sexta-feira, março 16, 2012

Ambientalistas estaram visitando a serra das almas

 

Crateús Cerca de 40 pessoas, entre ambientalistas, imprensa, empresários, gestores e autoridades municipais, farão uma visita amanhã à Reserva Natural Serra das Almas, gerenciada pela Associação Caatinga, ONG cearense que apresentou o tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014 à Fifa. A visita, promovida pela Prefeitura Municipal, visa conhecer a área da Reserva, habitat natural da espécie em extinção, e o seu potencial turístico e ambiental.
“Esperamos aproveitar a oportunidade singular que esse acontecimento histórico nos proporciona para alavancar o turismo na Reserva Natural Serra das Almas, trazendo desenvolvimento e zelando pela conservação do bioma Caatinga”, afirma o prefeito de Crateús, Carlos Felipe.
A programação, de acordo com a Associação Caatinga, começa cedo da manhã e encerra à tarde. A comitiva será recebida na sede da Reserva, no centro de visitantes, onde assistirão palestras sobre a importância do local, bem como as ações ali desenvolvidas, e sobre sustentabilidade ambiental. Em seguida, o grupo de visitantes será convidado a percorrer uma das trilhas ecológicas da área, a Trilha dos Macacos, que possui 2km de extensão pela mata nativa.
A expectativa é encontrar um tatu-bola durante o percurso. Porém, devido à caça, muitas espécies estão em extinção e são difíceis de serem encontradas, até na própria Reserva. O animalzinho que agora virou atração nacional é uma delas. E o encontro proporcionará uma oportunidade de conscientização sobre a importância das áreas de preservação ambiental.
“Mostraremos com palestras e nas próprias trilhas a importância da proteção da área, para futuramente podermos trabalhar a introdução dessas espécies, que estão desaparecendo”, diz o gerente da Reserva, Ewerton Torres.
Conservação
Localizada no Sertão dos Inhamuns, no Município de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí), numa área classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação, a Reserva Natural Serra das Almas tem uma área de 6.146 hectares que abrigam uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga.
A sede da reserva fica a 50km da cidade de Crateús (385km de Fortaleza), sendo este percurso percorrido em 1 hora e 15 minutos em média.
Na Reserva Natural podem ser distintas três formações vegetais: carrasco, mata seca e caatinga. São formações que possuem diferentes fisionomias de acordo com a época do ano.
Na estação chuvosa, o verde toma conta da paisagem, enquanto que na estação seca, a maior parte dos vegetais perde suas folhas, em resposta à escassez d´água.
É possível encontrar árvores como: mororó, juazeiro, jaborandi, pau d´arco, jatobá, mandacaru, xique-xique. Ao todo podem ser encontradas mais de 320 espécies de plantas. A Reserva também abriga várias espécies animais, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção.
No último levantamento realizado, foram encontradas 45 espécies de mamíferos, 237 de aves, 44 de répteis e 34 de anfíbios. Durante o passeio nas trilhas, é possível encontrar várias dessas espécies, como os simpáticos soins (Callithrix jacchus), macacos-prego (Cebus apella), o cancão (Cyanocorax cyanopogon), ave que anda em bandos, dentre várias outras que podem ser observadas e contempladas.
Visibilidade
A Reserva Natural Serra das Almas também contribui para a conservação de espécies ameaçadas de extinção como a jaguatirica (Leopardus pardalis), a suçuarana (Puma concolor) e o veado catingueiro (Mazama gouazoubira), entre outros.
Com a escolha do tatu-bola como mascote da Copa, o seu habitat natural na Serra das Almas deverá ganhar maior visibilidade, bem como chamar mais atenção para a importância do trabalho de preservação da espécie e seu ecossistema.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Crateús Centro Administrativo
Rua Coronel Totó, S/N
Telefone (88) 3692.3315
Sertão dos Inhamuns
SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário