terça-feira, maio 15, 2012

Do Blog do Junior Bonfim


OBSERVATÓRIO

Os próximos dias serão decisivos para a pugna eleitoral de outubro vindouro. Semana passada o PMDB definiu o nome do seu pré-candidato a Prefeito: Ivan Monte Claudino. O Vereador Márcio Cavalcante, que disputava com Ivan, votou em si mesmo. Dois outros membros do Diretório se abstiveram. Os demais sufragaram o nome de Ivan. A expectativa em torno dessa escolha é justificável porque, nas Oposições Unidas, há um consenso: a cabeça da chapa deverá ficar com um partido da base aliada do Governo Estadual. Como o PSB, agremiação do Governador, e o PSD, linha auxiliar imediata, estão sem quadros disponíveis para o embate no momento, a escolha recairá sobre o nome do PMDB. A Comissão Coordenadora encaminhará, de agora em diante, os passos para a escolha da chapa completa.

O CAMINHO

Desde o início, houve um entendimento para que a definição da chapa oposicionista ocorresse democraticamente, ou seja, de baixo para cima. Os líderes maiores respeitaram isso. Não há um registro sequer de interferência dos Deputados Domingos Neto, Hermínio Rezende ou Nenen Coelho – que apóiam o movimento – no sentido de direcionar a escolha. O vice-governador Domingos Filho, o ex-Deputado Antonio dos Santos e outros líderes de expressiva influência no município também deixaram os aliados à vontade, a fim de que ninguém pudesse argumentar que houve imposição.

MORAR EM CRATEÚS

É óbvio que, até chegar a ser escolhido pré-candidato, Ivan teve que enfrentar resistências. Alguns oposicionistas argumentaram que o candidato deveria ser alguém que reside em Crateús. Esse debate deve ser respeitado e enfrentado. Para alguém ser candidato no Brasil tem que preencher as chamadas “condições de elegibilidade”. Estas são condições legalmente exigidas para todo cidadão que se proponha a exercer cargo público eletivo. Estão dispostas no artigo 14, § 3º, da Constituição Federal. Vejamos: Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: (...) § 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição; V - a filiação partidária; VI - a idade mínima de: (...) c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador.

MORAR EM CRATEÚS II

Resumindo: para postular uma candidatura a pessoa há que preencher os seguintes requisitos: nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária e a idade mínima exigida. A pergunta é: o senhor Ivan Monte Claudino preenche esses requisitos legais? Sim. Então, do ponto de vista da lei, ele pode ser o candidato. Agora tratemos das razões políticas. Nos últimos quarenta anos só tivemos duas pessoas à frente da Prefeitura que nunca moraram fora de Crateús: Lionete Camerino e Leandro Martins. Antonio Lins, prefeito que antecedeu Lionete, era bancário no Maranhão quando foi convocado para ser o candidato. Após o Leandro Martins, tivemos Sérgio Morais, Zé Almir, Nenzé, Paulo Nazareno e Carlos Felipe. Sérgio Morais, figura leve e agradável, em verdade tornou-se crateuense por laços de trabalho e matrimônio. Zé Almir, Nenzé, Paulo Nazareno e Carlos Felipe tiveram que residir alguns anos fora de Crateús para obterem as respectivas formaturas. Portanto, não é o fato de residir na cidade que vai garantir se a pessoa poderá ter um bom ou mau desempenho como Prefeito. Vínculos afetivos, umbilicais, históricos e sociais com a cidade todos têm. O que sinalizará se o candidato pode oferecer um contributo à altura do que a comunidade espera é o seu preparo pessoal, sua visão de mundo, seus traços de caráter, a sua capacidade de traduzir o anseio popular. 

7 comentários:

  1. A Lei da Ficha Limpa é constitucional e será INTEGRALMENTE APLICADA nas Eleições 2012.


    Ao começar a aplicar a "LEI DOS FICHA SUJAS", o Ministério Público Eleitoral fez mais de 4,2 mil pedidos de impugnação de candidaturas em todo o País, dos políticos que disputam cargos públicos este ano. No topo da lista dos Estados com maior número de concorrentes enrolados com a Justiça está o Ceará

    EM CRATEÚS os nomes que encabeçam a lista NEGRA são: Jose Vagno Mota (PSDB) e Lourival Rodrigues de Souza (PDT). Vamos ser realistas com o nosso povo, mostrando as verdades que talvez não saibam.

    ResponderExcluir
  2. Junior Bonfim, nunca teve identidade politica,pois já foi Padre,foi filiado ao PT,entrou para o MDB e migrou para o PSDB para tirar proveito(Dinheiro) na Gestão de Paulo Nazareno,e agora como membro da executiva de um partido (PSDB)lança um forasteiro de Outro partido(PMDB).Os tucanos deveriam expulsar o Ex.Padre Junior Bonfim.

    ResponderExcluir
  3. Junior Bonfim mente,nunca houve esse acordo de candidato de aprtido da base aliada,eesa é uma desculpa deslavada para explicar o candidato qual ele é o mentor e está vindo de goela abaixo,sem nenhuma consulta ao povo.

    ResponderExcluir
  4. ENTENDEU AÍ, MÁRCIO CAVALCANTE?!

    ResponderExcluir
  5. Zacarias Rosa, o Júnior é tão perigoso que não poupa nem os amigos. Ele lançou o Ivan pra queimá-lo e no fim chegarem ao um consenso e o nome será o do Júnior bonfim, caso contrário vão pressionar o Zé Almir pra descascar mais um abacaxi.

    ResponderExcluir
  6. ESTES CARAS SÃO MESMOS MUITO COMPLICADOS
    VOTAREI MESMO EM ALEXANDRE MAIA POIS PARECE QUE É O ÚNICO QUE ESTÁ FORA DESTAS QUEIMAÇÕES

    ResponderExcluir
  7. Dificil acreditar mais é a verdade, de candidato só tem Dr Carlos Felipe, o resto é papo furado.

    ResponderExcluir