir. É fundamental avaliar como a cirurgia ou a quimioterapia vai afetar a forma como a pessoa fala, come e respira.

Lula inicia tratamento contra câncer na segunda-feira

Tatiana Farah e Guilherme Voitch, O Globo
Diagnosticado com câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa na segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento que combina quimioterapia e radioterapia. O tumor maligno, com diâmetro de 2cm a 3cm, foi localizado na parte superior da glote, perto das cordas vocais. O tratamento deve ser em três etapas, a cada 20 dias.
Lula deixou o Sírio-Libanês por volta das 20h (horário de Brasília) e a princípio não precisará voltar para internação, mas deve receber, na segunda-feira, um cateter para administrar o remédio. Lula chegou a usar máscara de oxigênio, segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), que o visitou:
- Falei com os médicos e a informação é que o câncer foi pego bem no início, não há metástase e as perspectivas são boas.
Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, Lula pediu que fosse feito boletim oficial tão logo soube da doença, mesmos passos do ex-vice-presidente José Alencar, que, vítima de câncer, tornou pública a doença imediatamente. Com isso, Lula não avisou nem os assessores próximos e amigos antes de a doença se tornar pública. Durante a internação, ficou a maior parte do tempo apenas com a mulher, Marisa Letícia.
Segundo o diretor de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, Lula poderá receber o tratamento mesmo em casa. Mas a previsão é que comece com os remédios no hospital.
Médicos do ex-presidente e especialistas ouvidos pelo GLOBO explicaram que esse tipo de câncer é causado, na maioria dos casos, pelo fumo. No ano passado, segundo sua assessoria, Lula parou de fumar. Ele teria tomado a decisão após sofrer alterações de pressão e uma crise hipertensiva enquanto ainda era presidente.
O GLOBO apurou que, no caso de Lula, a cirurgia foi descartada, que os médicos estão otimistas e que o câncer tem grande chance de cura sem outra intervenção. Segundo os médicos, o tumor não tem metástase.
- A doença está no início e é 100% curável - disse um dos médicos da equipe de Lula.

Lula tem agenda de viagens ao exterior cancelada

Mariana Schreiber, Folha.com
A agenda de viagens do ex-presidente Lula ao exterior está suspensa até o final deste ano, informou neste sábado o diretor-presidente da Fundação Lula, Paulo Okamato. Ele esteve no Hospital Sírio-Líbanês, onde Lula ficou internado até o início desta noite e recebeu diagnóstico de câncer na laringe.
Entre as viagens previstas para Lula em novembro estão Estados Unidos (Washington), República Dominicana e Venezuela, para um encontro com Hugo Chávez, que também se trata de um câncer. Todas elas estão canceladas, conforme Okamoto.
Okamato disse ainda que a notícia da doença de Lula assustou as pessoas mais próximas ao ex-presidente. "A dona Marisa [mulher de Lula] ficou nervosa e assustada, mas ela é muito forte", disse.
Lula passou por exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, após se queixar de rouquidão. O diagnóstico de câncer na laringe ocorreu neste sábado, e o tratamento com quimioterapia deve se iniciar nesta segunda (31).
O tumor tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital. A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. 

Dilma permanece em Brasília e só viaja para SP na 2a

Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff só viajará para São Paulo na segunda-feira, como já estava previsto em sua agenda. No início da tarde deste sábado, a presidente afirmou, em nota, que a descoberta do tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita em um estágio que permite "seu tratamento e cura".
De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Dilma deve passar o fim de semana na capital federal, sem compromissos oficiais. Na segunda-feira, Dilma dará posse ao novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a partir das 15 horas, em solenidade no Palácio do Planalto.
No final da tarde, Dilma seguirá para a capital paulista onde participará, às 20 horas, do prêmio "As Empresas Mais Admiradas do Brasil", da revista Carta Capital. Depois, a presidente segue para Natal (RN).
Na nota divulgada mais cedo, Dilma afirmou que estará "ao lado" do ex-presidente Lula para acompanhar a "superação de mais este obstáculo". Lula permanece no hospital Sírio Libanês, depois de ter passado por exames que diagnosticaram um tumor na laringe.

Políticos da oposição manifestam apoio ao ex-presidente Lula

Carolina Brígido, Flavia Barbosa e Fabio Fabrini, O Globo
Presidente do PSDB, principal partido de oposição ao governo, o deputado federal Sérgio Guerra (PE) divulgou nota na qual deseja, em nome da legenda, pronta recuperação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado, neste sábado, com câncer de laringe.
Ele disse que, ao saberem que o petista recebeu diagnóstico de um câncer na laringe, os tucanos ficaram "preocupados como todos os brasileiros".
"Desejamos que a sua recuperação seja a mais rápida e bem sucedida. O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", afirma o comunicado.
O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), desejou a pronta recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Para ele, a doença não afetará a vida política do país.
- O câncer de laringe é um câncer com alto potencial de cura. O Lula faz parte da nossa vida política há muitos anos. Embora seja adversário, vou torcer para a cura dele. Torço para que ele se restabeleça plenamente. A Dilma passou por essa situação e hoje está tudo bem. Muita gente duvidava que ela pudesse exercer a Presidência da República. Desejo que aconteça com Lula o que aconteceu com Dilma, o restabelecimento pronto - disse Demóstenes Torres.
Para o senador Agripino Maia (DEM-RN), o diagnóstico de Lula não afetará a vida política do país. Ele acredita que o tratamento será rápido e não impossibilitará o ex-presidente de seguir com sua vida normal:
- Os fatos são tranquilizadores, trata-se de um tumor que não tem ao menos recomendação cirúrgica. Hoje, esses tumores cancerígenos não assustam mais. Pelo que vi, ele vai se tratar e, enquanto isso, continuar com a vida normal. Desejo que o presidente de recupere logo desse problema. Completado o tratamento, ele poderá cumprir a agenda dele. O Lula sempre foi uma figura estruturalmente forte. Ele está entregue a médicos de excelentes qualidades, vai cumprir disciplinadamente a prescrição e vai se recuperar rapidamente. O exemplo do que eu falo é o que aconteceu com a própria presidente Dilma.
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), divulgou nota no fim da tarde desejando sucesso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tratamento do câncer na laringe diagnosticado neste sábado:
"O PPS é solidário ao ex-presidente Lula e a sua família. Nós desejamos sucesso em seu tratamento e a sua pronta recuperação. Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos".
Mais cedo, pelo Twitter, Roberto Freire dissera que Lula "agiu com correção não escondendo a doença". "É raro tal atitude homens públicos.Solidariedade.Desejo pronta recuperação", escreveu Freire.
O presidente do PSD no Rio, o ex-deputado Indio da Costa, escreveu no microblog que "política e saúde não se misturam. Desejo ao ex-presidente Lula pronta recuperação".

Deixei o PSDB porque Serra me perseguia, diz Chalita

Pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo afirma que sua candidatura não será moeda de troca para acordo com o PT
Vera Magalhães e Bernardo Mello Franco, Folha de S. Paulo
O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, diz que foi "perseguido" pelo ex-governador José Serra e que, por isso, trocou o PSDB pelo PSB.
Sempre conciliador, Chalita adota um tom mais duro quando vai se referir ao tucano, a quem atribui um suposto "retrocesso" nas políticas educacionais no Estado.
"Senti que não havia mais espaço no PSDB para continuar o trabalho que eu estava desenvolvendo. Me senti perseguido por ele [Serra] e não queria apoiá-lo para a Presidência da República. Fui absolutamente autêntico e verdadeiro", declarou.
Ele atribui a suposta perseguição ao fato de ter apoiado Geraldo Alckmin na disputa interna pela candidatura à Presidência, em 2006.
"Todo o projeto educacional que a gente construiu em São Paulo, que era sólido, o Serra acabou com isso. Começou a perseguir professores, as greves voltaram, e eu ficava incomodado com isso."

Do escândalo da cueca à liderança do PT na Câmara

Maria Lima, O Globo
Mais um escândalo do PT, o primeiro "dinheiro na cueca" protagonizado pelo deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) e seu ex-assessor parlamentar petista José Adalberto Vieira da Silva, aos poucos, também vai virando piada de salão.
Como o mensaleiro João Paulo Cunha (PT-SP), que foi reabilitado e dirige hoje a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal comissão da Câmara, o suposto dono dos US$ 100 mil transportados na cueca de Adalberto, no auge do escândalo do mensalão, em junho de 2005, é uma estrela em ascensão e galga, a passos largos, postos de comando na Casa.
Guimarães é vice-líder do governo e despacha em reuniões no gabinete do líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). O próximo passo é assumir a liderança do PT na Câmara em substituição a Paulo Teixeira (PT-SP), em fevereiro.
Em seu segundo mandato de deputado federal, o irmão do ex-deputado José Genoino - como ainda é apontado por muitos no Congresso apesar de já ter estrela própria - não esconde o prestígio que adquiriu no comando de articula$ções para votação de matérias estratégicas para o governo.
Ele foi o relator da MP que instituiu o polêmico Regime de Contratação Diferenciada (RDC) para obras da Copa de 2014. E colaborou, entre outras matérias, com o projeto que definiu regras mais rígidas para crimes de lavagem de dinheiro, em parceria com o líder Vaccarezza, e que foi aprovado semana passada no plenário.

Afilhados lideram cargos de confiança no Esporte

Indicações políticas são maioria nos postos de gerência, o que contraria regra
Ministérios criados há menos tempo são os mais aparelhados por pessoas sem vínculos com o funcionalismo
Fernando Mello e Natuza Nery, Folha de S. Paulo
Alvo de suspeitas de desvios de verbas para beneficiar o caixa do PC do B, o Ministério do Esporte lidera o ranking das pastas que mais nomearam pessoas sem nenhum vínculo com o funcionalismo público para seus cargos de confiança.
Um levantamento feito pela Folha mostra que, do total de cargos de confiança desse ministério, 66% são ocupados por funcionários de fora dos quadros públicos.
O número supera o teto estipulado para a contratações de trabalhadores não concursados para órgãos federais.
De acordo com o decreto 5.497, de 2005, editado pelo ex-presidente Lula, a maior parte dos cargos de livre nomeação (conhecidos pela sigla DAS) nos escalões inferiores devem ser preenchidos por funcionários públicos.
Nos cargos de nível de gerencial, 75% têm de ficar nas mãos de servidores de carreira. No Esporte, porém, eles são apenas 32%.
Para postos de assessoria, a regra é que 50% devem ser de servidores concursados. No Esporte, são 37%.
Na pasta sob o comando do PC do B foram nomeados ex-presidentes e militantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), como Wadson Ribeiro e Ricardo Capelli.
Também ganharam cargos candidatos derrotados em eleições para deputado, como Andrea Alfama (AL), ou membros da direção partidária, como Maria Ivonete, secretária de formação no DF.

Maioria de ONGs sob suspeita é ligada ao PCdoB

Roberto Maltchik, O Globo
Cerca de 73% do dinheiro comprovadamente desviado ou mal aplicado por organizações não governamentais no Programa Segundo Tempo irrigaram entidades ligadas ao PCdoB, partido que continua à frente do Ministério do Esporte mesmo depois da saída de Orlando Silva.
Levantamento feito pelo GLOBO nas 16 tomadas de contas especiais (TCEs), nas quais o próprio governo detectou irregularidades em convênios com as ONGs, mostra que, em oito delas, os alvos são grupos dirigidos por filiados à legenda ou pessoas que tiveram ligação estreita com os comunistas em quatro estados.
O governo busca recuperar - com o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) - de R$ 28,3 milhões, apenas de convênios fechados entre o Segundo Tempo e as ONGs. Deste montante, R$ 20,6 milhões abasteceram os cofres de entidades atreladas ao PCdoB em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Tocantins.
Entidades ligadas ao partido também estão no topo da lista de todas as ONGs beneficiadas pelo Segundo Tempo. Das cinco entidades que mais receberam recursos, quatro têm ligação com o PCdoB e não foram alvo de investigação.
Braço direito do vereador Netinho de Paula (PCdoB) na Câmara Municipal de São Paulo, Veruska Ticiana Franklin de Carvalho, filiada em Campinas, comandava, em 2004, a Federação das Associações Comunitárias de São Paulo (Facesp), entidade que amealhou R$ 1,6 milhão do Segundo Tempo para criar 125 núcleos esportivos nas cidades paulistas de Americana, Campinas, Mauá e Osasco.
O objetivo era beneficiar 12.500 crianças, jovens e adolescentes. Porém, nem o Ministério do Esporte conseguiu descobrir onde foi parar todo o dinheiro, e, agora, pede de volta R$ 3,5 milhões (valor corrigido) por falta de execução do projeto.

Tribunais de Contas são comandados por suspeitos em ações

Três presidentes de TCEs deixaram seus cargos; em sete Estados, chefes dos órgãos são alvos de questionamentos
Para cientista político, conselheiros escolhidos pelo Legislativo têm dificuldade de julgar as contas de forma isenta
Felipe Bächtold e Cíntia Acayaba, Folha de S. Paulo
Reduto de ex-políticos semiaposentados, Tribunais de Contas dos Estados são presididos por suspeitos envolvidos em operações da Polícia Federal e réus em processos que tramitam na Justiça.
Três presidentes desses órgãos de fiscalização tiveram que deixar seus cargos nos últimos meses por suspeitas de irregularidades. Em ao menos sete Estados, o atual comando do órgão também é alvo de questionamentos.
A Procuradoria-Geral da República assinou há duas semanas o pedido de afastamento do presidente do TCE do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho, ao denunciá-lo por suspeita de envolvimento em irregularidades apuradas na Operação Pasárgada, da Polícia Federal.
Dezesseis prefeitos foram presos na ação, de 2008, que apurava facilitação de benefícios a municípios.
A cúpula do TCE de Minas também foi alvo de suspeitas na mesma operação. Uma autorização do Superior Tribunal de Justiça permitiu à polícia ouvir o presidente Antônio Carlos de Andrada e outros membros. A investigação ainda não está concluída.
(...) O cientista político Bruno Speck, que fez estudo sobre os TCEs na Unicamp, diz que "alguém indicado pelo governador vai ter dificuldade de julgar de forma isenta as contas do governo."