segunda-feira, junho 11, 2012

Exposição conta história de Tauá no passado e presente

Fundação Bernardo Feitosa é uma das instituições culturais mais respeitadas do Estado, sendo sede de eventos que resgatam a memória da região e do Estado, por meio de diferentes manifestações do conhecimento FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Tauá Comemorando os 20 anos da Fundação Bernardo Feitosa, foi aberta neste Município a exposição fotográfica que conta a história da evolução da cidade de Tauá, intitulada "Transformações da Urbe", com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (Secult). A realização da Mostra é da própria Fundação, uma das instituições culturais mais respeitadas do Estado. O passado e presente de Tauá estão expostos na Mostra, resgatando a história, tradição e cultura do povo da região dos Inhamuns.

A exposição em cartaz é fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa da presidente da Fundação, Maria Dolores de Andrade Feitosa, de Antônio Alves Bezerra, e da curadora da Exposição, Maria Salete Vale Farias, que retrata fielmente Tauá de ontem e o Tauá de hoje. Toda a pesquisa deu origem a um valoroso álbum, que dá o seu testemunho na evolução da majestosa Tauá, que é contada sabiamente através dos textos de Antônio Alves Bezerra, com ilustração das fotos de Jonas Marques e Francisco Aluísio de Assis (preto e branco) e de Jorge de Moura (coloridas). Para o ambientalista Jorge de Moura, que inaugura a sua entrada nas lides fotográficas, a exposição tem um valor singular histórico para o Município. "Transformações da Urbe tem o mérito de proporcionar a todos nós um estudo real da evolução da cidade de Tauá", aponta.

Maria Dolores Feitosa destaca a importância dos textos e do registro fotográfico como testemunhos reais da história de Tauá. "Os textos comentam, informam e explicam didaticamente a ilustração, tratam de recriar o clima do passado por meio de um cuidadoso levantamento da atmosfera do tempo presente. Com a fotografia se fez renascer o testemunho ocular da nossa história", destaca a presidente da instituição.

Preservação
A Fundação Bernardo Feitosa foi oficialmente criada em 02 de fevereiro de 1992, pelo engenheiro agrônomo Joaquim de Castro Feitosa e sua esposa Maria Dolores de Andrade Feitosa, com o intuito de manter o Museu Regional dos Inhamuns. De acordo com o Estatuto, a Fundação tem por finalidade agrupar os interessados no desenvolvimento cultural e ecológico do Estado, com ênfase na Região dos Inhamuns, propugnando pela preservação, guarda e conservação de seus bens culturais. É uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. É aberta à comunidade local e ao público em geral para fins de estudo, pesquisa, comunicação, fruição, desenvolvimento artísticocultural de crianças, jovens e adultos.

Entre as próximas ações da Fundação, está a participação na Conferência da Organização das Nações Unidas RIO + 20, no Rio de Janeiro, mostrando seu trabalho no que tange a sustentabilidade do bioma Caatinga em prol das atuais e futuras gerações.

REPÓRTERSILVANIA CLAUDINO

0 comentários:

Postar um comentário