segunda-feira, maio 21, 2012

Crateús ganha Escola de Sanfona


Crateús ganha Escola de Sanfona

Jovens da região dos Inhamuns terão a oportunidade de aprenderem a tocar sanfona gratuitamente
Crateús. Neste Município, localizado na Região dos Inhamuns, foi oficialmente inaugurada uma escola para formação de sanfoneiros. Batizada de Escola de Sanfona Sebastião Pedro, o projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Crateús em parceria com o Banco do Nordeste. O objetivo é oferecer aulas teóricas e práticas de maneira totalmente gratuita. Com a abertura da Escola, a cidade almeja se tornar referência no Nordeste como celeiro de sanfoneiros e na busca de novos talentos.
Fruto e legado do I Encontro Nacional da Sanfona, que aconteceu em 2011 por ocasião das comemorações dos 100 anos de Crateús, a Escola de Sanfona vai formar crianças, jovens e adultos que desejam aprender um dos instrumentos mais tocados em todo o mundo.
Aulas
A Escola de Sanfona terá regência e aulas ministradas pelo experiente sanfoneiro Bento Raimundo. “Aprendi a tocar com meu pai e hoje fico muito feliz em ter a oportunidade de repassar meu conhecimento a essa garotada que vejo fascinada pelo instrumento”, declara o sanfoneiro.
As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no Teatro Rosa Morais, e a turma inicial é composta por 14 alunos.
De acordo com o secretário de cultura do Município, Aldo Costa, as vagas para o curso foram preenchidas rapidamente e já há pessoas na fila de espera para a criação de novas turmas. “Inicialmente, adquirimos sete sanfonas, mas de acordo com a procura pretendemos comprar outros instrumentos”, explicou o secretário Costa.
A Escola de Sanfona de Crateús leva o nome do senhor Sebastião Alves de Lima. Alegre e irreverente, Sebastião toca sanfona desde os 12 anos de idade, e por suas mãos e ensinamentos já passaram vários sanfoneiros da região. “Não toco mais porque abusei de tanto tocar”, diz em tom jocoso o sanfoneiro que já toca o instrumento há mais de 70 anos.
“Somos o primeiro Município do Estado do Ceará a abrir gratuitamente uma escola para o ensino da sanfona.
Apesar de ser um instrumento bastante popular, a maioria dos sanfoneiros são autodidatas. Veio daí a necessidade de oferecer as condições necessárias para aquelas pessoas que sentem o desejo de aprender a tocar o instrumento, mas esbarravam no alto preço das aulas”, destaca o prefeito de Crateús, Carlos Felipe.
Diversos nomes
Concertina, harmônica, cordeona, acordeom, pé-de-bode, gaita, fole. Tantos nomes, e outros mais, para designar um único instrumento: a sanfona. É um objeto que representa a expressão de uma cultura que remete ao Nordeste e, principalmente, a Luiz Gonzaga. Ele, o Rei do Baião, permanece intocável no posto de maior propagador do instrumento no País.
Com uma trajetória de mais de três mil anos percorrendo oceanos e mares europeus, até chegar a solo brasileiro, a sanfona invadiu terras gaúchas, penetrou no Pantanal, deu o ar de sua graça em São Paulo e se estabeleceu na caatinga nordestina como ícone de sua cultura.
No entanto, ao contrário do que ficou estigmatizado, a sanfona vai muito além do ritmo do forró. Eclético e arrojado, o som do instrumento está presente também em orquestras sinfônicas e no trabalho de inúmeros músicos de fama internacional. O bom é saber que um instrumento da cultura nordestina é reconhecido mundialmente.
Mais informações:
Secretaria de Cultura Município de Crateús
Rua Francisco Sá, 222, Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3691.0249
CARLOS RENÊCOLABORADOR

3 comentários:

  1. Canta Bento Raimundo:
    ZÉ ALMIR, CONHECE CRATEÚS...
    CRATEÚS, CONHECE ZÉ ALMIR...
    VOTE 15 QUE O OUTRO(CARLOS FELIPE) TÁ PERDIDO, VOTE 15 ZÉ ALMIR E LUIZINHO...

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. DOENTE, CONSULTÓRIO ABANDONADO, FACULDADE TRANCADA E O MALA ESCONDEU O BLOG.

    PENSE NUM HOMEM ACABADO, CORROIDO PELO REMORSO. AGORA VIVE EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, MAS SEM RESULTADOS.
    SEM CONDIÇÕES DE RACIOCINIO LÓGICO PARA FAZER POSTAGENS, E PARA NÃO RECEBER COMENTÁRIOS DE ALGUM ANÔNIMO, MONTEZUMA FECHA O SEU BLOG E O ESCONDE CAMUFLADO NO SEGUINTE ENDEREÇO:

    DOENTE, CONSULTÓRIO ABANDONADO, FACULDADE TRANCADA E O MALA ESCONDEU O BLOG.

    PENSE NUM HOMEM ACABADO, CORROIDO PELO REMORSO. AGORA VIVE EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, MAS SEM RESULTADOS.
    SEM CONDIÇÕES DE RACIOCINIO LÓGICO PARA FAZER POSTAGENS, E PARA NÃO RECEBER COMENTÁRIOS DE ALGUM ANÔNIMO, MONTEZUMA FECHA O SEU BLOG E O ESCONDE CAMUFLADO NO SEGUINTE ENDEREÇO:
    www.cratheusnews.com
    SE DUVIDAR A HISTORIA DO ESTUPRO DE UMA IRMÃ, VAI PRO TREM BALA!

    ResponderExcluir
  3. Se estar acontecendo isso com Dr Montezuma presado internaut,vamos pedi a DEUS seu restabelecimento,Este blog denunciou muitas verdades,certo,que houve exageros, mais é um rapaz inteligente mais se impolgou, e isso é muito ruim.Blog, é para deixar a nossa população informada, não servir para querer, ser o dono da verdade ou desmoralizar quem quer que seja.Dr Montezuma, teve uma grande participação, mais, sempre fui contra os exageros, Crateús tem noticias boas para serem dadas,mais infelizmente,os nossos conterrâneos, preferem colocar nossa cidade no descredito. Digo aos conterrâneos que estão fora de nossa cidade, Crateús tem um comercio fabuloso,reuni todas condiçoes de uma cidade grande,agora, é necessario um administrador que faça sua parte,a educação precisa de salto de qualidade, os professores qualificados e bem remunerados, só assim daremos um passo largo. Nada tem contra DR Carlos Felipe, acho que merece o segundo mandato, mais é necessario corrigir muitas coisas erradas.A população precisa participar mais da administraçao,pois, quando ganho alguma coisa,pensam em ser prefeitos antes de pensarem em propostas que elevem nosso municipio a categoria A.de VITORIA,com nossa juventude sendo preparada para o trabalho,se qualificando,participando de aulas de moral e cívica, só assim, formaremos HOMENS com H.Meus conterrâneos, tudo isso é possivel,agora, é necessario politizar a classe nova de nossos empresarios.

    ResponderExcluir