quarta-feira, junho 13, 2012

Associação Caatinga monitora novo projeto

Crateús Com o projeto "Caatinga Preservada: segurança hídrica e emissão evitada de carbono do semiárido", a Associação Caatinga, que gerencia a Reserva Natural Serra das Almas, localizada neste Município, está aumentando o número de Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPNs). Em fase de finalização, o projeto pretende, agora, protocolar dez RPPNs que estão em processo de criação, cinco planos de manejo e dez novas propriedades no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, que estão sendo regularizadas com delimitação de reserva legal e Área de Preservação Permanente (APP).

Samuel Portela, coordenador do projeto, afirma: "Este projeto está ampliando consideravelmente o número de RPPNs no Estado do Ceará - aproximadamente 50% - e quase duplicando o número de RPPNs com plano de manejo elaborado, que são fundamentais para a melhoria da gestão destas reservas".

Rede de apoio
O objetivo é promover e ampliar a preservação do bioma Caatinga por meio de apoio à criação e a gestão de RPPN e proteção ambiental em terras privadas, do fortalecimento da rede de apoio aos proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (Aliança da Caatinga) e da articulação e implementação de mecanismos de incentivo à sustentabilidade das reservas.

Além dessas ações, a Associação Caatinga contratou uma consultoria para fazer um estudo de incentivos econômicos para que os proprietários tenham um retorno financeiro como, por exemplo, o Pagamento sobre Serviço Ambiental (PSA), entre outras orientações.

0 comentários:

Postar um comentário