sexta-feira, maio 04, 2012

Fala Patriota


Tenho acompanhado com certa preocupação a greve dos professores em Crateús.

Criticar trabalhadores lutando por melhores condições de trabalho, principalmente num país onde praticamente todas as conquistas trabalhistas se deram na forma de movimentos sindicais, através basicamente de greves; é algo delicado.
Há, porem, no meio de todo esse movimento, algo que precisa ser melhor avaliado, melhor medido; no caso a sociedade, notadamente os estudantes públicos, que se subentende de menor poder aquisitivo, e que no momento são realmente os grandes prejudicados com toda essa situação.
Não posso dizer aqui que os professores não devam lutar pelos seus direitos, contudo a forma ou a maneira que se está “batalhando”, não tenho duvidas, precisa ser melhor julgado.
Afrontos claros ao estado de direito, ao judiciário... Situação essa que nos leva a entender que a aproximação das próximas eleições municipais, também, claramente, tem sido um norte enxergado e visado com esse movimento.
Há que custo? Essa é uma pergunta interessante. Que se exploda a sociedade, os estudantes, os pais dos estudantes...!
Cabe aos lideres desse movimento e, principalmente, o poder judiciário de Crateús, estabelecer limites.
Faz-se, portanto necessário manter o movimento dentro dos seus preceitos unicamente trabalhistas e não politiqueiro como já se vem percebendo. Boicotar na base da anarquia, um governo legitimo, eleito através do voto direto, é algo delicado e muito perigoso, tanto institucionalmente, como ate fisicamente, situação já registrada com agressões físicas.

Não as greves, mas a “maneira” com se faz greve no Brasil já está passando da hora de ser regulamentada.

Á nível de registro, é importante dizer que greve de professor, hoje é um movimento nacional. Junto com Crateús há um sem-fim de municípios enfrentando o mesmo problema.

Torcemos e esperamos que o problema seja resolvido da melhor maneira possível.

Depois eu volto.

0 comentários:

Postar um comentário