quarta-feira, maio 23, 2012

Clima tenso marcou tarde em acampamento em Crateús.


Uma grande movimentação aconteceu no acampamento dos sem teto , onde os mesmos se encontram acampados em um terreno, pertencente a família Leitão, na cidade de Crateús, a noticia de que a policia civil estaria de pronto a ir ao acampamento, cumprir uma ordem de despejo das famílias acampadas, levou ao Promotor de Justiça, Dr. José Arteiro Soares Goiano, a se deslocar ao local, para evitar um possível confronto entre sem tetos e policiais civis.
Os sem tetos, se mobilizaram com faixas e gritos de ordem, pedindo providencias ao MP, crianças e jovens, como adultos e pessoas idosas, se mostravam dispostos a lutar pela conquista parcial do local, no momento notamos , crianças com pedaços de madeiras, e até enxadas, fato este que foi notado também pelo promotor , que de uso da palavra, pediu aos manifestantes, que se desarmassem, não só fisicamente, como espiritualmente, para ele , o momento não era para violência, e sim , para buscar uma solução inteligente para o assunto do terreno ocupado.
movimento2Juntamente com o MP de Crateús, estiveram vários segmentos da sociedade , como o Sindicato dos Servidores de Crateús, Sindicato dos Professores , Frente Social Cristã, populares , que foram ao local, dar um apoio a causa, como vereadores, no caso, a pessoa de Lourenço Torres ( PT), no momento, foram aberto oportunidade para lideranças dos movimentos, falassem sobre a ocupação, o primeiro a se prontificar foi o promotor de justiça, em seguida, Paulo Giovane, Edilson Martins e outros, estiveram expondo ao presentes, que a ocupação era legal, como a situação era para ser debatido sem violência, e que tudo seria resolvido sem a necessidade de um confronto direto com a policia.
Por toda tarde , era esperado a presença do Delegado da Policia Civil, como foi afirmado no local, pelo Toninho, que segundo ele , não havia autorização para o despejo das famílias no local, chegando a afirmar, que o Ministério Publico, através do Promotor, Dr. José Arteiro , que a teria duas saídas, para ele, uma seria a compra do terreno, e a outra seria a desapropriação pelo interesse social.
Até lá , ainda muitas negociações estarão acontecendo, o prazo para uma nova rodada, será marcado nesta semana, onde deverão sentar a mesa, proprietários e as lideranças do movimento.
Fato negativo da manifestação.
Em qualquer circunstância, onde tenha menores envolvidos, deve se a haver cautela, como prevê a lei, menores são protegidos pela lei da infância e adolescência, o que vimos no local, foram menores armados com pedaços de troncos, e com outras ferramentas usadas no manuseio da lavoura.
Como mostra a foto, menores foram colocados na linha de frente do movimento, o que preocupou , não só o promotor , como a todos que foram ver a manifestação, em caso de confronto, os menores estariam envolvidos em ação de risco, já que muitos, sem entender muito os fatos, estariam armados com paus.
Temos que proteger e não expor as crianças, devido a lei assim não permitir, ou será que dentro de movimentos sindicais, ou de ocupação de terras, a lei da criança não esta valendo ? é um caso de se pensar, principalmente pelos lideres do movimento, nós, repudiamos este tipo de atitude, que temos isso, como uma covardia, e cobramos das autoridades , neste sentido, que aja a favor da criança, que movida pela emoção do adulto, se vê a frente de uma guerra de valores, que os peões lutem, mais as nossas crianças , não.
Fonte:CN

0 comentários:

Postar um comentário