terça-feira, abril 17, 2012

Entenda como o Crateús colocou jogadores suspensos em campo


O Ferroviário caiu, mas pode não cair. Esta frase filosófica explica um pouco do que virá nas próximas semanas. O supervisor de futebol do clube, Chicão, já avisou: “vamos entrar com ação no TJDF-CE”. E o Ferrão tem razão.
A reclamação do Ferroviário é por dois jogadores: Bruno Recife e William Carioca, que, segundo o supervisor, teriam atuado de forma irregular no Campeonato Cearense. O Blog foi atrás e percebeu que, além dos dois jogadores, um terceiro, Erílson, também entrou em campo quando não podia. Todos estavam suspensos, mas jogaram normalmente.
Antes de explicar a situação dos jogadores, vamos ao regulamento, que pode ser visto no site daFederação Cearense de Futebol (FCF). Este diz que um jogador que leva o cartão vermelho fica automaticamente fora da partida seguinte assim como o atleta que toma o terceiro cartão amarelo. Isso é de conhecimento de todos já que é bem difundido nas competições estaduais, nacionais e internacionais.
Soma-se isto ao trecho em destaque abaixo:
Em outras palavras, dois amarelos em um mesmo jogo não continuam na contagem para os jogos seguintes. O jogador é expulso e cumpre a suspensão automática.
Agora vamos analisar caso a caso:
Bruno Recife (Bruno Leandro Raposo Santana):
O zagueiro levou um cartão amarelo na estreia do Crateús, contra o Guarani-J, no dia 18/1.
No jogo seguinte, contra o Horizonte (21/1), Bruno Recife levou dois amarelos(observar o “SA” ao lado da expulsão, que indica que o jogador foi expulso pelo segundo amarelo e não com vermelho direto). Assim, ficou de fora do jogo contra o Ferroviário (25/1). Os dois amarelos do jogo diante do Galo do Tabuleiro não contam para a sequência. Bruno Recife continua com um cartão.
Após cumprir a suspensão contra o Ferroviário, Bruno Recife volta a tomar cartão amarelo, desta vez diante do Tiradentes (12/2). É o segundo da série.
O terceiro cartão do zagueiro foi contra o Horizonte, no jogo de volta, realizado dia 31/3. Assim, Bruno Recife estaria suspenso contra o Ceará, na rodada seguinte (5/4), o que não ocorreu.
Agora vamos a situação de William Carioca (William Silva de Lima):
William Carioca levou terceiro cartão amarelo dia 21/3 contra o Trairiense (havia tomado antes contra o Horizonte, dia 21/1, e Ferroviário, dia 25/1). No mesmo jogo, o meia foi expulso diretamente. Assim, precisaria cumprir dois jogos, mas só cumpriu diante do Guarani-J e voltou contra o Ferroviário.
A volta de William contra o Ferroviário (28/3). Ele ainda estava suspenso.
Além dos dois que o Ferroviário acusa, ainda há um terceiro. Trata-se de Erilson (Erilson Morais Maciel). Vamos ao caso:
Erilson levou cartão amarelo contra Horizonte (21/1), Ferroviário (25/1) e Icasa (1/3).
Assim como William Carioca, Erilson levou dois amarelos em um jogo, diante do Tiradentes (12/2), que são “anulados”.
Após o cartão contra o Icasa – que seria o terceiro -, Erilson deveria cumprir suspensão diante do Crato, dia 11/3. Mas o time do Interior não percebeu e escalou o jogador.
Diante de tudo isso, o Crateús corre sério risco de perder pontos e acabar rebaixado no Campeonato Cearense. Caso isso aconteça – depende de julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF-CE) – o Ferroviário escaparia da segunda divisão de 2013. O Tubarão da Barra entrou com a denúncia na tarde desta segunda-feira. Ainda não está marcado o julgamento.

Vacilo do Crateús

É inacreditável como um time de futebol profissional, no caso o Crateús, não tem um acompanhamento sério em cima dos cartões de seus jogadores. Um clube que se mostrou tão organizado em diversos setores esqueceu de coisas básicas e poderá parar na segundinha. Que o episódio sirva de lição para um maior profissionalismo por parte dos clubes cearenses.

Ferroviário livre?

Ferroviário pode até escapar da segunda divisão, mas não merecia. A incrível desorganização durante o Campeonato Cearense – que teve até greve de funcionários por não recebimento da folha de aproximadamente R$ 20 mil – teve reflexo dentro de campo e o time acabou rebaixado. Agora, apela para que a Justiça o salve. O Ferroviário não deveria viver momentos tão humilhantes como este. E fica a pegunta: será que não cai de novo?

0 comentários:

Postar um comentário